Letra A de aprovação.
A) A adolescência deve ser entendida a partir das suas transformações, porém também como superação das concepções tradicionais sobre essa etapa do desenvolvimento. Para que a organização do ensino nas séries do Ensino Fundamental II, seja realizada a partir da atividade de comunicação íntima pessoal e da necessidade do modelo adulto para o desenvolvimento psíquico nesta fase. Correta para a pedagogia histórico-crítica a educação é transformadora .
B) Os caracteres sexuais seriam as principais causas do comportamento adolescente. Nessa fase ocorrem várias mudanças corporais denominadas caracteres sexuais primários e secundários. Diante das citadas concepções idealistas e biologicistas sobre a adolescência, a educação escolar nada (ou quase nada) poderia fazer para interferir no desenvolvimento de algo que é considerado intrínseco à natureza humana que é a fase da adolescência. Errada concepção inatista de educação em que os aspectos biológicos ou hereditários definem o sujeito que pouco ou nada mudam ao longo da vida.
C) As mudanças orgânicas que ocorrem na adolescência, são produtos das novas condições de vida. As particularidades psicológicas do adolescente são derivadas da maturação sexual e cerebral, e a escola apenas interfere na organização dos conteúdos por meio do currículo escolar, criando uma adequação ao desenvolvimento típico cerebral dessa fase, que deve ser entendido com uma limitação de capacidades intelectuais em função do predomínio do desenvolvimento das Funções Executivas. Errada a função da escola vai além dos conteúdos escolares. A escola tem inencionalidade das práticas para consolidar o bem social e para a qualidade da educação.
D) As exigências do meio social impostas ao adolescente, bem como as novas responsabilidades a ele confiadas, são fatores determinantes no seu desenvolvimento. Porém os aspectos biológicos dificultam as transformações necessárias e o modelo adulto nesta fase é facultativo. Erradas os aspectos biológicos não definem ninguém todos se transformam ao longo da vida.