SóProvas


ID
5585548
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

“Estamos na cena do crime. À frente de quem mira o levante, fica a praia, banhada pela baía de Guanabara. Atrás, indevassável e infinita, a floresta. À direita um pequeno manguezal, acompanhando o braço mais largo do rio que desce das serras altas da Tijuca para ali desembocar. Do outro lado, o outeiro do Leripe, onde existiu a aldeia indígena de Uruçumirim, por trás do qual corre o segundo braço do rio, formando a foz em delta. No centro, uma grande construção inabitada – a Casa de Pedra, única obra humana no enquadramento deserto da paisagem.”

(Alberto Mussa, A primeira história do mundo, p. 17) 

Quanto ao observador que nos faz a descrição lida no texto 1, podemos dizer dele que:

Alternativas
Comentários
  • Questão tranquila, unica que poderia confundir era a letra D.

  • GABARITO C

    À frente de quem mira o levante, fica a praia, banhada pela baía de Guanabara. [Informação acrescentada]

    À direita um pequeno manguezal, acompanhando o braço mais largo do rio que desce das serras altas da Tijuca para ali desembocar. [Informação acrescentada]

    Do outro lado, o outeiro do Leripe, onde existiu a aldeia indígena de Uruçumirim, por trás do qual corre o segundo braço do rio, formando a foz em delta. [Informação acrescentada]

    No centro, uma grande construção inabitada – a Casa de Pedra, única obra humana no enquadramento deserto da paisagem.” [Informação acrescentada]

    OBS: O gabarito não pode ser "D" por causa, principalmente, desse trecho: "Atrás, indevassável e infinita, a floresta."

    Se você é do RJ, tem mais chances de acertar essa questão.

    Insta: lucasvarella__

    compartilho minha rotina de estudos.

  • Acertei. Pelo meu raciocínio o único ponto no qual o observador acrescentou informações a descrição da cena foi no trecho: casa de pedra " a única obra humana no enquadramento deserto da paisagem.” Neste trecho fica claro uma informação pessoal e adicional, que foi além da descrição da paisagem que estava sendo vista pelo observador naquele momento.

  • Quando falou de "floresta infinita" vi um traço pessoal, descartando a letra D.

  • Gab. C

    A) - mostra desconhecimento sobre alguns dados da descrição

    Errado, o texto é rico em detalhes das localizações dadas pelo narrador.

    B) - apresenta limitações na descrição em função de sua posição;

    Errado, ao direcionar o leitor a respeito do local, como quando ele diz: À frente de quem mira o levante (...). Isso se repete em cada referência citada pelo narrador.

    C) - acrescenta informações à descrição da cena; 

    CORRETA, isso de fato acontece, quando o narrador além de localizar o leitor ele cita alguma característica do local, exemplo: À direita um pequeno manguezal, acompanhando o braço mais largo do rio (...), ele poderia muito bem dizer que à direita tinha um manguezal e já estaria localizado, mas ele ainda realça ao dizer que possuí um braço do rio.

    D) - realiza uma descrição isenta de opiniões pessoais;

    Errada, ao citar, por exemplo, "Atrás, indevassável e infinita, a floresta" temos a presença de uma opinião do narrador, já que pode ser indevassável pra ele.

    E) - faz uma descrição intermeada de segmentos narrativos.

    Errado, tá mais para descritivos.

    Espero ajudar, qualquer erro podem avisar. Bons estudos!

  • "Estamos na cena do crime." Esse trecho me confundiu e acabei marcando como certa a E.

    Agora entendi que não poderia ser já que o único trecho narrativo foi esse, no início do texto. Então a descrição não está intermeada de trechos narrativos.

  • Gabarito: C

    "Do outro lado, o outeiro do Leripe, onde existiu a aldeia indígena de Uruçumirim, por trás do qual corre o segundo braço do rio, formando a foz em delta."

    O autor acrescenta informações à descrição da cena.