SóProvas


ID
5572624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir. 

A industrialização dos EUA, ao longo do século XIX, iniciou-se na Costa Oeste, em estados que, antes de serem conquistados, formavam parte do território mexicano.  

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Entendo que se iniciou no lado Leste , principalmente , em Estados como NY .

    Corrijam-me.

  • Os Estados Unidos fizeram sua industrialização na Segunda Revolução Industrial (1840 – 1945). O país começou a se industrializar na parte do Norte, de 1840 para a frente.

    Fonte: https://estudar.com.vc/conceitos/primeira-guerra-mundial/16642-eua-antes-1a-guerra#:~:text=Os%20Estados%20Unidos%20fizeram%20sua,de%201840%20para%20a%20frente.

  • Aprendi muito sobre a história dos Estados Unidos jogando Read Dead Redemption 2.

    Quem diria que um jogo da Rock Star iria me ensinar tanto.

  • A questão acima tem como tema o contexto histórico da industrialização dos EUA, com foco nas áreas onde o processo industrial começou no país.

    Na afirmação é ressaltado que a industrialização nos EUA, se iniciou no século XIX, na Costa Oeste, que antes eram territórios mexicanos.

    Para julgar corretamente a asserção, o candidato precisa compreender a formação territorial dos EUA e entender qual a relação da mesma com a industrialização do país.

    Embora tenha sido uma colônia inglesa de povoamento, os Estados Unidos foram um dos primeiros países a se industrializarem. A colonização da chamada "Nova Inglaterra", fez surgir um potencial mercado consumidor na região Nordeste dos EUA, o que promoveu a implementação de indústrias, ainda no final do século XVIII.

    Com isso, no século seguinte, surgia um importante polo industrial no país: o Manufacturing Belt, no Nordeste dos EUA e na região dos Grandes Lagos - que fica no norte do país próxima a fronteira do Canadá -, que concentra os ramos siderúrgico, mecânico, metalúrgico, automobilístico, petroquímico, alimentício e têxtil.  Após sua consolidação, a região industrial deu destaque a megalópole BOSWASH (constituindo as áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington).

    Essa área industrial já foi a mais importante do país, em que em 1900, mais de 75% da produção industrial dos Estados Unidos estava concentrada na região. Entretanto, a intensificação do processo de globalização e o aumento da concorrência de outros países, tem levado a várias indústrias desses ramos a procurarem países com mão-de-obra mais barata, impostos mais baixos e leis ambientais mais brandas, o que justifica a fuga de capital e a saída de indústrias, sobretudo para o México.

    Com essa decadência, novos centros e polos industriais se expandiram para o Sul e a costa Oeste do país. Na costa Oeste dos EUA, destaca-se o Vale do Silício na Califórnia, que se consolidou na década de 1970, que é uma área que abriga várias indústrias de tecnologia associadas a microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e biotecnologia, que foram típicas da Terceira Revolução Industrial, e que alavancou o PIB dessa região nos EUA.

    Desse modo, conclui-se que a industrialização inicia-se na região Nordeste dos EUA. A costa Oeste, só foi consolidar seu processo de industrialização na década de 1970, e, portanto, não foi o berço da industrialização dos EUA.

    Portanto, a assertiva está ERRADA.