SóProvas


ID
5573293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No que diz respeito à fiscalização de peso e dimensões, julgue o item a seguir.  

Caminhões e caminhões-tratores são considerados não articulados e possuem o mesmo limite máximo que os semirreboques no que se refere ao peso bruto transmitido ao pavimento das vias públicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    VEÍCULO ARTICULADO - combinação de veículos acoplados, sendo um deles automotor.

    Resolução CONTRAN n° 882, de 2021

    V - Peso Bruto Total (PBT): peso máximo que o veículo transmite ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação;

    VI - Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso máximo transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão-trator mais o seu semirreboque, ou do caminhão mais o seu reboque ou reboques;

    Art. 6º Os limites máximos de PBT, PBTC e peso bruto transmitido por eixo de veículo, nas superfícies das vias públicas, são:

    I - PBT ou PBTC, respeitada a CMT da unidade tratora:

    a) PBT para veículo não articulado: 29 t;

    b) peso combinado de veículos com reboque ou semirreboque, exceto caminhões: 39,5 t;

    c) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque, e comprimento total inferior a 16 m: 45 t;

    d) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com eixos em tandem triplo e comprimento total superior a 16 m: 54,5 t;

    e) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com eixos distanciados, e comprimento total igual ou superior a 16 m: 54,5 t;

    f) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo dele distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5 m: 58,5 t;

    g) PBTC para combinações de veículos com duas unidades, do tipo caminhão e reboque, e comprimento inferior a 17,5 m: 45 t;

    h) PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão e reboque, e comprimento igual ou superior a 17,5 m: 57 t;

  • A questão traz duas afirmativas, a primeira está correta: "Caminhões e caminhões-tratores são considerados não articulados". Com um pouco de entendimento você consegue, sem decoreba, chegar a conclusão que esses veículos realmente não são articulados. Mas vejamos o conceito: VEÍCULO ARTICULADO - combinação de veículos acoplados, sendo um deles automotor.

    A segunda parte está errada: "possuem o mesmo limite máximo que os semirreboques no que se refere ao peso bruto transmitido ao pavimento das vias públicas."

    Pare para pensar: não há lógica o cavalo trator possuir o mesmo limite de peso bruto que um semirreboque! O semirrebque é feito para transporte de cargas pesadas, e consequentemente o seu limite de peso deve ser maior que o cavalo trator. De qualquer forma a resposta está na resolução 882/2021:

    Art. 6º Os limites máximos de PBT, PBTC e peso bruto transmitido por eixo de veículo, nas superfícies das vias públicas, são:

    I - PBT ou PBTC, respeitada a CMT da unidade tratora:

    a) PBT para veículo não articulado: 29 t;

    b) peso combinado de veículos com reboque ou semirreboque, exceto caminhões: 39,5 t;

    Quer ver dicas sobre trânsito? Acompanhe o insta @tangotangoprf

  • Questão que versa sobre Resoluções do Contran, mais especificamente a de número 882/2021, que estabelece os limites de pesos e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres.
    Vamos recorrer ao Anexo I do CTB:
    VEÍCULO ARTICULADO - combinação de veículos acoplados, sendo um deles automotor.
    Dessa forma, percebemos que a primeira parte da assertiva ("Caminhões e caminhões-tratores são considerados não articulados") está correta, tendo em vista que tanto caminhões quanto caminhões-tratores são veículos simples, não são combinações.
    CAMINHÃO - veículo automotor destinado ao transporte de carga com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, respeitada a capacidade máxima de tração.

    CAMINHÃO-TRATOR - veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro.
    Porém, no que tange à capacidade de carga (na questão: peso bruto transmitido ao pavimento das vias públicas), cada um desses veículos possui seus limites. Enquanto um caminhão é um veículo simples, um caminhão-trator apoio um semirreboque.

    Vamos a exemplos de  limites máximos de PBT, PBTC e peso bruto transmitido por eixo de veículo, nas superfícies das vias públicas.

    Para um caminhão, que é um veículo simples:
    PBT para veículo não articulado: 29 t.
    - PBTC para combinações de veículos com duas unidades, do tipo caminhão e reboque, e comprimento inferior a 17,5 m: 45 t. 
    - PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão e reboque, e comprimento igual ou superior a 17,5 m: 57 t.
    Para caminhão-trator, que leva um semirreboque:
    - PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque, e comprimento total inferior a 16 m: 45 t. 
    - PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com eixos em tandem triplo e comprimento total superior a 16 m: 54,5 t.
    - PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com eixos distanciados, e comprimento total igual ou superior a 16 m: 54,5 t. 
    - PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo dele distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5 m: 58,5 t.
    Viu como os limites são diferentes?

    Gabarito do professor: errado.