-
Letra C também está correta.
Banca chata ...
-
"Exclusivamente" mata qualquer cespeiro.
-
“NÃO JOGUE FORA SUA VIDA NUMA ULTRAPASSAGEM. Não deixe que a pressa converta sua viagem num jogo perigoso ou estará arriscando sua vida em cada ultrapassagem. Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse. A vida não é um jogo e seu encontro com as férias sempre pode esperar um pouco mais. A vida é a viagem mais formosa.”
GAB: B
-
Discordo do gabarito! Esse trecho abaixo torna o exclusivamente da (B) errado:
"A vida não é um jogo e seu encontro com as férias sempre pode esperar um pouco mais. A vida é a viagem mais formosa."
Aqui o foco não é a ultrapassagem e sim passar uma mensagem mais emotiva ao leitor. Foi assim que eu compreendi
-
Gente, fala sério, "exclusivamente", concordo que seja um ponto importante e o texto mostra isso, mas por esse segmento "Se você não tem toda a situação a seu favor", gera uma ideia de condição da pista, estado do motorista que se deseja ultrapassar, etc, faz muito mais sentido a ideia de tentar emocionar o leitor para agir com prudência, enfim, segue o jogo.
-
Então "exclusivamente" vale para a FGV é? hmmmm
-
Professor Ivan Lucas, nos ajude.
-
Se que existe um cara que acertou todas dessa prova de português da FGV?
-
A FGV faz o que quer!
-
Senhor, nunca mais reclamo do CESPE na minha vida, amém!
-
Não concordo com o gabarito. Ao afirmar o "exclusivamente", a banca esquece que há trechos subsequentes no texto que dá uma versão do que seria a vida, vejamos: "A vida não é um jogo e seu encontro com as férias sempre pode esperar um pouco mais. A vida é a viagem mais formosa.” Tal trecho não se refere ao tema "ultrapassagem", mas sim a "vida".
-
A IDÉIA CENTRAL DO TEXTO, SOBRE O MEU PONTO DE VISTA, SERIA EMOCIONAR O LEITOR E SOLICITAR QUE ELE SEJA PRUDENTE.
TIPO TEXTUAL INJUNTIVO DIRETIVO.
-
A ou C... exclusivamente, não dá, pô!
-
Gabarito orrivel para qualquer banca, mas se tratando da FGV, pegou mal. O gabarito mais adequado seria letra a letra c. Sem dúvida alguma.
-
Fiquei em dúvida entre as alternativas a e b. Marquei letra a.
-
O cara que marca a B, com esse EXCLUSIVAMENTE, sem medo, não tem medo de nada!
-
A letra C realmente confunde o candidato, mas é preciso lembrar que o objetivo do texto publicitário aqui é convencer o leitor sobre não ultrapassar sem a devida segurança. Nesse caso, estamos diante da função conativa ou apelativa, a qual é focada no receptor da mensagem. Diante disso, a letra B é a mais correta, apesar do "exclusivamente" parecer um pouco forçado.
Espero ter ajudado.
-
Não quero justificar esse gabarito até pq acertei na sorte. Depois do gabarito é mole chegar a outro entendimento. A palavra exclusivamente se refere não ao texto como um todo mas em relação ao "foco" do texto. O "foco" é só para conscientizar a não fazer ultrapassagens perigosas. Como é feita essa conscientização não importa aqui mas sim o "foco" é só para isso.
-
raramente comento mas meu amigo o texto tem umas 10 vezes a palavra vida...VIDA...como que não quer passar emoção!????
-
Concordo com Daryl-RJ, a palavra "exclusivamente" é determinante e, em dado momento, o autor destaca a beleza da vida, o que não é diretamente relativo ao problema da pressa e dos acidentes. Além disso, ao meu ver, o intuito do texto é claramente mexer com a emoções do leitor para que ele desenvolva o sentido de prudência ao dirigir. Entendo que esse gabarito da banca está errado.
-
Gente pq a C não está correta? Alguém poderia me ajudar?
-
LETRA B
a) trata-se de um texto publicitário, destinado a vender a ideia de segurança no trânsito; - ERRADO
Não se trata de vender a ideia de segurança no trânsito. O texto tem mais as características de uma campanha de conscientização do que de publicidade, pois textos publicitários objetivam vender algo, seja um produto ou um serviço. A finalidade do texto é fazer os condutores de veículos serem mais cuidadosos na hora de ultrapassagens. Errada a letra A.
b) o texto focaliza exclusivamente o problema da pressa nas ultrapassagens, com recomendação de prudência; - CERTO. O texto fala somente da ultrapassagem.
Notaram que o texto está sempre repetindo a palavra "ultrapassagem"? Notou que a ideia de esperar, de não ter pressa, também se repete? Então, essa repetição não foi à toa. Não foi vocabulário pobre de quem elaborou o texto. Essa repetição tem a finalidade de reforçar a mensagem, reforçar a intenção do criador do texto, que é a seguinte: uma ultrapassagem apressada pode acabar com a sua vida e com a de outras pessoas. Seja responsável na hora de ultrapassar. Em que parte do texto foi dito que se pode ultrapassar? Aqui:
→ Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse.
Note que existe uma condição para que a ultrapassagem ocorra. Se essa condição for cumprida, o motorista pode ultrapassar. EM outras palavras, o que está sendo dito é o seguinte: Ultrapasse se você tiver toda a situação ao seu favor. Assim, a ultrapassagem exige prudência e responsabilidade. Logo, a letra B é o gabarito da questão.
c) a função básica da linguagem nesse texto é a de despertar emoções no leitor, de modo a convencê-lo a ser prudente; - ERRADO
Se você errou a questão, você provavelmente marcou esta alternativa. A função básica do texto não é despertar EMOÇÕES no leitor, mas sim despertar sua consciência e reponsabilidade. A função do texto não é que o leitor fique triste ou feliz, por exemplo. O objetivo é influenciar o comportamento do motorista nas estradas para que ele dirija de forma prudente e responsável. Assim, errada a letra C.
d) por sua seleção de linguagem, o texto se dirige prioritariamente a motoristas das classes Populares; - ERRADO
O texto não faz distinção entre os motoristas. Ele se dirige aos motoristas em geral. Não há elemento algum no texto que nos permita concluir que ele foi direcionado a motoristas de classes populares. Incorreta a letra D.
e) o valor positivo da realidade, predominante nesse tipo de texto, não é obedecido aqui, já que há inúmeras negações. - ERRADO
Alternativa meio viajada. Se há muitas negações é porque o autor do texto pretende enfatizar que as pessoas não executem aquela ação. Não tem a ver com "valor positivo da realidade".
Prof.Sthefanny Alcântara - TecConcursos
-
Exclusivamente? Olha amplitude do texto, como uma banca dessas me põe um gabarito absurdo desses?
-
Marquei letra C. Essa banca desrespeita demais o candidato. Não estou de "mimimi", mas não tem como exergar a letra b mais certa que a letra c não. PALHAÇADA!
Seguimos o jogo!
-
Para entender o erro da C, vejam o assunto: FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
-A função emotiva ou expressiva, que possui o objetivo de transmitir emoções, sentimentos ou comover o receptor, é presente em poesias, cartas de amor, etc.
-Pelos verbos no imperativo, acredito (posso está errado na minha interpretação) que se trata da função conativa ou apelativa da linguagem: o foco é no receptor da mensagem, tem a função de persuadir, convencer, indicar a forma que o outro deve agir; encontra-se em propagandas, discursos, publicidades, etc.
-
onde está o erro na letra C?
-
Alternativa C fala de despertar emoçoes, não é isso que o texte se refere, ele quer transparecer um cuidado, e deixa claro quando mensiona: ''Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse'', se tiver a seu favor poderá ultrapassar mas com prudencia.
Alternativa correta: B
-
A FGV te deixa em dúvida entre duas alternativas, e aí você precisa ADIVINHAR o que ela quer. Grande exemplo disso foi as inúmeras divergências entre os professores dos cursinhos corrigindo a prova.
-
É C. O final não fala de ultrapassagem, já apela pelo lado emocional...
-
Duvida entre B e C, como sempre.. porém o lado emocional existe, mas nem todos vão se comover com tal campanha publicitária. A meu ver, o texto em caixa alta, vulgo caps lock, “NÃO JOGUE FORA SUA VIDA NUMA ULTRAPASSAGEM. -> exclusivamente...
marcar convicto que são elas.
GAB LETRA B (restante resolve por eliminação, apenas extrapolam ou viajam demais o texto)
-
A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. Nela, estão evidenciadas algumas marcas gramaticais peculiares. Observe algumas das principais características da função emotiva da linguagem:
→ Verbos e pronomes em primeira pessoa;
→ Interjeições (responsáveis por revelar o estado emocional do falante;
→ Adjetivos valorativos;
→ Sinais de pontuação como reticências e pontos de exclamação.
fonte do que é função emotiva: https://www.portugues.com.br/redacao/funcao-emotiva.html
obs. adicional: geralmente, textos dissertativos não possuem sentido emotivo.
espero ter ajudado.
-
As principais características do texto publicitário são:
- Texto persuasivo com o objetivo de convencimento
- Verbos no imperativo ou presente do Indicativo
- Uso de expressão de chamamento: vocativo
- Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível
- Presença de criatividade, humor e ironia
- Intertextualidade (relação com outros textos)
- Subjetividade e musicalidade
- Uso de figuras e vícios de linguagem
- Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos
- Função Apelativa da Linguagem
- Utilização de estereótipos
-
o exclusivamente de tirou da letra B, já que o texto fala de vida, fala de ferias... fui pra A pq pra mim, segurança no transito abrange "pressa na ultrapassagem"
-
agora eu vou ter que apelar
-
a certa foi a primeira que exclui kkk
esse exclusivamente me matou
-
Quem é acostumado com a cespe vai me entender: morro de medo dessas expressões categóricas "exclusivamente, nunca, jamais, apenas, etc." kkkkkkkkkkk
-
antes não tivesse estudado
-
Pense positivo FGV não dá pra negativar igual o CESPE. Na FGV você apenas zera a prova
-
Tinha marcado a letra C mas quando vi a palavra exclusivamente desmarquei e errei! snif!
-
Também não concordei, o texto não defende exclusivamente sobre ultrapassagem, fala também do significado da vida que não pode ser deixado de lado nas condutas das pessoas. O exclusivamente da B , pra mim, inviabilizou a alternativa.
-
NÃO ENTENDO ESSAS BANCAS.
Não poderia ser, CONSEQUENTEMENTE corretas, as Alternativas A,B E C?
-
Identifiquei 3 alternativas certas, marquei a mais certa, no fim não era nenhuma delas.
-
TODOS os períodos da assertiva possui a palavra ULTRAPASSAR. Assim, a resposta B é a mais adequada.
-
"Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar. O texto publicitário pode apresentar variações, dependendo da estratégia comunicativa escolhida."
-
B e C totalmente corretas. Questão nada a ver.
-
''A vida é a viagem mais formosa'' se isso não desperta a emoção....
-
mas gente?????? letra C tá mais que correta, o texto CLARAMENTE tenta despertar emoções no leitor para que ele seja mais prudente!
-
-
o texto focaliza exclusivamente o problema da pressa nas ultrapassagens, com recomendação de prudência;
"A vida é a viagem mais formosa" - esta frase não fala exclusivamente de ultrapassagens.
Fui na C
-
"Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse". Entendi que sem pressa ou com ela a situação pode ser desfavorável -_-
-
Aposto que se a banca tivesse dado a alternativa C como correta, teria um monte de professor justificando que é correta! Análise do professor: "Alisando o todo podemos perceber que as frases tentam jogar com a emoção do leitor para convencê-lo de ser prudente no trânsito. Por outro lado, a alternativa B peca em usar o termo exclusivamente, já que há uma passagem A vida não é um jogo e seu encontro com as férias sempre pode esperar um pouco mais. A vida é a viagem mais formosa. não foca a ultrapassagem e sim passar uma mensagem mais emotiva ao leitor".
-
eu acredito que todo período fala sobre pressa e ultrapassagem,mesmo que no segundo ele fala implicitamente .
por isso esse motivo entendo que o examinador colocou na resposta "EXCLUSIVAMENTE O PROBLEMA DA PRESSA NAS ULTRAPASSAGEM E CONSEQUENTEMENTE VAI SER PRUDENTE " QUE E A RECOMENDACAO
-
Onde que esse examinador viu recomendações?
-
Bom mesmo é ver os malucos tentando justificar os gabaritos! Prefiro continuar errando, mas de bem com a minha sanidade mental!!!
Banca mais ridícula não há!!!!
#FORAFGV
-
"Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse".
Pra mim, esse trecho inviabiliza a conclusão de que o texto focaliza exclusivamente na questão da "pressa".
Segue o jogo!
-
Caso olhemos com atenção, observaremos que a primeira enunciação em caixa alta tem verbo conjugado no IMPERATIVO NEGATIVO, modo que exterioriza ordens, pedidos e RECOMENDAÇÕES. Ademais, ao analisarmos a intencionalidade do autor, a partir dos elementos linguísticos empregados no texto, o enfoque é EXCLUSIVO no ato de realizar ultrapassagens. Nesse diapasão, a assertiva C está eivada com um vicio atinente a interpretação textual denominado EXTRAPOLAÇÃO. Sigam as balizas textuais aplicadas.
-
Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
Esses termos não são sinônimos, apesar de muitas vezes serem usados como se fossem.
Propaganda é a atividade associada à divulgação de ideias (políticas, religiosas, partidárias etc.) para influenciar um comportamento.
Já publicidade tem como finalidade tornar algo público, convencer o público a consumir um determinado produto, serviço ou marca. Como anúncios para venda de carros, bebidas ou roupas.
VASCONCELOS, Yuri. Qual a diferença entre publicidade e propaganda? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/>.
Fonte: colegas QC
-
Marquei a C, mas depois entendi que a função do texto não é de despertar emoção, mas sim alertar. Embora não concorde EXCLUSIVAMENTE com a B kkk