Os componentes básicos para a criação de equipes eficazes podem ser resumidos em quatro categorias gerais. A primeira categoria é o projeto do trabalho. A segunda diz respeito à composição da equipe. A terceira se refere aos recursos e outras influências contextuais. Finalmente, as variáveis do processo refletem o que acontece na equipe de modo a influenciar sua eficácia. O que significa a eficácia da equipe neste modelo? Normalmente , ela engloba medidas objetivas da produtividade da equipe, a avaliação dos executivos em relação ao desempenho da equipe e medidas agregadas da satisfação dos seus membros.
Segundo Robbins, os quatro fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
Gabarito: Letra B
Fonte: Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional 2005, 11ed.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as equipes. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que não nos indica, segundo Robbins, quais são os fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são.
Em relação aos componentes básicos das equipes eficazes, Robbins (20140) nos apresenta três:
- A primeira delas se refere aos recursos e outras influências contextuais.
- A segunda diz respeito à composição da equipe.
- Por fim, as variáveis do processo refletem o que acontece na equipe de modo a influenciar sua eficácia.
São fatores contextuais (p.304 e 305):
- Recursos adequados: as equipes são parte de um sistema organizacional maior. Dessa forma, todas as equipes de trabalho dependem de recursos externos para sua sustentação. A escassez de recursos reduz diretamente a capacidade de a equipe desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e atingir seus objetivos.
- Liderança e estrutura: as equipes não funcionam se seus membros não entrarem em acordo sobre quem faz o quê e assegurar que todos contribuam igualmente nesse arranjo. O acordo em relação às especificidades do trabalho e como elas devem ser organizadas para integrar as habilidades individuais requer liderança e estrutura para a equipe, seja da parte dos gestores, seja dos próprios membros da equipe.
- Clima de confiança: Os membros das equipes eficazes confiam uns nos outros. Eles também demonstram confiança em seus líderes. A confiança interpessoal entre os membros da equipe facilita a cooperação, reduz a necessidade de monitoramento dos comportamentos individuais e une as pessoas em torno da crença de que nenhuma delas tentará tirar proveito da outra.
- Sistemas de avaliação de desempenho e recompensas: ocorrem avaliações individuais de desempenho e os incentivos podem interferir no desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Assim, ao lado da avaliação e das recompensas individuais pela contribuição de cada funcionário, os dirigentes precisam modificar o sistema tradicional de avaliação, baseado nas recompensas individuais, para refletir o desempenho da equipe.
Tendo visto quais são os fatores contextuais, podemos dizer que a alternativa que não apresenta um deles é a "B".
GABARITO: B
Fonte:
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.