SóProvas


ID
5567638
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOCE

    Lembrasse antes quanto tempo gastaria na beira do fogão mexendo o doce de abóbora e Maria talvez nem tivesse começado. Mas não é assim que funciona, a coisa vem de trás pra frente: primeiro o gosto no fundo da lembrança, na garganta, daí a saliva na língua. Depois, o cheiro de algo que nem recordava parece que está aqui, dentro das narinas. Os ingredientes, todos comprados, a panela na mão. Só na hora de mexer o doce é que a gente lembra, com esse misto de cansaço e tristeza, que o doce é feito de mexer o doce. É feito do braço girando, girando, o outro braço solto escorado na anca, o peso do corpo passando da perna de cá pra de lá.

    O doce já começado é doce inteiro na imaginação, não tem volta. E Maria nunca foi de voltar atrás, mesmo com o que era bom só na primeira mordida e depois deixava um retrogosto amargo – na boca ou no jeito de olhar. Maria que nem puxa-puxa, presa às escolhas e caminhos e ao que por vezes não foi tão escolha quanto foi acaso.

    Bem que às vezes queria ser pássaro solto, escolher caminhos. A cozinha fica pequena da falta que voar livre faz, as paredes suam. Tudo o que é sonho vai evaporando do seu corpo, a pele fica grossa, dura. O açúcar carameliza angústias. E Maria pensa se não seria melhor ter virado cambalhota por sobre um ou outro acontecimento, em vez de vivê-los todinhos.

    O marido mesmo. Ela cansava de topar com ele encostado no sofá, vendo TV. Ia de um canal para o outro, como se não estivesse ali. Queria que estivesse. Que contasse uma bobagem que aconteceu no trabalho ou na rua, que atentasse ao gosto novo no doce que ela fez, “cê colocou coco?”, “que cheiro diferente, que foi que cê botou aí?”, qualquer coisa. Qualquer coisa que fizesse com que os dois parecessem vivos, que parecessem ligados, nem que pelo diferente do hoje no doce sempre igual.

    Tomasse uma atitude agora, talvez a coisa toda desembrulhasse diferente. Ela botaria uma roupa bonita e dançaria pela casa, pintaria a cara toda faceira e vibrante e mostraria para ele que ainda era mulher, poxa vida, ainda sou bem mulher! [...] 

    Também podia ir embora, pegar as meninas e as próprias coisas e voltar para a casa da mãe. Ou podia queimar esse doce, derrubar panela, fazer escândalo. Pedir tenência, uma mudança, alguma coisa que mostrasse que ainda estava viva, viva! Vibrante como esse corde-laranja borbulhando na panela. [...]

PRETTI, Thays. A mulher que ri. São Paulo: Editora Patuá, 2019.

O texto pertence à tipologia narrativa. Qual das seguintes alternativas apresenta uma característica que pode fundamentar essa afirmação?

Alternativas
Comentários
  • NARRAÇÃO: fatos+ tempo+ lugar+ personagens+ passagem do tempo.

    DESCRIÇÃO: características de objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Presença de adjetivos.

    DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA: expõe uma opinião sobre um determinado assunto.

    Texto expositivo - A característica fundamental do texto expositivo é tratar com clareza e objetividade a informação. É o texto cujo objetivo principal é informar, esclarecer, explicar, definir sem o compromisso de julgar. É o texto científico, pedagógico, jornalístico, por exemplo

    Texto injuntivo - Normalmente em forma de ordem, apelo, pedido, súplica, suas marcas mais evidentes são os verbos no imperativo, o uso de vocativos e a referência direta à segunda pessoa (tu ou você)

    ·        "Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas".

    Augusto Cury

  • Gabarito E para não.assinantes.

  • GAB-E

    O texto possui uma personagem principal.

    NARRAÇÃOfatos+ tempo+ lugar+ personagens+ passagem do tempo.

    DESCRIÇÃO: características de objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Presença de adjetivos.

    DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA: expõe uma opinião sobre um determinado assunto.

    Ser são é fácil, mas pra ser bêbado tem que ter talento.VÁ ESTUDAR!!

  • gb \ E

    O narrador protagonista narra uma história do ponto de vista de quem é o personagem principal (MARIA). Todas as ações narrativas giram em torno dele e, portanto, trata-se de uma produção notadamente subjetiva.

  • Texto narrativo deve possuir o PENTE:

    Personagem

    Enredo

    Narrador

    Tempo

    Espaço.

  • Narrativo - personagens

  • Sobre a letra c)

    Discorre-se sobre um tema atual e cotidiano => crônica

  • O texto apresenta elementos que o configura como predominantemente narrativo: Personagem, Enredo, Narrador, Tempo

    e Espaço. A alternativa E apresenta um desses elementos: personagem, capaz de fundamentar/caracterizar a tipologia textual dominante: narrativa.

  • Narrador, personagens e sequência temporal

  • Minha contribuição.

    Tipologia Textual

    Narração: narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos. São apresentadas ações e personagens: o que aconteceu, com quem, como, onde e quando.

    Descrição: a intenção deste tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. Podemos utilizar alguns recursos auxiliares da descrição.

    Dissertação: podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor (expositiva); é debater (argumentativa). Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.

    Exposição: aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto expositivo.

    Injunção: os textos injuntivos são aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Narração: Personagens, Enredo, Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    Fonte: www.tudosobreconcursos.com

    Abraço!!!!

  • DICA dessa BANCA: Atente para o ENUNCIADO, pois as outras assertivas parecem estar certa, porém não condiz com o enunciado