SóProvas


ID
5570188
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

Alternativa

    Envelhecer é chato, mas consolemo‐nos: a alternativa é pior. Ninguém que eu conheça morreu e voltou para contar como é estar morto, mas o consenso geral é que existir é muito melhor do que não existir. Há dúvidas, claro. Muitos acreditam que com a morte se vai desta vida para outra melhor, inclusive mais barata, além de eterna. Só descobriremos quando chegarmos lá. Enquanto isso vamos envelhecendo com a dignidade possível, sem nenhuma vontade de experimentar a alternativa.
    Mas há casos em que a alternativa para as coisas como estão é conhecida. Já passamos pela alternativa e sabemos muito bem como ela é. Por exemplo: a alternativa de um país sem políticos, ou com políticos cerceados por um poder mais alto e armado. Tivemos vinte anos desta alternativa e quem tem saudade dela precisa ser constantemente lembrado de como foi. Não havia corrupção? Havia, sim, não havia era investigação pra valer. Havia prepotência, havia censura à imprensa, havia a Presidência passando de general para general sem consulta popular, repressão criminosa à divergência, uma política econômica subserviente a um “milagre” econômico enganador. Quem viveu naquele tempo lembra que as ordens do dia nos quartéis eram lidas e divulgadas como éditos papais para orientar os fiéis sobre o “pensamento militar”, que decidia nossas vidas.
    Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta, preferencialmente com uma lição aprendida. E, para garantir‐se que a alternativa não se repita, é preciso cuidar para não desmoralizar demais a política e os políticos, que seja. Melhor uma democracia imperfeita do que uma ordem falsa, mas incontestável. Da próxima vez que desesperar dos nossos políticos, portanto, e que alguma notícia de Brasília lhe enojar, ou você concluir que o país estaria melhor sem esses dirigentes e representantes que só representam seus interesses, e seus bolsos, respire fundo e pense na alternativa.
    Sequer pensar que a alternativa seria preferível – como tem gente pensando – equivale a um suicídio cívico. Para mudar isso aí, prefira a vida – e o voto.

(Adaptado. Veríssimo, O Globo, 30/6/2013)

Assinale a frase do texto que não apresenta um marcador que denota a participação opinativa do autor.

Alternativas
Comentários
  • Marcadores de opinião:

    A

    “Há dúvidas, claro”.

    B

    Sequer pensar que a alternativa seria preferível...”.

    C

    “...cuidar para não desmoralizar demais a política e os políticos, que seja”.

    D

    “Havia, sim, não havia era investigação pra valer”.

    E

    “Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta,...”. 

  • Sobre a corretude da letra E.

    Nessa alternativa, embora haja uma opinião do autor (ele acha que de uma ditadura se volta), não há um marcador que demonstre sua opinião. A opinião é genérica, na frase como um todo, não tendo nenhum elemento que realce seu ponto de vista, ao contrário do que ocorre nas demais assertivas.

  • COMPLEMENTANDO:

    Acredito que na letra D, a denotação da participação opinativa do autor, seja: '' ... pra valer.''

    GAB LETRA E

  • GAB-E

    “Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta,...”. 

    ESSA FOI POR ELIMINAÇÃO.

    Parabéns!

    Feliz aniversário!

    Que o sol, a lua e as estrelas brilhem mais vezes por ti. SEJA FORTE!!!

  • Bem legal essa crônica!

  • professores não tem!
  • Como eu entendi a questão (não sei se é correto o meu modo de pensar): A questão pede a alternativa que nao tenha marcador de opinião.

    A) “Há dúvidas, claro”. marcador de opinião

    B) “Sequer pensar que a alternativa seria preferível...”. marcador de opinião

    C) “...cuidar para não desmoralizar demais a política e os políticos, que seja”. marcador de opinião

    D) “Havia, sim, não havia era investigação pra valer”. marcador de opinião

    E) “Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta,...”. Não há marcador de opinião