SóProvas


ID
5581264
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em oposição a Franco Rabelo, um exército de camponeses e jagunços invadiu a cidade de Fortaleza em março de 1914 para garantir a continuidade do controle político da oligarquia aciolina. Esse evento faz parte

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    A Revolta ou Sedição de Juazeiro foi um confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearense e o Governo Federal provocado pela interferência do poder central na política estadual nas primeiras décadas do século XX. Ocorreu no sertão do Cariri, interior do Ceará, em reação à interferência do poder central contra a política do coronelismo. Sob a liderança de Floro Bartolomeu, Nogueira Acióli e do padre Cícero Romão Batista, um exército de camponeses resistiu à invasão das forças do governo federal e marchou até Fortaleza, invadindo a capital e depondo Franco Rabelo. Após a revolta, padre Cícero sofreu retaliações por parte da Igreja. Entretanto, permaneceu como eminência parda da política cearense por mais de uma década e não perdeu sua influência sobre a população camponesa, que passou a venerá-lo como santo e profeta. Em Juazeiro do Norte, um enorme monumento erguido em sua homenagem atrai, todos os anos, multidões de peregrinos.

    -------------------------------

    Já a Insurreição do Crato foi um movimento ocorrido durante o período regencial do império brasileiro. Ele aconteceu como resposta à abdicação de D. Pedro I. O retorno do imperador à Europa, quando a nação ficou à espera da maioridade de D. Pedro II, provocou inúmeras rebeliões por todo o país. Foi um período de incertezas que gerou reações diversas. Uma delas ocorreu no Crato, interior do Ceará, entre os anos de 1831 e 1832. O líder do movimento foi Joaquim Pinto Madeira, e as tropas que o seguiam lutavam, dentre outras pautas, pela restauração de Pedro I. Em seu movimento anularam a abdicação do imperador e deram início a um governo provisório para todo o Cariri. No entanto, o movimento acabou derrotado pelas tropas de Pedro Labatut, tendo seu líder preso, julgado e fuzilado.

    ------------------------------------

    Em 11 de maio de 1937, centenas de sertanejos, seguidores do beato paraibano José Lourenço foram massacrados pela Polícia e pelo Exército, na fazenda denominada Caldeirão, situada no Crato, Ceará. O episódio ficou conhecido como Massacre do Caldeirão. A terra havia sido doada aos romeiros pelo Padre Cícero no final da década de 1920.

    -----------------------------------------

    Cangaço foi o nome dado a um grupo de pessoas que protestava contra a situação de precariedade e injustiça social na qual vivia a população da região Nordeste do Brasil, entre os séculos XIX e XX. O termo cangaço tem origem na palavra “canga”, madeira utilizada na cabeça do gado e que servia para transporte. Como os componentes desse movimento social viviam em bandos e percorriam diversas cidades levando seus inúmeros pertences, deu-se a eles essa denominação. Em 1877, no sul do Ceará, outro surgiu: João Calangro. Ele comandava um bando de cangaceiros chamados de “calangos” em referência ao seu nome.