SóProvas


ID
5583562
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A burocracia possui um papel a desempenhar nas políticas públicas.

Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsa(s).


( ) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.

( ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.

( ) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Galera, no âmbito das políticas públicas, a burocracia faz menção aos servidores do Estado.

    Sabendo disso, vamos lá:

    ( V ) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.

    Os políticos geralmente tomam decisões muito genéricas. (É só olhar as promessas eleitorais). Desta forma, é natural que uma boa parte da decisão repouse no domínio da burocracia, já que os servidores estão muito mais perto da realidade em que a política pública vai ser aplicada, do que os políticos lá em cima.

    ( F ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.

    Errado porque o modelo Bottom-Up afirma que os burocratas que irão implementar a política devem ter muito mais discricionariedade e poder para escolher os meios e recursos que irão utilizar para executar as políticas.

    ( V ) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.

    Etapas: Definição da agenda, elaboração, formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação. Os agentes burocráticos participam, portanto, tanto da formulação como da implementação das políticas públicas. Ao contrário do que a abordagem tradicional postulava, a burocracia não é um “agente neutro”.

    Fonte: Minhas marcações do material do Estratégia.

  • Eu também errei essa questão e agora consigo entender. Espero que possa ajudá-los!

    1°: A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram. ---> V

    3° A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas pública ---> V

    Essas afirmações remetem ao princípio da burocracia denominado Padronização e Previsibilidade: rotinas padronizadas e bem definidas são mais previsíveis. A administração burocrática também realiza o famoso controle a priori, sendo assim, ela realmente conhece tudo que acontece e tem influência em todas as etapas.

    2° ( ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência. ---> F

    Podemos confundir essa afirmação com o princípio da Impessoalidade que marca a burocracia (que na verdade diz sobre as relações e contratações da administração). Mas o examinador, muito maldoso, só pegou o Ctrl + C e Ctrl + V do enunciado de uma prova da Esaf de 2008. Não encontrei nada de teoria sobre isso, em nenhum outro lugar.

    Mesmo assim, vamos tentar entender, e lembrar que estamos falando de políticas públicas: para Max Weber (1966) “a administração burocrática significa, fundamentalmente, o exercício da dominação baseada no poder”. Ou seja, tendo legitimidade e hierarquia (princípios que também marcam a burocracia) seria possível imaginar a discricionariedade e poder para tomar partido e escolher o que é melhor nas políticas (dentro da legalidade). Ou seja, aqui trata-se de a administração ter um maior envolvimento.

    Vamos ao trecho da prova da Esaf:

    "A pesquisa contemporânea sobre políticas públicas tem explorado o papel da burocracia não somente na implementação das decisões tomadas, mas também na sua própria formulação. Ao contrário da imagem simples de uma burocracia apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência, emerge desses estudos um ator capaz de interagir com outros atores, de ter preferências e de afetar todo o ciclo das políticas públicas."

    Fazer o quê!? Provável que muita gente erraria essa na prova. Vamos seguir o baile.

    Bons estudos!!!

    Questão 16, Prova MPOG 2008: https://app3.mapadaprova.com.br/provas/esaf/2008/mpog/especialista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental

  • Questão bem complicada! Não é à toa que tem quase 80% de erro.

  • Sinceramente, não sei como alguém consegue justificar uma questão com gabarito sem sentido algum.

  • De acordo com a explicação dada pela Prof. Elisabete Moreira, ao relacionar as políticas públicas à burocracia, o enunciado da questão não está utilizando o termo burocracia no sentido tradicional (como modelo de Administração Pública do séc. XIX, nos moldes weberianos), mas sim no sentido atual presente no modelo gerencial (traduzindo na "pessoa que trabalha na administração do Estado"; autoridades formais e as instituições que integram a "burocracia estatual"; os burocratas).

    Sabendo disso, vamos aos itens:

    (V) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.

    A assertiva está verdadeira. Isso porque incumbe aos burocratas do Governo a realização do monitoramento das políticas públicas desde a fase de planejamento, o que lhes confere conhecimento do que está ocorrendo nos programas públicos.

    (F) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.

    A assertiva está falsa. Isso porque HOJE, na instituição de políticas públicas, os burocratas não fazem análises estritamente técnicas, apartidária, neutra. Pelo contrário, os burocratas participam de forma ativa na implementação de políticas públicas (como no caso no modelo “botton up”); há análises qualitativas e de efetividade; há opinativos; etc.

    (Lembrando que, se fosse no sentido tradicional de burocracia, a assertiva estaria correta; mas não é este o sentido de trabalhado pela questão).

    (V) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.

    A assertiva está verdadeira, pois as autoridades formais e as instituições (leia-se burocratas, kkk) possuem um papel ativo em todas as etapas das políticas públicas.

    Eu também errei e agora só nos resta decorar essa nova abordagem da banca (afinal pode cair na nossa prova). ;)

    Fonte: Correção dada pela Prof. Elisabete Moreira (Estratégia)

    EDIT: Pessoal, seguem outras questões interessantes sobre o papel da burocracia na formulação das políticas públicas para revisarmos esses conceitos:

    Q852339

    Q576121 (muito boa essa!!)

    Q630260

  • BUROCRACIA NAO QUER DIZER ESCASSEZ DE INDICADORES DE RESULTADO, SENÃO NÃO TERIAMOS AVANÇADO NADA NA ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XX.

    NÃO É MOTIVADA PELA ÉTICA DA OBEDIÊNCIA.

    TJDFT 2022

    CAVALEIRO DE CRISTAL

  • mas vocês têm alguma referência bibliográfica sobre a utilização do termo burocracia em outro sentido que não seja o significado de burocracia?

    parece-me que houve um malabarismo intelectual da professora do estratégia para se chegar à conclusão que ela chegou.

    a burocracia permite sim a influência política e, nesse sentido, ser partidária e não neutra. a burocracia também consegue permitir uma ética que não seja orientada para obediência e sim uma ética que seja voltada para a inovação.

    mas nas teorias a burocracia é um modelo a ser superado (adm. gerencial).

    na prática, a burocracia, em 90%, ainda representa o modelo exatamente como descrito na assertiva: apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência. Isso se reflete no dia a dia: queremos resolver algo num órgão, mas só resolveremos com alguém específico, outra pessoa não assumirá a responsabilidade; queremos entrar com recurso contra decisão, há todo um caminho hierárquico a ser seguido; como servidores, poderemos até sugerir alguma mudança relacionada a algo, mas esbarraremos na vontade do nosso superior;

    talvez o erro seja a palavra DEVE. será que a FGV está cespeando?

  • GAB A

    I – Verdadeira: A burocracia possui rígido controle dos seus processos e das suas atividades programadas. Obviamente, sob estes critérios, possui também a mensuração sobre a aceitabilidade de seus programas. O que não controlam efetivamente são os resultados efetivos propriamente ditos, pois são posteriores ao modelo burocrático.

    II – Falsa: No âmbito das políticas públicas, a visão de neutralidade e apartidarismo tem sido substituída pela visão de um ator capaz de interagir com outros atores, ter claras preferências e afetar todo o ciclo de políticas públicas. Não há, na visão Moderna, neutralidade da burocracia no ciclo das políticas públicas.

    III – Verdadeira: Como visto acima, as pesquisas contemporâneas tem percebido influência da burocracia não somente na implementação, mas também na formulação de tais políticas e, em grande parte, afeta sobremaneira todo o ciclo de políticas públicas.

    FONTE: GRAN, Kuyfferson Juan Godoi

    Bons estudos.

  • Marquei a opção que é totalmente o oposto da correta (alternativa B), e mesmo depois de ler os comentários, continuo sem entender o gabarito

  • letra a

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes, características:

    • Caráter legal das normas e regulamentos.
    • Caráter formal das comunicações.
    • Caráter racional e divisão do trabalho.
    • Impessoalidade nas relações.
    • Hierarquia de autoridade.
    • Rotinas e procedimentos padronizados.
    • Competência técnica e meritocracia.
    • Especialização da administração.
    • Profissionalização dos participantes.
    • Completa previsibilidade do funcionamento.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato

  • Para respondermos essa questão, primeiramente devemos saber que o Modelo Burocrático foi adotado para substituir a administração patrimonialista, o qual definiu as monarquias absolutas.

    Na Administração Pública Burocrática existe a profissionalização do serviço público, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são “a priori" e há um controle rígido dos processos administrativos.

    Dessa forma, podemos analisar cada afirmativa separadamente.

    (V) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.

    Como o modelo Burocrático possui seu foco voltado para o rígido processo administrativo, o conhecimento de todas as etapas está inerente a esse controle.

    (F) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.

    Pelo fato de o modelo Burocrático possuir o poder racional-legal, não podemos afirmar que a burocracia será estritamente técnica, visto que, o racional também deve ser observado.

    (V) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.

    Justamente pelo fato de o modelo Burocrático estar controlando o processo administrativo de forma rígida.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Questão sem sentido ou de justificativa muito específica além do que comumente é encontrado para a matéria.

    A única pessoa que achou uma justificativa para o item II estar falsa decorre de um texto de uma outra prova feita em 2008. Daí eu concluo que: ou a banca se utilizou de uma literatura mto específica (que nenhum dos 5k que responderam a questão souberam achar) ou mostra a incapacidade na elaboração de questões.

    Segundo ponto. Outro comentário diz que ao relacionar políticas públicas e burocracia, não devemos utilizar o conceito clássico de teoria burocrática. Onde tá isso? Pergunta bem séria, mesmo, pois é a primeira vez que veja essa relação e preciso de um embasamento teórico para complementar meus estudos (não pode ser de material de cursinho, pois eles montam estes materiais através da logística reversa).

    Terceiro ponto. Foi dito para pensarmos na aplicação prática da burocracia na forma como é feita hoje. Onde, no enunciado, diz isso? A questão precisa apontar para qual direção quer que o candidato encontre a resposta certa. Caso o contrário é indução de erro.