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Correto
Lombroso é o expoente da Escola Positivista, em que se defendia que o criminoso era um ser atávico, um animal selvagem que nascia predisposto ao crime. Portanto, o crime seria um fenômeno biológico. Ex: Para Lombroso a Etiologia do crime é eminentemente individual e deve ser buscada no estudo do delinquente. É dentro da própria natureza humana que se pode descobrir a causa dos delitos. Sustenta que o crime é um ente natural, sendo um fenômeno necessário (assim como a morte, o nascimento), definido pela biologia (determinismo biológico). Relacionou certas características físicas, tais como: tamanho da mandíbula, circunferência do crânio, lábios finos, maçãs do rosto, cabelo abundante, tendência à tatuagem, à psicopatia criminal. Além disso, afirma que os fatores externos servem apenas para desencadear algo que já é hereditário.
A Escola Positivista veio para contrapor a Escola Clássica, em que se defendia que o crime e a atuação do delinquente era oriunda do seu livre arbítrio.
Fonte: caderno sistematizado.
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Gabarito questionável!
A teoria lombrosiana é evidentemente antropológica, no entanto as características relacionadas ao criminoso nato foram: tamanho da mandíbula, circunferência do crânio, lábios finos, maçãs do rosto, cabelo abundante, tendência à tatuagem, à psicopatia criminal, mas nada relacionado a grupos étnicos. Inclusive Lombroso fala sobre o criminoso nato universal.
O que ele quis dizer sobre criminoso nato universal?
"Tais particularidades, isto merece destaque, seriam comuns em toda a parte do mundo, ou seja, o criminoso nato inglês era como o chinês ou italiano, razão pela qual haveria o criminoso nato universal." (Criminologia - Eduardo Viana, p.58)
Repito... Lombroso falou em "criminoso nato universal" e deu características antropométricas (medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano) para os criminosos de qualquer grupo étnico. Na minha opinião a questão estaria correta se tivesse citado o estudo antropológico criminal de Raimundo Nina Rodrigues, que é acusado de ter uma concepção racista e distorcida, inspirada no estudo antropológico de Lombroso, que não vinculou criminosos a raça.
Obs: Nessa prova acertei todas as questões de criminologia, exceto essa por causa do que falei. A matéria já é difícil e os examinadores misturando as coisas fica complicado ainda mais.
Gabarito da banca - Certo
Minha opinião - Errado
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Eu errei essa questão por entender que Lombroso não desenvolveu uma teoria antropológica racista. Uma coisa é o Raimundo Nina Rodrigues, com base nos seus estudos de Lombroso, fazer uma interpretação tupiniquim odiosa do criminoso nato! Essa distorção é do Nina, não estava na obra de Lombroso a questão da racismo contra negros.
Acho extremamente infeliz atribuir a antropologia de Lombroso a interpretação racista atribuída no Brasil.
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Assertiva C
Segundo a antropologia criminal de Lombroso, a manutenção da prisão do homem negro seria justificada por seu tipo racial e sua condição de criminoso na situação narrada. " no brasil é o Nina Rodrigues" viagem"
Nina Rodrigues = Psicologia das Multidões
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Lombroso nunca falou sobre condição racial, mas sim condições biológicas. Concordo plenamente com o comentário do colega @Ricardo Junior.
Lombroso lendo uma questão dessa se agoniza no túmulo com tamanha decepção, coitado!
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Entre tudo que já sobre Lombroso e sua teoria, CRIMINOSO NATO, nunca vi algo sobre cor da pele. vi sobre deformidade craniana, testa fugidia, 6 dedos, aversão a dor, .
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Criminoso nato: Individuo degenerado, geneticamente determinado á delinquência, podendo ser identificado á partir de seus caracteres fisicos e fisiológicos, como o tamanho da mandíbula, a conformação do cérebro, estrutura óssea e a hereditariedade biológica, referida como atavismo..
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Acertou quem errou. Sigamos!
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Segundo a antropologia criminal de Lombroso, a manutenção da prisão do homem negro seria justificada por seu tipo racial e sua condição de criminoso na situação narrada.
Vamos lá (...)
Cesare Lombroso: Ele utilizou algumas ideias de fisionomistas para tentar fazer um retrato do delinquente. Várias características corporais das pessoas eram analisadas, tais como estrutura do tórax, tamanho das mãos e das pernas, quantidade de cabelo, altura, peso, barba, rugas, tamanho da cabeça etc. A ideia era partir da observação da realidade para chegar a regras gerais sobre o comportamento delinquente.
Já Nina Rodrigues: em As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil, de 1894, criticou o ecletismo de Tobias Barreto e negou o livre-arbítrio invocando a heterogeneidade da cultura mental dos brasileiros. Com postulados que foram considerados racistas, Nina Rodrigues dizia que o negro era briguento, violento nas impulsões sociais e muito dado à embriaguez. Chegou a defender a existência de, pelo menos, quatro Códigos Penais no Brasil, que atendessem diversidades raciais e regionais.
Ambos são da escola positivista.
Lombroso- Italiano
NIna - Brasileiro.
Com essa breve explicação nota-se que o gabarito é questionável, conforme exposto pelo Ricardo.
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Agradeço e concordo plenamente com o brilhante comentário do colega Ricardo. Fica difícil sermos reféns de distorões e atcnicismos de bancas referidas como renomadas. Um lugar chamado Brasil.
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- O positivismo de Lombroso surge no período de intensa colonização europeia sobre a África;
- Nesse período existiam algumas pseudociências (fisionomia e frenologia, por exemplo) que tentavam legitimar a colonização europeia sobre a África e Ásia;
- Nesse época também surge a teoria da evolução das espécies;
- Lombroso negava a racionalidade e o livre-arbítrio, o criminoso nascia com uma doença que o fazia regredir e se comportar como primitivo;
- o delinquente nato estava fadado ao comportamento criminoso (determinismo biológico);
- Lombroso inaugurou a etapa científica da criminologia, fazendo autópsias na população carcerária (quem eram os presos? )
- Lombroso descreveu o criminoso com base em características físicas (premissa racista)
Gabarito: Certo.
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Lombroso não era racista.
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Desculpem! Mas isso não tem nada a ver com as ideias de Lombroso.
Lombroso não utilizou de cunhos racistas em relação ao determinismo Biológico, mas sim de questões antropométricas....
O que a assertiva traz está mais próximo do Etiquetamento do que das ideias de Cesare Lombroso na escola positivista.
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Até porque os estudos em campo forma realizados nos presídios da época na Itália (sem muitos afro descentes)...
1- CESARE LOMBROSO: crime é um fenômeno BIOLÓGICO. Atávico. Homem primitivo
1876 “O HOMEM DELINQUENTE” ESCOLA POSITIVA
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Passível de anulação, não?
Lombroso não desenvolveu teoria baseada no tipo racial.
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Eu acertei mas também não concordo, Lombroso levava em conta características físicas, mas não falava em cor, mas pensei a cor pode ser considerada uma característica física, e marquei certo!
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Questão muito mal formulada. Na verdade seria mais por rotulação ou etiquetamento do que por questões raciais. Lombroso não se baseou em questões raciais específicas.
Porém vamos dançar conforme a música.
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questão feita pra quem estuda errar kkkk
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Quem errou acertou. ¬¬
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Quer dizer que o Lomb não falava em raça em suas avaliações? Segue abaixo algumas passagens do "O homem delinquente":
"Entre os violadores (quando não são cretinos), quase sempre os olhos são salientes, a fisionomia é delicada, os lábios e as pálpebras são volumosos. A maioria são frágeis, loiros, raquíticos, e as vezes, corcunda".
"Em geral, muitos criminosos têm orelhas de abano, cabelos abundantes, barba escassa, sinos frontais e maxilares enormes, queixo quadrado e saliente, zigomas largos, os gestos frequentes, em suma, um tipo aproximado do mongol ou do negro."
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Fatores biológicos, escola positivista.
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GENTE PELAMORRRRRR
Tem uns comentários que só por Deussss!!!!
Lombroso distorceu a teoria da evolução de Darwin.
Ele colocava a identidade caucasiana europeia como a característica do não delinquente, como uma "raça superior".
E o criminoso como um ser atávico que representava a regressão a um homem primitivo, um selvagem que não evoluiu, um tipo de subespécie do homem.
Esses conceitos sobre a existência de uma raça superior influenciaram a visão neocolonialista, considerando povos de origem não européia como pecadores e desprovidos da mesma capacidade intelectual dos europeu, e a regimes totalitários como o nazismo que buscavam uma "raça pura".
Em 1965 foi considerada como forma de discriminação racial - RACISMO - pela Assembléia Geral das Nações Unidas.