SóProvas


ID
5574262
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Data Warehouse é um depósito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais. No que diz respeito às arquiteturas de Data Warehouse, dois elementos são caracterizados a seguir:

• Constitui uma área de armazenagem e um conjunto de processos, cuja função é extrair os dados dos sistemas transacionais, proceder a limpeza, a transformação, combinação, de duplicação e preparação dos dados para o uso no Data Warehouse.
• Constitui um subconjunto lógico do Data Warehouse, geralmente dividido por departamento ou visões necessárias para os usuários.

Esses elementos são conhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Data Staging = Onde acontece a ETL

    Data Mart (DM) = Coleção menor de dados, subconjunto do DW, concentrado em assunto ou departamento específico, subconjunto de um armazém de dados, geralmente constituídos por uma única área temática, deve ser especializado e volátil.

    GAB A

    • Antes dos dados serem armazenados no DW, há uma área de preparo chamada stagin area. Talvez você se pergunte, "Por que ela existe?". A resposta é simples, as informações extraídas da fonte são perdidas de tempos em tempos por isso há uma área de preparação dos dados e depois ela é armazenada em um depósito intermediário chamado ODS (Operation Data Store). Logo, é o Data Stage a que estamos referindo.

    • Sendo bastante resumido (não vou subclassificar o DM em independente e dependente): uma palavra chave que podemos ver é quando o assunto é DM é: subconjunto do DW.

    Gab A.

    Obs.: para visualizar melhor o que foi dito nos comentários, jogue o link a seguir no seu navegador: http://3.bp.blogspot.com/_RROpblKT0Fw/TU2hTvkkVlI/AAAAAAAAAGs/N3HjmjMQt_A/s1600/ODS1.jpg

    Em frente e enfrente.

  • Só complementando, quando trabalhamos com Data Warehouse e Data Mart, há uma confusão sobre qual devemos iniciar... isso depende de autor para autor. Kimball sugere que começamos de baixo pra cima (bottom-up), enquanto Inmon de cima para baixo (up-down).