SóProvas


ID
5568544
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à planejamento de gestão de pessoas, julgue o seguinte item.


O planejamento de gestão de pessoas divide-se em: estratégico - tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Os objetivos são de médio prazo e mais detalhados; tático - mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Os objetivos são de longo prazo, gerais e genéricos; e operacional – desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. É a definição de ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento de gestão de pessoas divide-se em: estratégico - tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Os objetivos são de médio prazo e mais detalhados; tático - mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Os objetivos são de longo prazo, gerais e genéricos; e operacional – desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. É a definição de ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Resposta: Errado.

    A ordem dos níveis Estratégicos e Táticos foi invertida.

  • Errado.

    Logo no início, há o erro, pois o NÍVEL TÁTICO é que faz o detalhamento do nível estratégico.

    ❤️✍

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os níveis de atuação da Gestão de Pessoas. Neste caso, vejamos o assunto e julguemos a afirmativa.

    De acordo com Chiavenato (2014), a GP pode atuar em três níveis distintos, assumindo diferentes responsabilidades e papéis em cada um deles: 

    No nível institucional ou estratégico: ela se torna facilitadora e apoiadora dos negócios da organização.

    • mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Os objetivos são de longo prazo, gerais e genéricos

    No nível tático ou intermediário: ela se transforma em consultoria interna para apoiar e ajudar executivos e gerentes como gestores de pessoas. 

    • tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Os objetivos são de médio prazo e mais detalhados

    No nível operacional: ela se torna burocrática, rotineira e executora de práticas e atividades especializadas ao lidar direta e exclusivamente com pessoas.

    • desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. É a definição de ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização.

    Tendo dito isso, podemos dizer que a assertiva está incorreta. Ocorreu uma inversão entre as características do planejamento de nível estratégico e o intermediário/tático:

    GABARITO: ERRADO.

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.