SóProvas


ID
5571607
Banca
Quadrix
Órgão
CRT - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, julgue o item.


Os arquivos permanentes cumprem a função de reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar as pesquisas de documentos que sejam relevantes para, entre outros fins, a pesquisa histórica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Funções primárias do arquivo: funcional, administrativa, jurídica e legal.

    Posteriormente, passa a exercer a função secundária que é de pesquisa histórica e cultural (na fase de arquivo permanente).

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    As principais atividades do arquivo permanente são (DARC): descrição, arranjo, referência (políticas de acesso e uso) e conservação.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

    Feliz ano novo!!

    Que você sua nomeação venha em 2022!!

  • As principais atividades dos arquivos permanentes são:  DE CO RAR

    DEscrição (informações sobre os documentos ou o conjunto como um todo)/publicação (de obras de referência sobre o arquivo)

    COnservação (para aumentar ao máximo a existência do documento)

    Referência (relação do arquivo com a instituição, com a sociedade, com fatos ou eras específicas)

    ARranjo (organização dos documentos)

    Atividades de arquivo corrente: DEPAEX - OBS: leia-se dê pá ex :)

    Destinação

    Empréstimo/consulta

    Protocolo

    Arquivamento

    Expedição

    LITERALIDADE DA RESPOSTA DO COLEGA @RONIELLE CASTRO

  • Função primária: funcional, administrativa, jurídica e legal. Função secundária: pesquisa histórica e cultural. DARC: descrição, arranjo, referência e conservação.
  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.