SóProvas


ID
5567737
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As Unidades Geomorfológicas são definidas como um arranjo de formas altimétricas e fisionomicamente semelhantes em seus diversos tipos de modelados. A geomorfogênese e a similitude de formas podem ser explicadas por fatores paleoclimáticos e por condicionantes litológica e estrutural. Uma forma de relevo plana ou suavemente ondulada, em geral posicionadas à baixa altitude e em que processos de sedimentação superam os de erosão, é definida como 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "C".

    Planícies: São geralmente planas e de baixa altitude, sua formação ocorre em virtude da sucessiva deposição de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas.

     

    O relevo brasileiro foi classificado três vezes por importantes geógrafos:

    1) A primeira classificação do relevo brasileiro foi proposta por Aroldo de Azevedo, em 1949, e tinha por critério a altitude, isto é, o nível altimétrico das estruturas. O relevo foi dividido em planalto e planície.

    2) A segunda classificação foi de Aziz Ab’Saber, proposta em 1962. Adotou-se um critério baseado em processos geomorfológicos (processo de erosão e sedimentação). O relevo seria então formado por planícies, em que predominam a sedimentação, e por planaltos, em que predominam a erosão.

    3) A mais recente classificação do relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor do departamento de geografia da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. A classificação proposta por Ross se baseou nos estudos anteriores e no projeto RadamBrasil, que realizou mapeamento sistemático do território brasileiro com o auxílio de imagens aéreas, entre 1970 e 1985, através de um equipamento espacial de radar instalado em avião. Essa classificação utilizou como critérios o processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode ser dividido em 28 unidades de relevo, divididas em planaltos, planícies e depressões.

  • GAB-C

    PLANICIE

    Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas.

  • LETRA "C"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    A questão traz um pouco dos conhecimentos estabelecidos por Azyz Ab'Saber, estabelecia o critério morfoclimático para as formas do relevo.

    Basicamente de forma BEM RESUMIDA, podemos definir as planícies como os locais de deposição e os planaltos os pontos de erosão (transporte).

    Logo mais a frente com a evolução da tecnologia, Jurandir Ross nos traria uma nova forma de classificar o relevo brasileiro.

    (caso esteja errado, me informem por privado)

  • Planalto o processo de erosão superam o de sedimentação