SóProvas


ID
5583976
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo”. (Oscar Wilde)


Esse pensamento traz implícita uma ideia sobre o que é escrever bem, que corresponde a escrever:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado só digo isso.

  • Tem uma questão que agora não me vem a mente (mas é prova da fgv recente também) onde o gabarito diz que escrever bem diz respeito a compreensão para todos. VTNC FGV. Não somos palhaços.

  • Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. ... Alguns sinônimos de erudito são: enciclopedista, entendido, iluminado. Ex: Ninguém sabe mais do que ele sobre a história dos automóveis.

    No enunciado, pede pra que não fuja dessa parte, "Esse pensamento traz implícita" ligado semânticamente à frase "e sou tão inteligente"

    Raciocinei assim posso estar errado qualquer coisa podem corrigir.

    Gabarito letra C

  • Imagine um emoji com cara de palhaço aqui.

    Vou dormir.

    Desisto.

    Por hoje já deu.

    Cansei.

    Fui.

  • “Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo”. (Oscar Wilde)

    Esse pensamento traz implícita uma ideia sobre o que é escrever bem...

    Quando li a questão também tive a mesma impressão que você , Marcelo. Mas se atente para o que a questão esta pedindo, ela quer a informação que esteja de acordo com a fala do autor.

    Portanto quando ele diz que não faz ideia do que esta dizendo, ele se refere ao uso das formas eruditas da linguagem.

  • Na outra questão trazida pela banca, na qual ela utiliza esse mesmo texto, a interpretação do conceito pedido é diferente

  • "sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo"

    Quer dizer que ele usa palavras e construções complicadas, tipo os ministro do STF ao discursarem seus votos, que ele mesmo não entende.

    10% das questões da PT da FGV realmente são polemicas e viajadas, mas o resto com treino, bagagem cultural e usar o cérebro ao invés de decorar regras se resolve.

  • Pessoal, temos que nos atentar que o enunciado pede para inferirmos segundo o pensamento do autor.

    “Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo

    Podemos inferir que, segundo o autor, escrever/ falar bem envolve também utilizar uma linguagem erudita, filosófica, rebuscada. A maioria errou a questão por tentar inferir o que seria "escrever bem" segundo o nosso próprio entendimento, no qual poderiam se encaixar diversas respostas, como "escrever adequadamente à situação".

  • satanás de asa

  • O enunciado deixa bem claro que a ideia é baseada no pensamento citado acima...

    Problema se o manezão egocêntrico, autor do trecho citado, acha que é inteligente só porque escreve difícil. Para acertar teríamos que deixar isso bem claro para nós mesmo: O pensamento é dele, embora eu não concorde eu preciso acertar a questão e fod.ase.

    A FGV colocou essa questão porque sabia que a maioria iria pelo senso comum, o oposto ao pensamento do autor do trecho... Questão difícil, porém inteligente!

  • errei, mas que questão linda!

    só prestar atenção ao enunciado, como sempre. é a chave.

    “Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo (ele usa palavras tão rebuscadas, por ser "tão inteligente", que nem ele mesmo se entende)”. (Oscar Wilde)

    ESSE pensamento (do autor, não o seu) traz implícita uma ideia sobre o que é escrever bem (para o autor), que corresponde a escrever: com o emprego de vocábulos eruditos (excesso de cultura e de conhecimento)

  • LETRA C

    ATENÇÃO!

    Comparem com estas:

    Q985191 FGV - 2013 - AL-MA - Técnico de Gestão Administrativa - Taquígrafo

    "O bom escritor não mostra nenhum sinal de esforço: o que escreve é exatamente o que o momento exige!" (Nouailles)

    Assinale a alternativa cuja definição do termo "escrever bem" esteja de acordo com o pensamento acima.

    A) Escrever de forma gramaticalmente correta.

    B) Escrever de forma adequada à situação.

    C) Escrever de forma culta e elaborada.

    D) Escrever de acordo com um plano rigoroso.

    E) Escrever segundo modelos de escritores clássicos.

    e Q1861857

  • Um absurdo essa questão. Entra em conflito com outras semelhantes.

  • Falta de coerência, não só com as próprias questões da banca, mas também com o manual de redação oficial.

  • Errei, mas que questão TOP hein....

  • GAB C

    Essa banca é fo*a!!!!

    mesmas alternativas de uma outra questão que ela já fez, porém mudou o enunciado.... Quem respondeu igual a outra, ou seja, alternativa B, errou feito eu...

    UM DIA DE CADA VEZ....

  • A letra C foi a primeira que eu eliminei.

    Difícil engolir esse gabarito.

  • fgv e a maconha dela
  • Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. 

    Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. 

    Erudito é relacionado a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada, como obras eruditas, música erudita, violão erudito etc.

    Branca extremamente COVARDE

  • Primeiro que o autor diz que está conversando com ele mesmo e não entende o que está dizendo. Como tirar das vozes da cabeça que ele está falando de escrita?

  • Errei, marcando a D!

    Mas no caso dessa questão, diferentemente da questão da prova de taquígrafo Q985191, os sentidos dos textos são diferentes. Tendo assim, inferências diferentes.

  • Se até o dia da minha prova eu não for parar em um pronto-socorro psiquiátrico, eu não vou nunca mais!!!

  • Gabarito C

    com o emprego de vocábulos eruditos;

    Se não entende o que se esta falando / linguagem deve ser difícil

  • Meu pai do céu! Hoje não acertei nenhumaaa

  • o índice de acerto dessa questão está baixíssimo
  • esse pessoal da FGV é sádico

  • VTNC FGV e todos os que passam pano e tentam justificar questões bizarras como essa!

  • Parem de comparar as questões. Uma não tem a ver com a outra. Essa questão pede o entendimento implícito no enunciado. Gabarito Correto, sem choro kkkk apesar de eu ter errado tmb
  • Pra quem ta falando " ai , mas eu ja tinha feito uma questão parecida com essa" Eu também fiz, a princípio marquei B , mas reli o enunciado e o texto trazido pela banca e vi nao era esse o gabarito

  • Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto.

    E tipo, no momento que ele fala que é muito inteligente da para ter noção que tem um "vasto conhecimento", errei a questão mas depois que vi o significado de Erudito, ficou mais aceitável ter errado e aceitado o gabarito.

  • Tenhamos atenção ao resolver questões de interpretação de texto da FGV. É importante, antes de tudo, identificar a ideia principal do texto, recomendo que anote para depois, por raciocínio desprovido de pessoalidade, buscar a INTENCIONALIDADE do autor.

    Neste caso, se formos criteriosos veremos que o autor da a entender que rebuscava palavras do Vernáculo que nem ele mesmo compreendia, no que atine a sua significância e possíveis gradações, todavia as emprega como meio de exarar ideias. O problema é que isso pode gerar vícios na comunicação, são os chamados ruídos. Nada obstante, o comando não busca esse tipo de entendimento e sim a simples intenção do autor.

    “Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, E SOU TÃO INTELIGENTE que algumas vezes NÃO ENTENDO uma palavra do que estou dizendo”. (Oscar Wilde). Noutros termos, escreve ou fala de forma erudita por preciosismo, malgrado não tenha a cultura suficiente para bem empregar tais termos (se tivesse entenderia)