SóProvas


ID
5577712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
COREN-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência à gestante e à puérpera com covid-19, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO B - Embora não existam estudos avaliando o impacto dessa manobra durante a gestação de mulheres com covid-19, a posição prona se mostrou segura para gestantes e seus fetos em pacientes sem doenças maternas. Assim, esse posicionamento deve ser utilizado para melhora da capacidade respiratória de gestantes com covid-19.

    CORREÇÃO C - Até o presente momento, a recomendação é privilegiar o aleitamento natural, com liberação da prática da amamentação, todavia, sob a efetivação de medidas que garantam a proteção tanto da mãe quanto a do RN. É importante que, nessa decisão, as grávidas e lactantes recebam aconselhamento sobre os cuidados maternos e apoio psicossocial básico, além de ajuda na prática da amamentação, independentemente se elas ou os RN forem suspeitos ou confirmados com covid-19.

    CORREÇÃO D - Gestante suspeito ou confirmado em condições e paramentos normais deverão ser direcionados para quartos privativos, com isolamento todas as medidas de precaução se disponível no serviço, recomendam-se leitos de PPP (pré- parto, parto e puerpério).

    NÃO DESISTA!

    FONTE: MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA À GESTANTE. MS 2ºEDIÇÃO/2021

  • Para o atendimento à gestante e à puérpera com covid-19, levando-se em conta o impacto dos fenômenos tromboembólicos na morbimortalidade materna, gestantes e puérperas com quadro moderado ou grave de covid-19 devem receber anticoagulação profilática. Alternativa A está correta.

    A posição pronada, ou seja, o decúbito ventral, é uma manobra importante no manejo de paciente com quadro de doença crítica por covid-19, é considerada uma posição segura para a gestante. Alternativa B está errada.

     A amamentação deve ser mantida em mulheres com suspeita ou confirmação de covid-19, com a utilização de máscara e medidas de higiene, desde que estas assim o desejem e estejam estáveis clinicamente. Alternativa C está errada.

    O diagnóstico de covid-19 não constitui indicação para cesariana. A determinação do momento e via de parto deverá se basear em aspectos obstétricos, idade gestacional e avaliação individual da gravidade do quadro materno. Alternativa D está errada.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Manual de recomendações para a assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.