SóProvas


ID
5571466
Banca
Quadrix
Órgão
CRT - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

À luz do Decreto no 9.830/2019, julgue o item.


Consideram-se como valores jurídicos abstratos os previstos em normas jurídicas com alto grau de indeterminação e abstração.  

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Decreto 9.830

    Art. 3º A decisão que se basear exclusivamente em valores jurídicos abstratos observará o disposto no art. 2º e as consequências práticas da decisão.

    § 1º Para fins do disposto neste Decreto, consideram-se valores jurídicos abstratos aqueles previstos em normas jurídicas com alto grau de indeterminação e abstração.

  • Tendo em vista as disposições do Decreto n.º 9.830/2019, que institui a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, deve-se avaliar a assertiva.

     

     

    Colhe-se do seu art. 1º, §3º, o conceito de valões jurídicos abstratos:

     

     

    “Art. 3º  A decisão que se basear exclusivamente em valores jurídicos abstratos observará o disposto no art. 2º e as consequências práticas da decisão.

     

    § 1º  Para fins do disposto neste Decreto, consideram-se valores jurídicos abstratos aqueles previstos em normas jurídicas com alto grau de indeterminação e abstração.

     

    § 2º  Na indicação das consequências práticas da decisão, o decisor apresentará apenas aquelas consequências práticas que, no exercício diligente de sua atuação, consiga vislumbrar diante dos fatos e fundamentos de mérito e jurídicos.

     

    § 3º  A motivação demonstrará a necessidade e a adequação da medida imposta, inclusive consideradas as possíveis alternativas e observados os critérios de adequação, proporcionalidade e de razoabilidade”.

     

     

    Portanto, verifica-se que a afirmativa está certa.

     

     

    Gabarito do professor: CERTO.

  • GABARITO: CERTO__________ O que são valores jurídicos? Valores jurídicos são pensamentos diretores de uma regulamentação jurídica, critérios para a ação e para a constituição de normas e de institutos jurídicos [...] Como diretrizes gerais e básicas, servem também para fundamentar e dar unidade a um sistema ou a uma instituição”.