SóProvas


ID
5577931
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço.
A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Primeiro corpo: sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço. Trata-se de ENFORCAMENTO: forma de asfixia mecânica produzida por constrição do pescoço por meio de um laço acionado pelo peso do corpo da própria vítima, onde a força do laço é direcionada para cima, e o sulco é alto, acima da laringe, heterogêneo, interrompido no nó, com direção oblíqua ascendente.

    Segundo corpo: sulcos duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço. Trata-se de ESTRANGULAMENTO: forma de asfixia mecânica em que a constrição cervical é feita por meio de um laço acionado por uma força diversa do peso do corpo da vítima. Aqui, a força do laço é variável, dependente da dinâmica dos fatos, e o sulco se faz presente abaixo do osso hióide, sobre a laringe, é contínuo, múltiplo, homogêneo, possui direção horizontal e é trespassado de uma extremidade sobre a outra.

    Terceiro corpo: equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. Trata-se de ESGANADURA, asfixia mecânica causada pela constrição do pescoço pelas mãos. De modo geral, a esganadura letal é sempre homicida. Dentre as lesões, destacam-se: estigmas ungueais, petéquias na face, congestão conjuntival, hemorragia nos músculos do pescoço, etc.

  • PALAVRA-CHAVE:

    MARCA OBLÍQUA NO PESCOÇO --- > ENFORCAMENTO

    ACRESCENTANDO...

    É IMPOSSÍVEL ESGANADURA SUICIDA.

  • Gabarito: LETRA B

    ENFORCAMENTO: característica principal sulco único com profundidade variável, tendo em vista ser forma de asfixia em que o peso da vítima atua de forma determinante e a força do objeto asfixiante será menor quanto mais próximo do nó.

    ESTRANGULAMENTO: característica principal sulco de profundidade única, haja vista a ação mecânica de asfixia ocorrer por força de terceiro diverso do corpo da vítima, como a exemplo de um golpe de mata leão.

    ESGANADURA: será sempre meio de asfixia ocorrido por homicídio, pois é modo de ação realizada pelas MÃOS de terceiro, o que resultará em marcas esquimoticas como vermelhidão.

  • Questão do CEBRASPE de Medicina Legal da prova de perito geral da PB de 2008:

    Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. O primeiro apresenta elementos sinaléticos que constam de sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço.

  • CONCEITOS IMPORTANTES:

    a) Sufocação direta - asfixia mecânica com obstrução à penetração do ar nas vias respiratórias desde o nariz/boca até a traqueia. (ex: engasgue – corpo estranho) 

    b) Sufocação indireta - aquela causa pela compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.

    c) Esganadura - pressão exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal.

    d) Estrangulamento - constrição ativa do pescoço por força muscular, como ocorre quando se utiliza um cinto, aliado à força muscular do agente, para fazer a pressão, ou ainda no golpe conhecido popularmente como mata-leão.

    e) Enforcamento - faz-se necessária a constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo, como quando se coloca um laço ao redor do pescoço da vítima e retira-se o apoio dos pés da vítima, deixando seu próprio peso exercer a pressão fatal em seu pescoço.

  • > O SULCO está localizado geralmente sobre a laringe; único, duplo, triplo ou múltiplo, contínuo e de profundidade uniforme, de margens elevadas e cianosadas e leito deprimido não pergaminhado, é tipicamente horizontalizado, podendo, porém excepcionalmente, ser ascendente quando o laço foi tracionado pelo agente por detrás e para cima.

    >> a) NO ESTRANGULAMENTO (peso difere do corpo):  o sulco é horizontal e, nos raros casos de suicídio, descendente ou ascendente, múltiplo, contínuo e uniforme, em toda a periferia do pescoço, e não pergaminhado

    b) NO ENFORCAMENTO (peso do próprio corpo): é único, oblíquo ascendente, de situação alta, por cima da cartilagem tireóidea, mais profundo na parte central da alça, descontínuo por interrupção ao nível do nó, e pergaminhado.  

     

    >> Atualmente, o ESTRANGULAMENTO PELA MÃO é chamado de ESGANADURA : > Equimoses elípticas ou arredondadas, situadas bilateral e irregularmente no pescoço, produzidas pela ação compressiva dos dedos do agressor > Estigmas ou marcas ungueais (escoriações produzidas pelas unhas do agressor), comumente pergaminhadas, variáveis em número e encontradas à esquerda da linha mediana do pescoço quando o agente for destro, ou em forma de rastros escoriativos, de diferentes tamanhos e direções, devido às reações da vítima ao defender-se. 

  • Essa foi pra ninguém errar.