SóProvas



Prova IDECAN - 2021 - IF-CE - Analista de Tecnologia da Informação


ID
5574118
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que apresente uma característica IMPRÓPRIA na contemporaneidade acerca das exigências para uma adequada redação de atos oficiais, no âmbito da Administração Pública.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A.

    Atributos ou Fundamentos : Precisão, Concisão , Impessoalidade ,Objetividade, Coerência e Coesão, Clareza.

    Precisão

    • Escolha de expressão que não confira duplo sentido ao texto.
    • Manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico.
    • A repetição vocabular torna o texto mais claro. 

    Concisão

    • Máximo de informação com o mínimo de palavras.
    • Trata-se do oposto da prolixidade.
    • Evitar: caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva (cortar/eliminar palavras ou expressões desnecessárias).

    Impessoalidade

    • Agente comunicador único: serviço público.
    • Emissor: não deve apresentar impressões subjetivas sobre o que comunica.
    • Destinatário: deve receber tratamento homogêneo.
    • Assunto: deve ser de interesse público.

  • "Preciosismo é o emprego desnecessário de vocábulos de “baixa frequência” (palavras de significado desconhecido da maioria das pessoas), arcaicos ou em língua estrangeira ou ainda qualquer forma afetada de expressão verbal."

    Fonte do trecho: https://www.infoescola.com/literatura/preciosismo/


ID
5574121
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Código de Ética do Servidor Público (Decreto Federal 1.171/94), são deveres fundamentais do servidor público, de acordo com o expresso textualmente no inciso XIV, o listado nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - CORRETA - XIV, alínea C.

    Letra B - CORRETA - XIV, alínea J.

    Letra C - CORRETA - XIV, alínea T.

    Letra D - ERRADA - utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister, não é dever expresso do servidor no decreto 1.171, mas sim uma vedação, conforme transcrição abaixo.

    XV - É VEDADO ao servidor público:

    Alínea e) DEIXAR DE utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

  • cruel

  • Perdão! Mas se eu tivesse uma arma na mão e de repente uma onça e esse examinador vindo em minha direção, eu atiraria na onça porque primeiro a obrigação, depois a diversão. Misericórdia desse ser humano!!

  • MISERICÓRDIA

  • Se tivesse lido mais de 2x não teria errado. Esse foi terrível
  • idecão

  • Valha meu pai amado

  • D) utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister

    NÃO TEM NADA EM RELAÇÃO A ISSO NOS DEVERES DO SERVIDOR.

    TEM NAS VEDAÇÕES, QUE DIZ O SEGUINTE:

    "deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister"

  • É muita fata de dinamismo, criatividade e conhecimento de um examinador pra fazer uma questão dessas, ou então foi preguiça de elaborar uma boa questão mesmo!

  • o que significa "mister"?

  • "deixar..." uma palavra, uma palavra...

    Gab. D

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    A c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    B j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

    C t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

    XV - E vedado ao servidor público;

    D e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

  • Eu achei a questão normal. Quanto a interpretação a questão, ela pergunta sobre os Principais Deveres do Servidor Público À EXCEÇÃO DE UM.

    Gabarito: D

    Das Vedações ao Servidor Público

    Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;


ID
5574124
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei 8.112/90, analise as afirmativas a seguir:

I. Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.
II. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.
III. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    I. Art. 38 Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. (V)

    II. Art. 41, §3 O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível. (V)

    III. Art. 53 A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. (V)

    Fonte: Lei 8.112/1990

  • GAB: D

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 38, da citada lei, "os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade."

    Item II) Este item está correto, pois dispõem os artigos 40 e 41, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    § 1º A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.

    § 2º O servidor investido em cargo em comissão de órgão ou entidade diversa da de sua lotação receberá a remuneração de acordo com o estabelecido no § 1º do art. 93.

    § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    § 4º É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

    § 5º Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo."

    A partir dos dispositivos elencados acima, pode-se concluir o seguinte:

    - O vencimento pode ser fixado em valor inferior ao mínimo, mas a remuneração não o pode.

    - Por a remuneração corresponder ao vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, é possível afirmar que a remuneração é irredutível, nos termos do § 3º, do artigo 41, da lei 8.112 de 1990.

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 53, da citada lei, "a ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede."

    Gabarito: letra "d".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 38, Lei 8.112/90. Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.”

    II. CERTO.

    "Art. 40, Lei 8.112/90. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41, Lei 8.112/90. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.”

    III. CERTO.

    “Art. 53, Lei 8.112/90. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.”

    Desta forma:

    D. CERTO. Se todas as afirmativas estiverem corretas.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Se a II de está correta, como o Dória reduziu vencimento até de aposentadoria durante a pandemia?

  • Julguemos cada proposição da Banca:

    I- Certo:

    A presente afirmativa corresponde, com fidelidade, ao teor do art. 38, caput, da Lei 8.112/90, que abaixo transcrevo:

    "Art. 38.  Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade."
     

    Logo, sem equívocos neste item.

    II- Certo:

    De novo, o caso é de assertiva afinada com o texto da lei, no caso, mais precisamente, com a regra do art. 41, §3º, litteris:

    "Art. 41 (...)
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    III- Certo:

    Por fim, e uma vez mais, trata-se de afirmativa escorreita, uma vez que em perfeita sintonia com o teor do art. 53 da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede."  

    Do exposto, todas as afirmativas estão corretas, na medida em condizem com texto expresso de lei.


    Gabarito do professor: D

  • Vencimento é irredutível

    A questão dizvencimento acrescidos das vantagens ou seja a remuneração.

    Questão completamente mal feita.


ID
5574127
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico Único dos servidores civis da União, o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado é chamado de 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • Formas de Provimento:

    Aproveito o Disponível

    Reintegro o Demitido

    Reverto o Aposentado

    Reconduzo o Inabilitado

    Readapto o Incapacitado

    Nomeio o Aprovado

  • GAB: A

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 29, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Ademais, vale ressaltar que a remoção não é uma forma de provimento ou de vacância de cargo público.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 37, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    I - interesse da administração;

    II - equivalência de vencimentos;

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo;

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

    § 1º A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade.

    § 2º A redistribuição de cargos efetivos vagos se dará mediante ato conjunto entre o órgão central do SIPEC e os órgãos e entidades da Administração Pública Federal envolvidos.

    § 3º Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31.

    § 4º O servidor que não for redistribuído ou colocado em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do SIPEC, e ter exercício provisório, em outro órgão ou entidade, até seu adequado aproveitamento."

    Ademais, vale ressaltar que a redistribuição não é uma forma de provimento ou de vacância de cargo público.

    Gabarito: letra "a".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    A. CERTO. Recondução.

    Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.”

    B. ERRADO. Reintegração.

    Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.”

    C. ERRADO. Remoção.

    “Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.”

    D. ERRADO. Redistribuição.

    “Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    I - interesse da administração;                

    II - equivalência de vencimentos;             

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo     

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;               

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;                 

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.”

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; Obs. Ou Desistência

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • Trata-se de questão que se limitou a demandar conhecimentos conceituais relativos a uma das formas de provimento derivado contempladas na Lei 8.112/90.

    Sem maiores suspenses, da leitura do enunciado, percebe-se que a figura ali descrita corresponde à chamada recondução, que tem esteio no art. 29 de tal diploma legal, in verbis:

    "Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I- inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante."

    Logo, está correta apenas a letra A.


    Gabarito do professor: A


ID
5574130
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o que reza a Lei 8,112/90, a vacância de cargo público decorrerá do listado nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão; III - promoção; VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento...

  • GAB: C

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Ressalta-se que, devido à expressão "À EXCEÇÃO DE UMA", contida no enunciado da questão, esta deseja saber a alternativa incorreta, ou seja, deve ser assinalada a alternativa em que não consta uma hipótese de vacância de cargo público, previsto na lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 8º, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 8º São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução."

    * Mnemônico para as formas de provimento: "PAN4R's"

    "P" = Promoção

    "A" = Aproveitamento

    "N" = Nomeação

    "4R's" = Readaptação, Recondução, Reintegração e Reversão

    - Expressamente na lei 8.112 de 1990, Promoção e Readaptação são os únicos que são formas de vacância e provimento de cargo público.

    - Ascensão e Transferência foram revogados.

    Ademais, dispõe o artigo 33, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que a única alternativa em que não consta uma forma de vacância de cargo público é a letra "c", já que transferência não representa uma forma de vacância ou de provimento de cargo público.

    Gabarito: letra "c".

  • Mesmo quando estiver cansado, triste e quiser desistir, NÃO PARE FDP!

    Posse em cargo inacumulável;

    Aposentadoria;

    Readaptação;

    Exoneração;

    Falecimento;

    Demissão;

    Promoção.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    “Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.”

    Dito isso:

    A. CERTO. Exoneração.

    “Art. 34, Lei 8.112/90. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.”

    B. CERTO. Readaptação.

    “Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.”

    C. ERRADO. Transferência.

    A transferência caracterizava-se por ser a passagem de um servidor de um quadro para outro dentro de um mesmo poder, sendo uma forma de vacância e de provimento. Ela implicava em uma mudança de um quadro para outro, ferindo uma norma constitucional.  (Revogada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    D. CERTO. Promoção.

    Promoção: representa a progressão vertical na carreira, ocorrendo a passagem de uma classe para outra.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • As hipóteses de vacância de cargo público encontram-se elencadas no art. 33 da Lei 8.112/90, que abaixo transcrevo:

    "Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:        

    I - exoneração; 

    II - demissão;

    III - promoção; 

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria; 

    VIII - posse em outro cargo inacumulável; 

    IX - falecimento."

    Como daí se pode extrair, as opções A, B e D encontram-se devidamente respaldas nos incisos I, III e VI, acima destacados em negrito.

    Por seu turno, a letra B, que traz a denominada transferência, não possui apoio no rol da lei. Refira-se que a transferência consistia em forma de provimento derivado. No entanto, por ter sido considerada incompatível com o atual ordenamento constitucional (ao lado da ascensão), teve sua inconstitucionalidade reconhecida pelo STF, ao que se seguiu posterior revogação expressa.

    Logo, confirma-se como resposta da questão apenas a letra C.


    Gabarito do professor: C

  • [GABARITO: LETRA C]

    Da Vacância

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão;

    III - promoção; VI - readaptação;

    VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Bizu para Vacância do cargo: a Ex do Promotor Demi Readaptou-se Após a Posse e Faleceu.

    Ex = Exoneração

    Promotor = Promoção

    Demi = Demissão

    Readaptou-se = Readaptação

    Após = Aposentadoria

    Posse = Posse em outro Cargo  inacumulável

    Faleceu = Falecimento

  • PADRE PF é outro mnemônico bom!


ID
5574133
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

Em relação às Comissões de Ética, conforme o que reza o Código de Ética do Servidor Público (Decreto Federal 1.171/94), analise as afirmativas a seguir:

I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento suscetível de censura.
II. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, sem necessidade de dar ciência aos faltosos.
III. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • o que é com ciência do faltoso?

  • Resposta correta : letra B


ID
5574136
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei 11.892/2008, analise as afirmativas a seguir:

I. As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.
II. O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.
III. O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Cópia da lei, art dez. § um, dois e três.

  • Conforme a Lei 11.892/2008

    Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1° As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2° O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3° O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    Gab. D


ID
5574139
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 9.784/99, são deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo, o listado nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Não é um dever, mas sim um direito do administrado.

  • CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

     

    Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

     

    (...)

     

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente

     

    (...)

    A questão peca ao afirmar que é um dever, pois, a bem da verdade, figura como DIREITO.

    Gabarito: D

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 9.784 de 1999.

    Tal lei regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    Ressalta-se que, devido à expressão "À EXCEÇÃO DE UMA", contida no enunciado da questão, esta deseja saber a alternativa incorreta, ou seja, deve ser assinalada a alternativa a qual não é considerada um dever do administrado perante a Administração, previsto na lei 9.784 de 1999.

    Dispõem os artigos 3º e 4º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Art. 4º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que somente o previsto na alternativa "d" ("formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente") não corresponde a um dever do administrado perante a Administração, previsto na lei 9.784 de 1999, já que o contido em tal alternativa representa um direito dos administrados perante a Administração Pública, nos termos do inciso III, do artigo 3º, da citada lei. Por fim, frisa-se que as demais alternativas correspondem a deveres do administrado perante a Administração, nos termos dos incisos I, II e IV, do artigo 4º, da lei 9.784 de 1999.

    Gabarito: letra "d".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    "Art. 3º, Lei 9.784/99. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.”

    “Art. 4º, Lei 9.784/99 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    Desta forma:

    D. ERRADO. Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente. Trata-se de direito do Administrado e não dever.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.

  • Em se tratando de questão que exigiu conhecimentos acerca dos deveres dos administrados, no âmbito dos processos administrativos, é de se aplicar a norma do art. 4º da Lei 9.784/99, que abaixo transcrevo:

    "Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    Do exame deste rol, percebe-se que as alternativas A, B e C correspondem, com precisão, aos incisos I, II e IV, acima transcritos.

    Por seu turno, a letra D não traz hipótese de dever imposto aos administrados, mas, sim, de um direito, na forma do art. 3º, III, do mesmo diploma legal, in verbis:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;"

    Eis aí, portanto, a resposta da questão.


    Gabarito do professor: D


ID
5574142
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao que reza a Lei 9.784/99, analise as afirmativas a seguir:

I. A abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas.
II. Somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias.
III. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de quinze dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Item III - ERRADO

    Lei 9.784/99

    Art. 44. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias (Não 15 dias como diz o enunciado), salvo se outro prazo for legalmente fixado.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 9.784 de 1999.

    Tal lei regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 1º, do artigo 31, da citada lei, "a abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 38, da citada lei, "somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias."

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 44, da citada lei, "encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado."

    Gabarito: letra "a".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 31, Lei 9.784/99. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

    § 1º A abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas.”

    II. CERTO.

    “Art. 38, Lei 9.784/99. O interessado poderá, na fase instrutória e antes da tomada da decisão, juntar documentos e pareceres, requerer diligências e perícias, bem como aduzir alegações referentes à matéria objeto do processo.

    § 2º Somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias.”

    III. ERRADO.

    “Art. 44, Lei 9.784/99. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.”

    Desta forma:

    A. CERTO. Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.

  • Vejamos cada assertiva, individualmente:

    I- Certo:

    Cuida-se de afirmativa sintonizada com o teor do art. 31, §1º, da Lei 9.784/99, que ora colaciono:

    "Art. 31 (...)
    § 1o A abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas."

    Logo, sem equívocos.

    II- Certo:

    Esta proposição corresponde, precisamente, ao que estabelece o art. 38, §2º, da Lei 9.784/99, abaixo colacionado:

    "Art. 38 (...)
    § 2o Somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias."

    Desta forma, sendo reprodução fiel do texto da lei, revela-se correta a afirmativa.

    III- Errado:

    Por fim, o presente item diverge da norma do art. 44 da Lei 9.784/99, que fixa, na verdade, o prazo máximo de 10 dias para manifestação do interessado, após a instrução, e não de 15 dias, consoante foi afirmado pela Banca.

    No ponto, é ler:

    "Art. 44. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado."

    Assim sendo, apenas as proposições I e II estão corretas.


    Gabarito do professor: A


ID
5574145
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei 11.892/2008, é objetivo dos Institutos Federais

Alternativas
Comentários
  • Macete:

    Ministrar

    Estimular e apoiar

    Realizar

    Desenvolver atividades

    Tudo que começar por essas iniciais significam que são os OBJETIVOS dos IFs

    Tudo que NÃO estiver no macete, serão finalidades dos IFs

  • Essa questão avalia exatamente o que? Esses avaliadores...

  • OBESERVAÇÃO: Há uma diferença de texto entre os incisos dos artigos 6º, VIII e 7º III, pois ambos começam com o mesmo verbo REALIZAR

  • Gabarito letra C

    Atenção Jéssica Lorrane

    Realizar e estimular a pesquisa aplicada é finalidade e característica das IFs.

    Realizar pesquisas aplicadas é objetivo

  • Meu Esquema de Memorização

    Macete 1:

    Se iniciar com MINISTRAR E ESTIMULAR = Objetivos

    Macete 2:

    Se iniciar apenas com ORIENTAR, PROMOVER, OFERTAR, CONSTITUIR-SE E QUALIFICAR-SE = Finalidades/Características

    Macete 3 (começo iguais):

    • Desenvolver a Educação Profissional = Finalidades/Características
    • Desenvolver programas de extensão = Finalidades/Características
    • Desenvolver atividades de Extensão = Objetivos
    • Realizar e Estimular a pesquisa aplicada (singular)= Finalidades/Características
    • Realizar pesquisas aplicadas (plural) = Objetivos

ID
5574148
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei 11.091/2005, assinale a afirmativa INCORRETA em relação aos conceitos nela elencados.

Alternativas
Comentários
  • Nível de capacitação (ERRADO)

    o CORRETO É padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

    Portanto, o conceito trazido na alternativa "C" representa o PADRÃO DE VENCIMENTO e não o nível de capacitação.

  • GAB C!

    C) Nível de capacitação: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação. 

    O correto: PADRÃO DE VENCIMENTO!

    • nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

    (Art. 5º, inciso V) .

  • Vide Lei nº 11.091/05

    (Fonte: Planalto)

    CAPÍTULO III

    DOS CONCEITOS

    Art. 5º Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;

    III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e

    VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

    Banca trocou os conceitos de nível de capacitação c/ padrão de vencimento, portanto, alternativa C é a incorreta.

  • ALTERNATIVA C - A definição refere-se ao PADRÃO DE VENCIMENTO e não ao NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO como sugere a alternativa;

  • GABARITO LETRA C

    CAPÍTULO III

    CONCEITOS

    ART. 5º

    ...

    V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;


ID
5574151
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas decimal, binário, octal e hexadecimal, diferentemente dos seres humanos, que se expressam com base no sistema decimal, os computadores empregam os sistemas binário e hexadecimal. Nesse contexto, os números decimal 223 e binário 10011010 possuem, respectivamente, as seguintes representações binária e hexadecimal:

Alternativas
Comentários
  • Binário = 8 Bit é sempre 128

    11011111

    128 + 64 + 16 + 8 + 4 + 2 + 1 = 223

    Vaza B e D

    HEXADECIMAL = 1001 = 9, 1010 = 10 = A = 9A

    Vaza A

    GAB C.


ID
5574154
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto da arquitetura de computadores, há, atualmente, microcomputadores na versão desktop que apresentam sua placa-mãe com componentes integrados, reunindo nela própria as placas de rede e de vídeo. Dessa forma, elas compartilham a memória da RAM existente, levando a menor desempenho em relação a quando são instaladas em soquetes PCI e PCI-E. Quando ocorre essa arquitetura de integrar os componentes na própria placa-mãe, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • A e D basicamente é a mesma coisa para fins de concurso

    C = Lhufas

    B = Na placa, juntos, integrados.

    GAB B.


ID
5574160
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos dispositivos empregados na operação com microcomputadores e notebooks, a impressora multifuncional 3 X 1 constitui um importante dispositivo de entrada e saída de dados. Além da impressão em si, esse dispositivo executa outras duas funções, específicas dos seguintes equipamentos:

Alternativas

ID
5574169
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto da organização e arquitetura de computadores, no que se refere aos dispositivos de armazenamento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Realizar a formatação de uma unidade como um HD ou SSD significa preparar a partição escolhida na unidade a ser usada por um sistema operacional, excluindo todos os dados e configurando um sistema de arquivos.
( ) A formatação de baixo nível ou física envolve a gravação do sistema de arquivos no disco, para que os dados possam ser organizados e compreendidos na leitura e gravação do software.
( ) A formatação de alto nível ou lógica é feita ao final do processo de fabricação do HD e consiste em dividir o disco rígido virgem em trilhas, setores, cilindros, além de isolar os bad blocks.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • II e III estão trocados

    Formatação física: os discos são divididos em trilhas, setores e cilindros. Também são gravadas as marcações servo, que permite o posicionamento correto da cabeça de leitura. É feita em fábrica, durante a fabricação dos discos. a formatação física é feita na fábrica, montando trilhas, setores, cilindros;

    Formatação lógica: adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional. É feita via software e pode ser refeita quantas vezes for necessário. Os dados são perdidos, mas podem ser recuperados por meio de ferramentas especiais. formatação lógica é feita para adequar o disco ao formato aceito por um SO específico: FAT, NTFS, EXT etc.

    GAB C


ID
5574172
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas operacionais, analise as afirmativas a seguir:

I. O recurso de memória virtual consiste em criar tabelas que relacionam posições virtuais e reais da RAM para um mesmo aplicativo. Os programas ficam integradas como uma só unidade na memória física e não de forma distribuída, passando uma ideia de que os programas utilizam a memória de forma distribuída e compartilhada.
II. O recurso da paginação é uma técnica de gerência de memória que permite a um programa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. Com isso, o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em unidades lógicas de tamanho fixo e a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica.
III. III.O recurso da segmentação é uma técnica de gerência de memória em que os programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Um erro que encontrei no Item I:

    • "passando uma ideia de que os programas utilizam a memória de forma distribuída (contígua)"
  •  A segmentação complementa a lógica real de um programa, enquanto a paginação é voltada para o hardware do sistema.

    Na paginação, o espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos, denominados unidades de alocação, de tamanho e posição fixas, geralmente de pequeno tamanho, aos quais se associa um número.

    Com segmentação é possível distinguir e proteger separadamente os procedimentos e dados de um programa.

    a Paginação faz referência ao espaço de endereçamento virtual dividido em unidades de tamanho fixo. Considerando que as páginas são pequenas e de comprimento fixo, a fragmentação deixa de ser um problema.


ID
5574175
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

De forma semelhante ao Explorer nos sistemas operacionais Windows, as distribuições Linux disponibilizam ambientes gráficos que funcionam como gerenciadores de pastas e arquivos. Nesse ambiente, é correto afirmar que são gerenciadores

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Solaris é um SO da Oracle. Debian e Ubuntu são distribuições Linux


ID
5574178
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que tange ao funcionamento dos sistemas operacionais, existem situações em que não é possível manter todos os processos na memória.

O sistema operacional utiliza uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados. Essa técnica visa melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes que operam em multiprogramação; consiste em transferir automaticamente todo o processo da memória principal para o disco e viceversa. Essa técnica é denominada

Alternativas
Comentários
  •       - TÉCNICA de Swapping = Mecanismo que permite a troca de processos entre a memória principal e a secundária (swap out e swap in). Visa dar maior taxa de utilização (throughput) à memória principal, melhorando seu compartilhamento, TODO PROCESSO VAI.

      GAB B

  • B) Swapping

    Consiste em transferir o código e os dados de um processo completo da memória para o sistema de armazenamento, para dar lugar a outro processo previamente armazenado.

  • GABARITO B

    Swapping: Consiste em trazer cada processo em sua totalidade, executá-lo por um tempo e então colocá-lo de volta no disco.

    Memória virtual: Permite que os programas possam ser executados mesmo quando estão apenas parcialmente na memória principal.


ID
5574202
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Java é uma plataforma de software que possibilita a um mesmo programa ser executado em diversas plataformas. Os códigos gerados no processo de compilação, específicos a qualquer máquina física, são instruções para uma máquina virtual. Um programa escrito em linguagem Java é compilado e gera um arquivo .class, que pode ser executado onde quer que a plataforma Java esteja presente, em qualquer sistema operacional subjacente. Nesse contexto, esse arquivo .class é conhecido por 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    .java -> código-fonte

    .class -> bytcode


ID
5574208
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos frameworks, plataformas e tecnologias Java, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Java EE é uma plataforma que contém um conjunto de tecnologias coordenadas que reduz significativamente o custo e a complexidade do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas centradas no servidor, que oferece um conjunto de interfaces de programação de aplicações – APIs para desenvolvimento e execução de aplicações portáteis, robustas, escaláveis, confiáveis e seguras no lado do servidor.
( ) EJB (Enterprise JavaBeans) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.
( ) JPA (Java Persistence API) é um framework que permite aos desenvolvedores gerenciar os dados utilizando o mapeamento relacional de objetos em aplicações construídas na plataforma Java.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    II - " EJB (Enterprise JavaBeans) (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos ... "


ID
5574211
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que diz respeito aos padrões de projeto em Java, Gof é a sigla para um dos conhecidos pela engenharia de software, que tem como objetivo solucionar problemas comuns de softwares que tenham algum envolvimento com a orientação a objetos. Entre os três tipos de padrões Gof, dois são descritos a seguir:

I. Descrevem os aspectos de elaboração, associação e a organização entre objetos e classes/interfaces, permitindo combinar objetos em modalidades mais complexas, ou descrever como as classes são herdadas ou compostas a partir de outras.
II. Mostram o processo de como os objetos ou classes se comunicam, em geral, buscando um baixo acoplamento entre os objetos, apesar da comunicação que existe entre eles.

Os padrões de projeto Gof descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
    • Padrão de Criação:
    • Relacionados à criação de classes e objetos.
    • Ligados ao processo de instanciação.
    • Padrão Estrutural:
    • Tratam da alteração da estrutura de um programa, e das associações entre classes e objetos.
    • Padrão Comportamental:
    • Observam a maneira com que classes e objetos podem interagir.

ID
5574214
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

PHP é uma tecnologia que disponibiliza um comando para uso nas estruturas foreach, while, do-while ou switch. No seu funcionamento, ao ser detectado entre os comandos inseridos em um loop, faz com que ocorra o término imediato da execução do loop. Esse comando é conhecido por

Alternativas

ID
5574217
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Suponha uma sub-rede de computadores com acesso à internet com três máquinas que operam com endereços IP 192.168.0.132, 192.168.0.133 e 192.168.0.134 e máscara 255.255.255.240. Nesse caso, assinale a alternativa que apresente corretamente a configuração CIDR e o endereço de broadcasting par ela.

Alternativas
Comentários
  • I too excited ;(

    Para resolver essa questão comece com a máscara fornecida 240, após converter para binário temos 11110000.

    Foram usados 4 bits para rede, logo temos uma rede com 16 host(4^.2) menos 2 host(um de rede e outro de broadcast), assim já encontramos notação /28(32 bits menos os 4 bits usados).

    Agora perceba o range de endereços fornecidos( 192.168.0.132, 192.168.0.133 e 192.168.0.134). Resumindo, ficamos com as alternativas B e D, logo a rede vai de 128+16 =144, menos 1 = 143.

    O range válido é de 129 a 142 para host.

    Assim, letra D.

  • Dica: assistam ao vídeo do canal Hardware Redes Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=I8srQHKA3ig&list=PLAp37wMSBouCU49LV0qFbItufigjYk-sp&index=10 . Vale a pena "gastar" +- 20 minutos para entender.


ID
5574223
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bancos de dados relacionais, uma transação é um conjunto de operações, que inicia quando se executa o primeiro comando SQL e termina de acordo com as situações caracterizadas a seguir:

I. encerra a transação de forma normal, salvando permanentemente todas as alterações realizadas durante a transação;
II. encerra a transação de forma anormal, descartando todas as alterações realizadas durante a transação.

As operações em I e II são conhecidas, respectivamente, por 

Alternativas
Comentários
  • COMMIT_TRANSACTION. Esta sinaliza um final bem-sucedido da transação, de modo que quaisquer mudanças (atualizações) executadas pela transação podem ser seguramente confirmadas (committed) ao banco de dados e não serão desfeitas.

    ROLLBACK (ou ABORT). Esta operação sinaliza que a transação foi encerrada sem sucesso, de modo que quaisquer mudanças ou efeitos que a transação possa ter aplicado ao banco de dados precisam ser desfeitos.

    Navathe.

    Gabarito letra E.


ID
5574226
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bancos de dados relacionais, um trigger é definido como um bloco de comandos Transact-SQL, que é automaticamente executado quando um comando SQL/DML específico for executado em uma tabela do banco de dados. Assinale a alternativa em que se apresente corretamente comando que deve ser um dos indicados.

Alternativas
Comentários
  • Exemplos

    Comandos DML: SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, MERGE etc.

  • - Triggers = São blocos PL/SQL disparados automaticamente sempre que ocorrer um evento associado a uma tabela (INSERT, UPDATE ou DELETE) DML, Ativo.

    GAB C

  • Trigger [e um conjunto de instruções SQL que são executadas automaticamente sempre que um evento especial ocorre no banco de dados Insert, Delete e Update (inserir, excluir, atualizar).

  • Apenas comandos de manipulação de dados. No caso, o SELECT é apenas para visualizar.


ID
5574229
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Conforme Luís Damas, em sua obra SQL (LTC, 2005) SQL é uma linguagem de consulta estruturada, um padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional. Ela é constituída de três sublinguagens, cada uma delas englobando diversos comandos.

A esse respeito, associe os comandos ao universo a que pertencem:
1 – create
2 – select
3 – grant
( ) Pertence à DDL.
( ) Pertence à DML.
( ) Pertence à DCL.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    DDL: comandos que criam, modificam, ou destroem objetos do BD: Create, Alter, Drop

    DML: comandos de manipulação de dados - Select, Insert, Update, Delete

    DCL: comandos relacionados com permissão ou privilégios: Grant, Revoke, Deny

  • Data Definition Language (DDL): comandos para definição da estrutura das tabelas.

    Data Manipulation Language (DML): comandos de manipulação (modificações) dos dados nas tabelas.

    Data Control Language (DCL): comandos de controle de acesso, percussões.


ID
5574232
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em SQL, para selecionar na tabela POP todas as pessoas cujas idades estejam entre 18 e 45 anos, inclusive, a sintaxe correta para o comando é

Alternativas
Comentários
  • Outro comando que também poderia ser utilizado seria:

    SELECT *

    FROM POP

    WHERE idade BETWEEN 18 AND 25;

  • A questão pede entre 18 e 45 e as respostas estão de 18 a 55.

  • Ícaro, perceba que no enunciado da questão foi utilizada a palavra "inclusive", que pode denotar "sem exclusão".

    Logo, de 18 até 55 inclui as idades entre 18 e 45.

    Se você alterar a ordem da frase, fica mais fácil de perceber:

    "(...) todas as pessoas cujas idades estejam, inclusive, entre 18 e 45 anos, a sintaxe correta para o comando é (...)"


ID
5574238
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito aos diagramas utilizados na modelagem UML, analise as afirmativas a seguir:

I. Diagrama de casos de uso – representa uma determinada funcionalidade de um sistema e visa ilustrar a forma como as funcionalidades se relacionam e seus controladores internos e externos.
II. Diagrama de atividade – representa a estrutura estática de um sistema, incluindo suas classes, atributos, operações e objetos, além de exibir dados organizacionais ou computacionais na forma de classes lógicas e de implementação, respectivamente.
III. Diagrama de implementação – modela a implementação física e estrutura de componentes de hardware, além de onde e como os componentes de um sistema vão operar uns com os outros.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    II - Diagrama de Classes


ID
5574241
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que diz respeito à arquitetura MVC, analise as afirmativas a seguir:

I. Model – responsável por gerenciar e controlar a forma como os dados se comportam por meio das funções, lógica e regras de negócios estabelecidas. É o detentor dos dados que recebe as informações do Controller, valida se ela está correta ou não e envia a resposta mais adequada.
II. Controller – responsável por intermediar as requisições enviadas pelo View com as respostas fornecidas pelo Model, processando os dados que o usuário informou e repassando para outras camadas.
III. View – responsável por apresentar as informações de forma visual ao usuário. Em seu desenvolvimento devem ser aplicados apenas recursos ligados a aparência como mensagens, botões ou telas. É a parte da interface que se comunica, disponibilizando e capturando todas as informações do usuário.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • todas as afirmativas estão corretas.

    Camada View - Não esta preocupada em como a informação foi obtida ou onde ela foi obtida apenas exibe a informação.

    • inclui os elementos de exibição no cliente : HTML , XML , ASP , Applets .
    • É a camada de interface com o usuário.
    • É usada para receber a entrada de dados e apresentar o resultado

    Camada Modelo - É o coração da aplicação . Responsável por tudo que a aplicação vai fazer.

    • modela os dados e o comportamento por atrás do processo de negócios
    • se preocupa apenas com o armazenamento , manipulação e geração de dados
    • É um encapsulamento de dados e de comportamento independente da apresentação.

    Camada Controle - determina o fluxo da apresentação servindo como uma camada intermediária entre a camada de apresentação e a lógica.

    • controla e mapeia as ações


ID
5574244
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com Eduardo Bezerra, em Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (Ed. Campus), o desenvolvimento de um sistema que utilize a UML em suporte à modelagem envolve a criação de diversos documentos, visuais e gráficos. Há previsão de uso de vários diagramas, como o de Casos de Uso. Este constitui uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele. A UML define diversos tipos de relacionamentos no modelo de Casos de Uso. O tipo que permite a um Caso de Uso herdar características de outro mais genérico, sendo o uso do reuso evidente; e o tipo que representa a informação de quais atores estão associados a que casos de uso, com o fato de um ator estar associado a um Caso de Uso indicando que ele interage com o sistema, e um ator podendo se relacionar com mais de um Caso de Uso são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • Correta: C

    Em diagramas baseados em UML, relações de herança são chamadas de Generalização/Especialização


ID
5574247
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Rational Unified Process – RUP constitui um exemplo de modelo de processo derivado da UML e do Processo Unificado (PU) de Software associado. Por característica, o RUP apresenta uma visão única de processo para os modelos convencionais, sendo descrito a partir de três perspectivas. Nesse contexto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Estática – essa perspectiva mostra as atividades realizadas no processo.
( ) Prática – essa perspectiva mostra as fases do modelo ao longo do tempo.
( ) Dinâmica – essa perspectiva sugere as boas práticas a serem usadas durante o processo.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Itens II e III estão trocados

  • Complementando a Lenda

    Perspectivas

    - Dinâmica = Também conhecido como TEMPORAL OU HORIZONTAL, mostra as fases do modelo ao longo do tempo, além de iterações e marcos do projeto. FASES, ITERAÇÕES, MARCOS.

    - Estática = Também conhecido como FUNCIONAL OU VERTICAL, mostra as atividades realizadas no processo, componentes, disciplinas, artefatos e papeis de processo. DISCIPLINAS/ATIVIDADES.

    - Prática = Sugere BOAS PRÁTICAS a serem usadas no processo.

    GABARITO B


ID
5574250
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da Engenharia de Software, um modelo de processo é visualizado como um ciclo de vida constituído da especificação, do desenvolvimento, da validação e da evolução. Nesse modelo, as fases são representadas separadas umas das outras, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação e testes. Esse modelo de processo é denominado modelo em

Alternativas
Comentários
  • Vamos alternativa por alternativa

    A) CORRETA. Por quê? De acordo com Royce (quem formalizou o modelo cascata), existem as seguintes funcionalidades para o projeto: análise e definição de requisitos; projeto; implementação; teste e integração.

    B) Incorreta, por quê? O modelo espiral contém uma palavra chave que é "análise de riscos". Veja que o enunciado não trouxe isso.

    C e D) Incorretas. Pelo menos na descrição formal de Pressman e Sommerville, não há descrito dentre os principais modelos existentes (sequenciais, incrementais, evolutivos e específicos): "eventos" e "módulos".

    Referências:

    Ciclos de Vida do Software https://www.devmedia.com.br/ciclos-de-vida-do-software/21099


ID
5574256
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito à qualidade de software, CMMI é uma sigla cujo significado é Capability Maturity Model Integration, constituindo uma ferramenta criada para gerir projetos de software, cujo objetivo é, por meio de estágios de evolução, garantir sua qualidade. Quando a maturidade de uma empresa é analisada, o CMMI a divide em 5 níveis, sendo dois caracterizados a seguir:

I. Nível em que os processos já possuem uma melhor definição e proatividade, pois fazem uso de documentações e padronizações. Aqui, os processos não dependem única e exclusivamente do esforço dos colaboradores, pois pertencem à empresa.
II. Nível em que a empresa, por ter coletado os dados pertinentes dos seus projetos, os analisa, identifica seus pontos de melhoria, aplica ações para resolver eventuais problemas, realiza medidas de prevenção, entre outras melhorias contínuas.

Os níveis caracterizados em I e II são conhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Nível 3 - Definido: É um processo gerenciado (nível de capacidade 2), adaptado a partir do conjunto de PROCESSOS-PADRÃO da organização de acordo com as diretrizes para adaptação da organização.

    • Os processos são geralmente descritos de forma mais rigorosa;

    Nível 5 - Em otimização: É um processo gerenciado quantitativamente (nível de capacidade 4) e melhorado com base no entendimento das causas comuns de variação inerentes ao processo.

    • O foco de um processo em otimização é a MELHORIA CONTÍNUA do desempenho de processo tanto por meio de melhorias incrementais quanto de inovação.

    Analisando as afirmações:

    I. Nível em que os processos já possuem uma melhor definição e proatividade, pois fazem uso de documentações e padronizações. Aqui, os processos não dependem única e exclusivamente do esforço dos colaboradores, pois pertencem à empresa.

    II. Nível em que a empresa, por ter coletado os dados pertinentes dos seus projetos, os analisa, identifica seus pontos de melhoria, aplica ações para resolver eventuais problemas, realiza medidas de prevenção, entre outras melhorias contínuas.

    FONTE: CMMI 1.2


ID
5574262
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Data Warehouse é um depósito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais. No que diz respeito às arquiteturas de Data Warehouse, dois elementos são caracterizados a seguir:

• Constitui uma área de armazenagem e um conjunto de processos, cuja função é extrair os dados dos sistemas transacionais, proceder a limpeza, a transformação, combinação, de duplicação e preparação dos dados para o uso no Data Warehouse.
• Constitui um subconjunto lógico do Data Warehouse, geralmente dividido por departamento ou visões necessárias para os usuários.

Esses elementos são conhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Data Staging = Onde acontece a ETL

    Data Mart (DM) = Coleção menor de dados, subconjunto do DW, concentrado em assunto ou departamento específico, subconjunto de um armazém de dados, geralmente constituídos por uma única área temática, deve ser especializado e volátil.

    GAB A

    • Antes dos dados serem armazenados no DW, há uma área de preparo chamada stagin area. Talvez você se pergunte, "Por que ela existe?". A resposta é simples, as informações extraídas da fonte são perdidas de tempos em tempos por isso há uma área de preparação dos dados e depois ela é armazenada em um depósito intermediário chamado ODS (Operation Data Store). Logo, é o Data Stage a que estamos referindo.

    • Sendo bastante resumido (não vou subclassificar o DM em independente e dependente): uma palavra chave que podemos ver é quando o assunto é DM é: subconjunto do DW.

    Gab A.

    Obs.: para visualizar melhor o que foi dito nos comentários, jogue o link a seguir no seu navegador: http://3.bp.blogspot.com/_RROpblKT0Fw/TU2hTvkkVlI/AAAAAAAAAGs/N3HjmjMQt_A/s1600/ODS1.jpg

    Em frente e enfrente.

  • Só complementando, quando trabalhamos com Data Warehouse e Data Mart, há uma confusão sobre qual devemos iniciar... isso depende de autor para autor. Kimball sugere que começamos de baixo pra cima (bottom-up), enquanto Inmon de cima para baixo (up-down).


ID
5574265
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Manutenção de software é o processo geral de mudança em um sistema depois de liberado para uso, já em produção. A seguir são apresentadas as características de três modalidades de manutenção de software:

I. Modificações no software para corrigir defeitos em requisitos, projeto e código. Devido à natureza “ad hoc”, pode gerar outros problemas como aumento de complexidade.
II. Modificações no software para prevenir potenciais problemas no futuro, prevenir falhas e melhorar a manutenabilidade. Essa atividade torna os programas mais fáceis de entender e facilita trabalhos de manutenção futuros.
III. Modificações para manter o software usável devido às alterações no ambiente externo, em constante evolução, mesmo quando defeitos não existem.

As modalidades de manutenção em I, II e III são conhecidas, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • I - o enunciado nos dá ideia de que algo precisa ser corrigido.

    II - mostra que precisa prever possíveis situações

    III - Em "Modificações para manter o software usável" indica adatação


ID
5574268
Banca
IDECAN
Órgão
IF-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à manutenção e reengenharia de software, um termo define o processo de alterar o código-fonte, de modo que não altere o comportamento externo e ainda melhore a sua estrutura interna. É uma técnica disciplinada de limpar e organizar o código, e por consequência, minimizar a chance de introduzir novos bugs. Esse termo é conhecido como

Alternativas