SóProvas


ID
5580277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Plínio, homem negro, de 24 anos de idade, caminhava em direção à parada de ônibus quando escutou a sirene de uma viatura policial e a ordem para que levantasse suas mãos. Após a busca pessoal, o abordado perguntou aos policiais militares o motivo da abordagem e eles responderam que Plínio se encontrava em situação de fundada suspeita.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item. 

A seletividade racial nas ações policiais depende da presença do racismo individual.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O seletividade racial nas ações polícias são muito maiores que a mera convicção do agente.

    Em um primeiro momento há o racismo social, vez que a própria população estigmatiza o negro de delinquente e criminoso. Como consequência lógica, as instituições policiais que são compostas por membros da sociedade são enraizadas pela cultura do racismo social, o que constrói o estigma do racismo estrutural dentro da corporações.

  • Diz respeito ao Racismo estrutural e sistêmico. Nossa 200 questões eu acho que até o examinador cansou.

  • Segundo Sílvio Almeida, a concepção estrutural do racismo, que centraliza a análise na sociedade da qual surgem instituições e ações racistas, toma o racismo como uma relação social; nem atos individuais, nem problemas de desenho institucional, mas relações sociais, ou seja, atos concretos realizados em uma estrutura social conflituosa e antagônica.

    O racismo estrutural se apoia em um processo político que se desdobra em uma dimensão institucional – o Estado, e apenas ele, pode regular jurídica e extra-juridicamente as práticas cotidianas racistas – e em uma dimensão ideológica destinada a criar coesão social em uma sociedade fraturada. Ele também se apoia em um processo histórico, que singulariza a constituição do racismo de cada sociedade.