SóProvas


ID
5568649
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à qualidade de vida no trabalho, julgue o seguinte item.


Os programas de qualidade de vida no trabalho não apresentam massiva aceitação por parte da gestão empresarial, visto que estimulam a preocupação com o bem-estar do trabalhador (valores humanísticos e ambientais), contudo apresentam a contrapartida de redução da eficiência e eficácia produtiva.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de Qualidade de Vida no Trabalho. Neste caso, julguemos a afirmativa como certa ou errada.

    A QVT surge com a preocupação com o bem-estar e a saúde dos colaboradores das organizações no desempenho de suas funções. Qual o objetivo da QVT mesmo?

    Consoante a lição do professor Chiavenato (2014), a QVT assimila duas posições antagônicas:

    • de um lado, a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar e à satisfação no trabalho;

    • de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos positivos e potenciadores sobre a produtividade e a qualidade no trabalho.

    Veja que as organizações têm muito a ganhar com os programas de QVT. Uma organização que não valoriza seus funcionários, colabores, como preferir chamar, não obtém o melhor resultado que eles podem gerar. Na verdade, impede que eles deem o máximo que podem. Uma organização que não entende a necessidade dos programas de QVT acaba afastando seu capital intelectual, seu principal ativo, de modo que ele tende a ser engolida por aqueles concorrentes que entendem a importância da QVT.

    Os programas de QVT podem implicar, na verdade (opondo-se ao que a banca afirmou), em aumento da eficiência e eficácia no desempenho das atividades dos colaboradores

    Podemos dizer, portanto, que a assertiva está incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • ERRADO

    No passado não apresentava massiva aceitação nas organizações, pois a pessoa era vista apenas como operário. Hoje, há grande preocupação das organizações, ate mesmo pelo fato de serem as pessoas consideradas colaboradores e não meros operários, como no passado.

    Isso no âmbito do setor privado, no setor público ninguém está nem aí para o servidor ou empregado público, se adoecer ou morrer ou ir trabalhar dá no mesmo. O sistema vai ter que girar com ou sem ele.

  • Se levar para o lado pessoal você erra a questão!