A questão acima tem como tema a industrialização dos EUA e a história do sindicalismo na nação estadunidense.
Nela, o candidato precisa julgar a afirmativa que reforça que durante o século XIX tivemos a inexistência de sindicatos no país nesse período.
É importante ressaltar que nesse período, a industrialização nos EUA já estava bastante avançada e consolidava o país como uma das maiores economias do Planeta. Com a expansão industrial, houve a intensificação da urbanização no país e a maior concentração de operários nas grandes cidades estadunidenses.
Em 1869, um grupo de alfaiates, liderados pelo ex-líder abolicionista Uriah Stephens, fundou a Nobre Ordem dos Cavaleiros do Trabalho, que era uma associação sindical secreta que visava propor e apoiar leis que oferecessem uma melhor condição de trabalho para os proletários das fábricas, sem prejudicar os grandes capitalistas. Em pouco tempo, o sindicato deixou de ser secreto e contou com mais de 500 mil filiados, fato significativo na história do sindicalismo no país.
Com o passar do tempo presenciando o crescimento de sindicatos trabalhadores ao longo do século XIX, a burguesia estadunidense preocupada com o avanço do sindicalismo no país, iniciou a formação de milícias particulares para combater a ação dos sindicatos, dando maior destaque político a essas associações ocasionada pela repercussão dos conflitos e das lutas dos sindicalistas contra a repressão burguesa. Com isso os sindicatos passaram a ter poder político, e na década de 1910, começou a influenciar, por meio de apoio político, em sufrágios e votações que contrapunham democratas e republicanos nos EUA.
Como o sindicalismo se iniciou nos EUA no século XIX, a assertiva está ERRADA.