SóProvas


ID
5568445
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o seguinte item.


O regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar. 

Alternativas
Comentários
  •   Art. 40, § 15: O regime de previdência complementar de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar.          

  • Raro caso em que a palavra "somente" deixa a assertiva certa...vida que segue

  • GABARITO: CERTO!

    Complementando:

    CF/1988, art. 40, § 15. O regime de previdência complementar [RPC] de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar [EFPC] ou de entidade aberta de previdência complementar [EAPC]. (Redação dada pela EC nº 103/2019)

    Planos de previdência são estruturados nas modalidades de Benefício Definido (BD), Contribuição Variável (CV) ou Contribuição Definida (CD). Planos CD são aqueles em que o valor do benefício previdenciário a ser pago depende diretamente do saldo em conta à época da concessão do benefício. Ou seja, o participante contribui, o valor é investido e capitalizado, e, no dia do pedido de aposentadoria, o valor desse somatório é que vai estabelecer o valor de benefício a ser pago. Por isso é que essa modalidade se chama CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA. As contribuições são definidas pelo participante e o valor do benefício será consequência dessas contribuições. Nessa modalidade de plano, a decisão de impulsionar o valor das contribuições e, consequentemente, melhorar o benefício futuro cabe ao participante.

    Outras questões comentadas: @caminho_juridico.

  • Ctrl + F na CF

  • GABARITO: CERTO

    Art. 40, § 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre servidores públicos.

    A assertiva é cópia do art. 40, §15, CRFB/88: "O regime de previdência complementar de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar”.

    O § 14, por sua vez, possui a seguinte redação: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto no § 16".

    O gabarito da questão, portanto, é certo.