-
Uso esporádico é de vez em quando e por que a letra C está errada????
-
Arquivos corrente e intermediário: Valor administrativo
Arquivo permanente: Valor histórico
No entanto, acredito que uso esporádico não é inerente aos arquivos permanentes. Vamos supor que um pesquisador está procurando arquivos sobre determinada época e frequentemente visita um arquivo retirando constantemente arquivos, por exemplo do século XIX. O uso não é esporádico nesse caso.
Por favor, alguém me esclareça se minha lógica está errada.
-
Se vc marcou a C acertou essa banca viajou na maionese
-
Eu marquei letra C, apesar de ter perdido seu valor administrativo, o documento ainda é utilizado. A questão não não deixa claro para que seja permanente.
-
GABARITO:A
Arquivo corrente / 1ª FASE / ativo:
é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos + valor primário (Administrativo)
Arquivo intermediário / 2ª FASE / inativo :
é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente + valor primário (histórico)
Arquivo Permanente / 3ª FASE /morto :
-É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. São documento que já não tem utilidade administrativa (perdeu seu valor administrativo), mas não podem ser eliminados.
-Ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações (na fase corrente e na intermediária, em obediência à Tabela de Temporalidade), obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos, interna e externamente (LIBERALLI, 2004)
Arquivo Setorial:
São aqueles que cumprem função de arquivo corrente e, por esta razão, devem ser guardados próximos aos órgãos operacionais e por isso costumam ser descentralizados.
Arquivo Especial:
São aqueles que requerem tratamento especial independente de sua forma. Chama-se arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de diversos suportes, como, por exemplo, CD, microfilme, textos em papéis etc.
-
Marquei a letra C, pois é um documento de pouco uso, porém ainda utilizado!
-
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
A letra C esta correta , arquivo permanente não tem valor administrativo , seu valor é Secundário - histórico ,
probatório e informativo.
Arquivo Intermediário tem seu valor administrativo !