SóProvas


ID
5577934
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Jovem do sexo masculino, 45 anos, foi atropelado na via pública por um ônibus, sofrendo trauma toracoabdominal, com hemotórax e hemoperitônio. Foi socorrido, submetido à laparotomia e drenagem de tórax, com drenagem em selo d’água. Recuperou-se do coma, porém ficou internado por 2 meses, tendo broncopneumonia, sepse e veio a óbito.
Neste caso, a declaração de óbito deverá ser emitida

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Jovem do sexo masculino, 30 anos, foi atropelado na via pública por um ônibus, sofrendo trauma cranioencefálico, com hematoma extradural. Foi socorrido, submetido à craniotomia, com drenagem do hematoma. Recuperou-se do coma, porém ficou internado por 2 meses, tendo broncopneumonia, sepse e veio a óbito. Neste caso, a declaração de óbito deverá ser emitida

    Alternativas

    A no SVO, pois o evento final foi de causa natural.

    B pelo plantonista do hospital no momento do óbito.

    C pelo neurocirurgião que operou o paciente.

    D pelo médico plantonista que deu o primeiro atendimento pós-acidente.

    E no IML, pelo nexo-causal entre o acidente e a causa do óbito.

  • GABARITO: LETRA A

    Havendo nexo-causal entre o acidente (causa externa) e a causa do óbito, o corpo deve ser encaminhado ao IML e a declaração de óbito será emitida pelo médico legista.

  • A banca copiou na cara dura a questão da VUNESP Delta-SP-2014 - Q388952. Só mudou a idade.
  • Não sei como essa questão não foi anulada.

    Independente de o corpo ir para o IML em razão do nexo causal entre o óbito e o acidente, ou de ir ao SVO nos casos de morte natural, a questão pergunta sobre DECLARAÇÃO de ÓBITO, e NAO de EXAME NECROSCOPICO com o laudo da CAUSA MORTIS.

    Nesse sentido, a DECALRAÇÃO de OBITO pode ser emitida pelo médico que CONSTATOU a MORTE. A meu ver, pelo plantonista do CTI do hospital no momento do óbito.

    Obviamente, em razão da não ruptura do nexo causal entre o acidente e a morte, podendo esta ser considerada uma morte violenta a investigar, posteriormente o corpo deve ser enviado ao IML para que se proceda o EXAME NECROSCOPICO. Isto é, posterior à declaração do óbito.

    Em todo caso, como quem manda é a BANCA, Gabarito ficou na Alternativa A

  • Errei na prova e aqui de novo ¯\_(ツ)_/¯

  • Declaração de óbito: qualquer médico pode emitir.

    S.V.O: causas conhecidas E naturais(ex: uma morte em casa por falência múltipla dos órgãos);

    IML: morte violenta(crimes, suicídos, acidentes), não identificada, morte suspeita(causa desconhecida)

    Fonte: Meus resumos e questões passadas de ML. Abçs.

  • Toda morte violenta deve ter a declaração emitida por um perito do IML.

  • Caros colegas, sinto muita falta aqui dos comentários dos professores do qconcurso, sendo que tenho que recorrer aos livros para saber a justificativa da resposta.

    Pelo que pude observar a questão aborda o tema atestados médicos e alternativa correta é a letra a, pois em caso de morte violenta ou suspeita, o exame será realizado pelo medico legista - IML;

  • Art. 23, resolução 2.139/2016, CFM: O médico intervencionista, quando envolvido em atendimento que resulte em óbito de suposta causa violenta ou não natural, deverá obrigatoriamente constatá-lo, mas não atestá-lo. Neste caso, deverá comunicar o fato ao médico regulador, que adotará as medidas necessárias para o encaminhamento do corpo para o IML.

    • É vedado ao médico deixar de atestar o óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, exceto quando houver indícios de morte violenta.
    • Em caso de morte violenta, a declaração de óbito deverá ser fornecida, OBRIGATORIAMENTE, pelos serviços médico-legais.
  • O SVO- SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS- tem a finalidade de investigar as causas de óbito por morte natural, diferente do serviço mais conhecido que é o IML – Instituto Médico Legal (que investiga mortes violentas e/ou acidentais, por afogamento, estrangulamento, por armas de fogo, arma branca, queimaduras, eletricidade, homicídio, suicídio e suspeitas de envenenamento ou outros interesses da Justiça que demandem investigações profissionais).

    CROCE explica que: “Morte natural é aquela que sobrevém motivada amiúde por causas patológicas ou por grave malformação, incompatível com a vida extrauterina prolongada. Entende-se por morte violenta aquela que resulta de uma ação exógena e lesiva (suicídio, homicídio, acidente), mesmo tardiamente, sobre o corpo humano. Morte suspeita é aquela que ocorre em pessoas de aparente boa saúde, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violência indefinidos ou definidos — in exemplis, simulação de suicídio objetivando ocultar homicídio —, passível de gerar desconfiança sobre sua etiologia. CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012, P. 1120

    No caso da questão houve um acidente e a vítima ficou internada vindo a falecer. Nesse caso, caberá ao IML, tendo em vista o nexo causal entre o acidente a causa do óbito.

  • Acertei aqui e errei na prova. É sobre isso