SóProvas


ID
5580946
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho clínico com sofrimentos nas relações familiares, ou em face de vínculos familiares, pode requerer informações sobre como a como a família é ou foi afetada pelas mudanças e experiências relacionadas às mudanças, que surgem ao longo dos ciclos de vida familiar. Sobre as mudanças nos ciclos de vida familiar, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Há, no enfrentamento de mudanças por parte das famílias, os estressores horizontais, que podem ser desenvolvimentais como a morte precoce, acidentes ou divórcio; ou impredizíveis, relativos às mudanças no ciclo de vida.

    morte precoce não se encaixa como mudanças desenvolvimentais, mas sim como mudanças impredíziveis.

  • Uma família não passa pelas fases do ciclo de vida linearmente. A passagem pelos estágios (jovem solteiro, família sem filhos, família com crianças, família com adolescentes, família no meio da vida e família no estágio tardio) sofre influencia de vários fatores chamados estressores verticais e horizontais. 
    Os estressores verticais são padrões de relacionamento e funcionamento que são transmitidos para as gerações seguintes de uma família principalmente através do mecanismo de triangulação emocional. Ele inclui todas as atitudes, tabus, expectativas, rótulos e questões opressivas familiares com as quais nós crescemos. Podemos considerar como estressores verticais a história de cada família, seus mitos e medos, seus rituais, seus padrões de comportamento que são transmitidos através de gerações. 
    Os estressores horizontais são as passagens de um a outro ciclo de vida, chamados eventos predizíveis, ou os desenvolvimentais, como trouxe a questão,  que pode sofrer a interferência de eventos impredizíveis como morte prematura, doenças crônicas, acidentes, etc.
    Assim, o item A encontra-se incorreto em razão dos exemplos listados se enquadrarem nos eventos impredizíveis.

    GABARITO: A