Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o mapeamento de competências. Neste caso, julguemos a afirmativa apresentada.
Consoante a lição de Andreia Ribas (2013), o mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. O resultado do mapeamento e mensuração é a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função.
Instrumentos utilizados para mapeamento das competências, segundo Ribas (2013, p.103, 104):
- Análise documental: análise dos documentos que compõem o planejamento estratégico da organização (missão, visão de futuro, objetivos organizacionais etc.)
- Entrevista: é utilizada para analisar a percepção dos entrevistados com os dados apurados na análise documental, visando identificar as competências relevantes à organização.
- Grupo focal: quando nem o pesquisador nem os profissionais, objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada grupo focal (o entrevistador atua como moderador, estimulando e coordenando a discussão dos participantes).
- Observação: constitui um exame detalhado das competências relevantes ao trabalho de indivíduos e equipes.
- Questionário: técnica de pesquisa mais utilizada para realizar o mapeamento de competências relevantes a determinado contexto ou estratégia organizacional.
Logo, podemos dizer que:
- O levantamento de dados no mapeamento de competências deve se realizar por critérios de pesquisa objetiva: como entrevista e questionário; métodos subjetivos, como grupos focais ou observação, devem ser evitados em função do efeito Halo.
Tendo visto o assunto, podemos concluir que a assertiva está incorreta.
GABARITO: ERRADO
Fonte:
RIBAS, Andreia., SALIM, Cassiano. Gestão de Pessoas para Concursos. Alumnus, 2013.