SóProvas


ID
5580907
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos seguintes raciocínios clínicos em psicopatologia, indique o que seja correto.


I. A ocorrência psicótica ou grave dissociação da realidade são indicativos de um diagnóstico de um transtorno mental. O quadro psicótico envolve diversos sintomas, como alucinações, paranoia, e até mudanças na personalidade, sendo a ocorrência psicótica não encontrada em quadros agudos e transitórios.

II. Presença de ansiedade, alterações de pensamento e agitação, com luta contra sintomas pode ser indicativo de um transtorno de ansiedade. Enquanto déficits ou ausência de percepção das regras e morais, bem como da natureza das relações e aumento da demanda relacional pode ser indicativo de um transtorno de personalidade.

III. Alteração da memória passada pode ser encontrada nos transtornos mentais orgânicos. Nas demências, a memória afetada é acompanhada da alteração do pensamento. Na demência de Alzheimer, o requisito primário é o declínio da memória e pensamento, mas isto ocorre de modo insidioso, com deterioração lenta, e sem indicativos de ser decorrente de outra doença sistêmica ou cerebral, a qual possa induzir uma demência.


Estão corretas apenas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • I. A ocorrência psicótica ou grave dissociação da realidade são indicativos de um diagnóstico de um transtorno mental. O quadro psicótico envolve diversos sintomas, como alucinações, paranoia, e até mudanças na personalidade, sendo a ocorrência psicótica não encontrada em quadros agudos e transitórios.

  • De acordo com Dalgalarrondo (2019), existem quadros psicóticos, com sintomas mais ou menos,semelhantes à 
    esquizofrenia (pode haver alucinações e delírios, bem como discurso e comportamento desorganizados), de surgimento bem agudo (geralmente eclodem e alcançam máxima gravidade em até duas semanas). Entretanto, tais quadros, diferentemente da esquizofrenia (com curso em geral grave e deteriorante) revelam remissão relativamente rápida dos sintomas (dias ou semanas) e não implicam deterioração da vida social ou empobrecimento psíquico em forma de sintomas negativos ou perdas cognitivas.
    Os demais itens estão corretos.
    Dalgalarrondo, P (2019). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. – Porto Alegre : Artmed.

    GABARITO: C