A questão trata de um tipo específico de revestimento asfáltico usado na pavimentação de rodovias. Para análise da questão, faz-se necessário inicialmente identificar qual é esse tipo. Na pavimentação asfáltica, o material do revestimento pode ser fabricado em usina específica fixa ou móvel, levando o nome de misturas usinadas, ou preparado na própria pista, quando leva o nome de tratamento superficial. Já percebemos que a questão trata de uma mistura usinada. Outra identificação se dá quanto ao tipo de ligante, podendo ser a mistura a quente com o uso de CAP (cimento asfáltico de petróleo) ou a frio com o uso de EAP (emulsão asfáltica de petróleo).
Como o enunciado destaca, a execução acontece a temperatura ambiente, configurando uma mistura usinada a frio, a qual usa a emulsão asfáltica de petróleo como ligante.
A saber, a define a Norma DNIT 153/2010 define:
Pré-misturado a frio com emulsão asfáltica convencional, é a mistura executada à temperatura ambiente, em usina apropriada, composta de agregado mineral graduado, material de enchimento (filler) e emulsão asfáltica, para espalhamento e compressão a frio.
Por fim, conclui-se que a LETRA B é a resposta para a questão.
Gabarito do Professor - LETRA B
FONTES:
BERNUCCI, L. L. B., et al. Pavimentação asfáltica: Formação básica para engenheiros. 1°ed. Programa Asfalto nas Universidades, Petrobras Distribuidora S.A., 2008.
DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. DNIT 153/2010 – ES: Pavimentação asfáltica – Pré- misturado a frio com emulsão catiônica convencional – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.