SóProvas


ID
5569396
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por processos é um recurso gerencial que permite alcançar patamares desejados de desempenho e maturidade organizacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Os processos podem ser classificados em gerenciais, operacionais e de apoio.
( ) Os fluxos de atividades são decorrentes dos macroprocessos e possuem níveis de detalhamento menor.
( ) Cadeia de valor é um conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • gostei da questão

    I - Gestão por processo;

    classificação:

    Processo primário (operacionais): são os de ponta a ponta, interfuncionais e que integram valor ao cliente.

    Processo de suporte: não gera valor ao cliente mas é fundamental para a promoção do proc. primário.

    Processo de gerenciamento: também não gera valor direto para o cliente mas assegura as metas operacionais, financeiras e legais.

    II- O Macro-processo é uma união de processos 

    III- Cadeia de valor: demonstração de fluxo simples e contínuo (da esquerda para a direita, geralmente) dos processos que contribuem para agregar valor para o cliente.

    Fonte: garimpo em questões.

  • Gabarito : A

  • Letra A.

    I - Verdadeira.

    II - Falsa. Qual a hierarquia dos processos? É a seguinte:

    1° - Macroprocessos -------> Aqui temos um conjunto de processos.

    2° - Processos ---------------> Aqui temos um conjunto de atividades.

    3° - Subprocessos.

    4° - Atividades.

    5° - Tarefas ou operações -------> Aqui temos a parte mais detalhada de um processo. Menores elementos componentes do trabalho.

    III - Verdadeira.

    VALERÁ A PENA!! RESISTA!!! ❤️✍

  • TIPOS DE PROCESSOS

    Segundo o Guia CBOK existem três tipos de processos organizacionais, que independentemente da sua categoria pode sem ser divididos em três categorias:

    • Processos primários/processos-chave/essenciais/finalísticos: são aqueles que representam as atividades essenciais da organização e agregam valor direto ao cliente. São caracterizados pelos objetivos principais a serem atendidos pela atuação do órgão, e geram produtos ou serviços para os clientes da entidade, internos ou externos. São relacionados ao core business, ou negócio principal da organização.

    • Processos secundários/de apoio/suporte: são aqueles que dão suporte aos processos primários e, apesar de essenciais ao negócio, seus resultados não geram valor direto/ perceptível ao cliente externo. Estão direcionados a aspectos infraestrutura e recursos.

    • Processos gerenciais/de gerenciamento: segundo o CBOK (2013, p.37), são processos que têm o "propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Processos de gerenciamento, assim como os processos de suporte, não agregam valor diretamente para os clientes, mas são necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Podem estar associados a áreas funcionais ou serem interfuncionais."

    Fonte:

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento - ABPMP BPM CBOK V3.0 1ª EDIÇÃO © 2013 Association of Business Process Management Professionals.

  • HIERARQUIA DOS PROCESSOS

    A hierarquia dos processos se trata da representação dos conceitos a seguir, segundo o seu nível hierárquico e de acordo com o seu grau de detalhamento e importância para a organização, sendo eles:

    • Macroprocessos: representa a visão macro, é o conjunto de processos que a organização considera como impactantes no cumprimento de seus objetivos estratégicos. Estão relacionados à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da organização.

    • Processos: trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos) à organização, com início e fim determinados. Envolvem um sequenciamento lógico e, normalmente, são atividades de rotina (cotidianas), utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo.

    • Subprocessos: correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

    • Atividades: são as ações realizadas em um processo ou subprocesso, desempenhadas por uma unidade organizacional específica. As atividades envolvem a descrição do que é feito para o alcance do objetivo do processo (resposta à pergunta: o que fazer?).

    • Tarefas: correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos (resposta à pergunta: como fazer?).

    Fonte:

    BRASIL. Escritório de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Metodologia de Gestão por

  • SOBRE A CADEIA DE VALOR:

    De acordo com Porter, “Cadeia de Valor é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes.”

    Dentro desta ideia de cadeia de valor, devemos analisar quais são as atividades que geram valor para que possamos melhorá-las. Já as atividades que não agregam valor devem ser reduzidas ou eliminadas. 

    Quanto mais valor agregado, mais competitiva ficará a empresa, de acordo com o conceito de vantagem competitiva de Porter. Mas este conceito também é usado no setor público – a criação de valor público. 

    Este valor público, de acordo com Maranhão e Macieira, “vai muito além do ponto de vista meramente financeiro. Nesta linha, estariam enquadrados resultados mensuráveis como a redução da pobreza e do analfabetismo, ou a melhoria das condições do meio ambiente, entre outros aspectos.” 

    Fonte: Professor Rodrigo Rennó

  • Segundo PALUDO (2013), a gestão de processos é uma ferramenta utilizada para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos organizacionais. Além disso, gerir processos significa: “planejar, monitorar, avaliar e revisar os processos da organização, procurando melhorá-los continuamente a fim de que os objetivos a eles vinculados possam ser alcançados de forma satisfatória e no tempo estabelecido". Percebe-se, portanto, que essa metodologia foca na melhoria contínua e no alcance dos objetivos estratégicos da organização.

    Além disso, segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK V3.0, “processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados".

    Após essa introdução, vamos à análise das afirmativas:

    (V) Os processos podem ser classificados em gerenciais, operacionais e de apoio – Para organização dos fluxos de trabalho nas empresas, os processos podem ser divididos, basicamente, em dois tipos: processos finalísticos e processos de suporte ou apoio.  Os processos finalísticos estão relacionados à essência do funcionamento das organizações. Esses processos recebem o apoio de outros processos internos e estão diretamente relacionados à geração de valor para o cliente e aos objetivos estratégicos da instituição. Por outro lado, os processos de suporte não são essenciais para a gestão efetiva da organização, porém, produzem resultados imprescindíveis ao usuário e garantem suporte adequado aos processos finalísticos. Além disso, existem os processos gerenciais, os quais permeiam os processos finalísticas e de suporte, pois se referem à gestão como um todo.

    (F) Os fluxos de atividades são decorrentes dos macroprocessos e possuem níveis de detalhamento menor – os macroprocessos, como o próprio nome diz, são processos maiores, onde o nível de detalhamento é menor. Além disso, o fluxo de atividades é decorrente do detalhamento dos processos e dos subprocessos.

    (V) Cadeia de valor é um conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente – além disso, a cadeia de valor é um conjunto de macroprocessos que demonstram a finalidade e as interações entre os macroprocessos finalísticos e os de suporte.


    Fontes:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (Guide to the Business Process Management Body of Knowledge - BPM CBOK® V3.0), Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP), 1ª Edição, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os processos podem ser classificados em :

    GERENCIAIS, OPERACIONAIS e de APOIO.

     CADEIA DE VALOR é um conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente.

    1° - Macroprocessos -------> Aqui temos um conjunto de processos.

    2° - Processos ---------------> Aqui temos um conjunto de atividades.

    3° - Subprocessos.

    4° - Atividades.

    5° - Tarefas ou operações -------> Aqui temos a parte mais detalhada de um processo. Menores elementos componentes do trabalho.

  • Processo primário = operacional? Essa eu nunca vi.