SóProvas


ID
5575459
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Alto Bela Vista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Óxido Nitroso (N2O) possui um longo histórico, na Medicina. A sua primeira aplicação como agente anestésico representou um importante avanço na prática médica. Sobre o N2O, considere a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O mecanismo de ação do óxido nitroso atua em 3 frentes: analgesia, ansiólise e anestesia. Ação analgésica: de natureza opióide (semelhante à morfina) Ação ansiolítica: semelhante aos benzodiazepínicos Ação anestésica: inibe os receptores de NMDA (N-metil-D-aspartato), além de estimular os receptores do tipo GABA-A (ácido gama-aminobutírico tipo A). O receptor de NMDA é um estimulante do Sistema Nervoso Central, predominante no controle da plasticidade sináptica e função da aprendizagem e memória. Os antagonistas (inibidores) de receptor NMDA, como o óxido nitroso e os opióides sintéticos, são utilizados como anestésicos devido às suas propriedades de alucinógenos. Eles induzem estado de anestesia dissociativa: catalepsia, amnésia, e analgesia. O receptor GABA possui função central na memória, estado de alerta e consciência. Os agonistas (estimulantes) de receptor GABA são os responsáveis pelos componentes da anestesia geral: hipnose, sedação, depressão do reflexo espinhal (relaxamento muscular), e amnésia, além de possuírem propriedades anti-convulsivantes. Um dos principais benefícios em se utilizar o Óxido Nitroso é alcançar o efeito desejado rapidamente seja na anestesia, em composição a outros agentes, ou na analgesia, com menores riscos e efeitos a saúde.
  • Devido à sua baixa afinidade lipídica ocorre uma rápida absorção e, desse modo, a velocidade de transporte através das membranas biológicas é considerável, levando a eficazes efeitos específicos e globais no sistema nervoso central. Assim, sua ação no organismo é rápida, fato que contribui para sua baixa toxicidade e baixo índice de complicações no ato do atendimento. Não sofre metabolização e, por isso, não produz efeitos colaterais de relevância, ao passo que é rapidamente eliminado por expiração, alterando de forma mínima os sinais vitais. Do total, 99% é eliminado dos pulmões sem sofrer biotransformação em nenhum órgão do corpo, e apenas uma pequena fração é eliminada através da pele, urina e gases intestinais.