-
Não, não há alternativa correta, porque não é sempre na terceira do singular, pode ser do plural também.
Uma coisa é você dizer que concorda em terceira pessoa, outra é você falar que é sempre na terceira do singular.
Gabarito C. (Errado)
-
Fui por eliminação, mas acredito que devesse ser: Concorda com a terceira pessoa.
-
Gab:. C
-
"Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa . É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução e não com o pronome. “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “Vossa Excelência conhece o assunto”."
(https://www.al.sp.gov.br/)
-
Vocativo é uma invocação, um chamamento ao destinatário, sendo que, nos documentos oficiais, ele sempre será seguido de vírgula. Ex. Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Os pronomes de tratamento são utilizados como alternativas para os pronomes pessoais em linguagens mais formais ou técnicas. ... Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas:
I - Vossa Excelência ou Excelentíssimo;
II - Vossa Senhoria;
III - Vossa Magnificência;
IV - doutor;
V - ilustre ou ilustríssimo;
VI - digno ou digníssimo; e
VII - respeitável.
A - ERRADO
O PRONOME VOSSA EXCELÊNCIA deve ser empregado para os representantes do Poder Judiciário.
B - ERRADO
O vocativo Senhor deve ser empregado em comunicações dirigidas aos representantes do Poder Legislativo.
C - GABARITO CORRETO DA IESES (15/02/2022)
Os pronomes de tratamento são usados para manter a formalidade, impessoalidade e respeito para com as autoridades e a concordância com esses pronomes sempre ocorre na terceira pessoa do singular.
Apesar do "sempre" - banca trouxe questão como certa. Nessas bancas, geralmente, questão corretas são as que estão mais completas, próximo do mais completas (o caso) ou menos errada! Sentar e Chorar.
Os pronomes de tratamento sempre concordam com a 3ª pessoa, no singular ou no plural (como disse a colega Alexandra), mesmo que esteja sendo usado diretamente com o interlocutor.
Exemplos:
“Vossa Magnificência deve comparecer à palestra de hoje com sua equipe”.
“Vossa Excelência e seus assessores estão convidados para o evento”.
D - ERRADO
O PRONOME VOSSA EXCELÊNCIA deve ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder
Caros Colegas, peço desculpas se houve algum erro.
Questão totalmente estranha. É complicado, você estuda e resolve exercícios e às vezes por conta deste tipo de questão acaba se confundindo. Negócio é sempre estar em "modo oração".
-
NÃO HÁ RESPOSTA CORRETA!
Alternativa C apresenta mais de um erro:
"Os pronomes de tratamento são usados para manter a formalidade, impessoalidade e respeito para com as autoridades e a concordância com esses pronomes sempre ocorre na terceira pessoa do singular."
Erro 1: Documentos oficiais são emitidos pelo poder público e direcionados ao serviço público ou a particulares (não necessariamente autoridades). Certamente você já recebeu ou conhece alguém que tenha recebido uma convocação para trabalhar nas eleições - um documento oficial enviado a uma pessoa do povo.
Erro 2: Os pronomes de tratamento exigem que a concordância seja feita na terceira pessoa. Se o pronome de tratamento estiver no singular, os verbos e os demais pronomes deverão estar no singular, mas se os pronomes de tratamento estiverem no plural, os verbos e demais pronomes relacionados a eles deverão ser flexionados no plural.
Ex.:
Vossa Senhoria assinou o requerimento?
Vossas Senhorias assinaram os requerimentos?
@professordaniellima
-
4.1 PRONOMES DE TRATAMENTO:
Autoridade - Endereçamento - Vocativo - Tratamento no Corpo do Texto - Abreviatura
1)Chefes de Poder (Presidentes) - A Sua Excelência o Senhor- Excelentíssimo senhor..- Vossa Excelência - Não há
2)Demais - A Sua Excelência o Senhor - Senhor... - Vossa Excelência - V. Exa.
3)Exceção (Outros postos militares não listados no Manual) - Ao Senhor - Senhor... - Vossa Senhoria V. Sa.
4.1.1 CONCORDÂNCIA COM OS PRONOMES DE TRATAMENTO:
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
4.4 VOCATIVO:
Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula. As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
Fonte:
Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos ; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018. 189 p. ISBN 978-85-85142-96-4