SóProvas


ID
5568928
Banca
FAPEC
Órgão
PC-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analisando o conteúdo temático do fragmento de texto a seguir – de autoria de Carlos Heitor Cony –, você identificará o gênero em que o texto se enquadra e, portanto, poderá preencher as lacunas do último período: “Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo: ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: ________estava ______ ”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    O conto é uma narrativa curta e com um único conflito em seu enredo.

    A crônica, por outro lado, é um gênero discursivo que busca retratar o cotidiano e está ligado ao jornal. Normalmente, as crônicas encontradas diariamente nas bancas tratam de assuntos corriqueiros da atualidade. 

  • GAB-D

    a – crônica – feita.

    De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem as podres.CONTINUE ESTUDANDO.!!!

  • “Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um.

    ->As crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    ->O conto está mais relacionado a histórias de ficção uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia.

    LOGO, letra D.

  • A meu ver ficou faltando mais informação para conseguir definir qual se enquadraria, se seria um conto ou uma crônica. Fiquei na dúvida entre esses dois e acabei marcando a errada.

  • "olhava o mundo e comunicava que não havia assunto" um fragmento do autor que nos remetem a interpretar que se tratava de uma crônica, pois ele procurava no tempo e naquele local algo que ele pudesse escrever.