SóProvas


ID
5572633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir. 

A aliança forjada entre os EUA e a União Soviética, ao longo da Segunda Guerra Mundial, teve como fundamento, entre outros motivos, o fato de que a Alemanha havia declarado guerra a ambos os países.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Mesmo sabendo da guerra fria e de todo o clímax que existiu entre as duas potencias, esse ´´forjado `` eu nunca tinha visto ...

  • Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

  • forjado?

  • Marquei como ERRADO porque os EUA entraram no conflito ao declarar guerra ao Japão em 8 de dezembro de 1941, em consequência do ataque a Pearl Harbor. Logo em seguida a Alemanha declara guerra aos EUA. Portanto, ao meu ver, a aliança com a URSS já estava sacramentada no momento em que os EUA declararam guerra ao Japão.

    Um enunciado mais correto diria que a aliança se deu em virtude de ambos lutarem contra um inimigo comum. A utilização da declaração de guerra como motivo/marco dessa aliança acabou especificando demais a questão e abrindo margem para contestação.

  • A questão acima tem como tema a Segunda Guerra Mundial e a derrota humilhante que os alemães sofreram nesse sangrento conflito. 

    Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que houve uma aliança forjada entre os EUA e a União Soviética, contra a Alemanha e seu expansionismo pelo mundo.

    No início da guerra, é importante destacar que as tropas alemãs em parceria com tropas italianas e japoneses (formando a aliança chamada "Eixo") tiveram bastante êxito nos primeiros anos da guerra. As tropas alemãs, por exemplo, tomaram praticamente toda a Europa, chegando a ocupar a capital francesa - Paris - junto com os italianos, e o Japão a cada batalha ganhava mais espaço e poder na Ásia, sobretudo com o seu expansionismo no Sul asiático, tomando colônias britânicas e holandeses, além de tomar a Indochina Francesa.

    Entretanto, com o cessar do Pacto de Não-Agressão com os soviéticos, Hitler e suas tropas decidiram atacar a URSS, mas sem sucesso, em razão da grande resistência dos soldados soviéticos, do frio escaldante e das condições insalubres que as tropas alemãs encontravam nas localidades invadidas. Com sucessivas derrotas, a URSS, com sua frente pelo Leste Europeu, e os países aliados (França, Inglaterra e EUA) se uniram para acabar de vez com o nazismo e as tropas alemãs que estavam na Europa Ocidental e no norte da África.

    Portanto, considera-se que a Alemanha era um inimigo em comum dos dois países. Pelo lado da URSS, o ódio pelos comunistas era explícito entre os nazistas que sonhavam em controlar o gigante soviético. Pelo lado dos EUA, a invasão da Alemanha em países aliados como a Inglaterra e a França, representava uma ameaça à influência estadunidense no Velho Continente. 

    Sendo assim, é necessário se atentar ao termo "aliança forjada", porque na época as duas grandes potências ainda não tinham uma grande rivalidade e sua união ocorreu para derrotar um país em ascensão política e militar. Talvez esse termo foi utilizado pela banca para lembrar o fato que logo após a Segunda Guerra Mundial, essas duas grandes potências travaram uma intensa batalha ideológica e econômica.

    A afirmação está CERTA.