SóProvas


ID
5585551
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

“ e repente, um índio jovem, neto do tuxaua Senembi, o Camaleão, que integrava a expedição de Carrasco, se aproxima de um dos cativos (que estava preso pela muçurana), bate nele brandamente, várias vezes, com a mão espalmada, e reivindica a sua posse, alegando que fora ele, neto de Senembi, quem primeiro tocara aquele inimigo, durante a luta – circunstância que lhe garantia o direito de executá-lo.” (Alberto Mussa, A primeira história do mundo, p. 129)

Trata-se de um fragmento (texto 2) predominantemente narrativo, caracterizado basicamente pela sequência cronológica de ações ou acontecimentos; duas formas verbais desse fragmento que marcam essa sucessão cronológica são:

Alternativas
Comentários
  • Sequência de ações.

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação do par de verbos que demonstre sucessão cronológica na narrativa:

    A) integrava / se aproxima;

    Incorreta. A forma verbal "integrava" denota estado presente no decorrer das ações, não apresentado nexo de ordem cronológica com a ação descrita em "aproximar-se";

    B) se aproxima / bate;

    Correta. As ações descritas ocorrem de forma cronológica: o índio se aproxima e bate;

    C) reivindica / alegando; 

    Incorreta. A ação de "alegar" não ocorre após a ação de "reivindicar", mas descreve o modo como a "reivindicação" ocorre.

    D) fora / tocara;

    Incorreta. As duas ações, descritas em forma de pretérito mais-que-perfeito do indicativo, denotam acontecimento concomitante, inexistindo sucessão cronológica.

    E) tocara / garantia.

    Incorreta. As duas ações, a semelhança de o que ocorre na assertiva anterior, descrevem ações concomitantes, uma resultado imediato da outra. O fato de "tocar" é gatilho de "garantir", aqui um estado alcançado, não uma ação praticada, inexistindo ordenação cronológica.

  • FGV tá me tirando o sono
  • "tocara" está no pretérito mais-que-perfeito e "garantia" está no pretérito imperfeito, isso demonstra claramente uma relação cronológica, pois o pretérito mais-que-perfeito é justamente algo que aconteceu antes de outra coisa no passado

    Alguém poderia me explicar como o gabarito não é a letra "E"?

  • Gabarito: Letra B.

    O tempo verbal predominante em textos narrativos é o pretérito perfeito. Aplicando o raciocínio ao caso em telas, teríamos: se aproximou e bateu. Contudo, quando se pretende oferecer maior dinamismo à narrativa, podemos utilizar o presente do indicativo, por exemplo, de modo a colocar os "fatos mais próximos do leitor". Nesse caso, tem-se os verbos conjugados conforme o texto: se aproxima e bate. Com relação à "sucessão cronológica" solicitada, temos:

    1. Primeiro ele se aproximou
    2. Depois bateu

    __

    Sucessão cronológica da FGV na vida do concurseiro:

    1. Primeiro ela se aproxima e te humilha
    2. Depois ela volta para ter certeza que te humilhou e te bater

    kk

    __

    Vamos vencer!

  • sequência cronológica em relação ao texto. Primeiro ele "se aproxima" e depois "Bate". Percebe?

    Importante reforçar também que a fgv no edital informa: "Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos."

  • Teoricamente não dá pra bater de longe. Então é preciso aproximar-se e bater kkk

    Por isso a alternativa b é a correta. As duas palavras possuem uma ligação de sucessão cronológica no texto.

  • CRONOLOGIA NAO TEM SIMULTANEIDADE.

  • Não da p bater sem se aproximar xD

  • Eu acho que eu acertaria mais questões da FGV se pelo menos o enunciado fosse mais claro e objetivo. Muitas vezes eu sequer consegui entender o que o examinador estava perguntando

  • my eggs

  • Sucessão cronológica significa um acontecimento depois do outro. Ou seja, estão no passado e se é sucessivo não são simultâneos.

    Ainda, se sucessão cronológica é um fato acontecendo APÓS o outro, significa que não entra as ações inacabadas ( que ainda estão acontecendo). ( verbos no gerúndio).

    A) integrava / se aproxima: Integrava, embora esteja no passado, foi usado num aspecto descritivo e não narrativo. Veja que o enunciado pede a sucessão cronológica da narração.

    O autor começou narrando uma história, e parou no meio pra te explicar/descrever/observar que o personagem da história fazia parte da Expedição de carrasco.

    Portanto não existe relação de acontecimentos sucessivos entre o verbo integrava e se aproxima. Até porque a frase em que foi empregada o verbo "integrava" está entre duas vírgulas, e representa um APOSTO EXPLICATIVO.

    Portanto, como já foi dito, contar que ele integrava x coisa não é um fato que acontece antes deles se aproximarem. Era só uma explicação portanto não tem relação sucessiva de acontecimentos. Alternativa incorreta

    B) se aproxima / bate; correta

    Existe uma sucessão de acontecimentos nessa narração. O autor narra que um índio se aproximou de um escravo e bate nele várias vezes. Primeiro se aproxima, depois bate. Isso é um exemplo de sequência cronológica ( sucessão cronológica).

    C

    reivindica / alegando; Fatos simultâneos. Não são sequência cronológicas. Fulano reivindica tal coisa alegando tais argumentos. Ele alega ao mesmo tempo que reivindica. Fato simultâneos é diferente de sucessão cronológica, pois não há uma sequencia entre os fatos. Eles ocorrem ao mesmo tempo! Alternativa incorreta

    D

    fora / tocara; Raciocínio semelhante ao da alternativa C. Alternativa incorreta.

    E

    tocara / garantia. Fatos também simultâneos. O indio chega e bate no escravo ao mesmo tempo que bate ele reivindica sua possa, alega x coisas , explica suas alegações e garantias.... FAOTOS SIMULTÂNEOS portanto os dois verbos dessa alternativa não representam um acontecimento após o outro. Alternativa incorreta.

  • A minha viagem: achei todos os tempos verbais nas alternativas e coloquei numa linha do tempo pra saber qual vem primeiro e cheguei a conclusão que seria primeiro futuro do pretérito e depois pretérito imperfeito e lógico que errei a questão. E era só isso.. aproximou e bateu.. jóia.

  • se aproxima e bate, sequência lógica

    FGV é danadinha, além do tempo verbal ela quer a sequência lógica de acontecimentos

    é tipo aquela questão '' bebe café e lava louça''

  • Gabarito: B

    Observem: "o Camaleão, que integrava a expedição de Carrasco, se aproxima de um dos cativos (que estava preso pela muçurana), bate nele brandamente..."

    O enunciado traz a informação: "caracterizado basicamente pela sequência cronológica de ações ou acontecimentos..."

    FGV é *oda mesmo kkkkkk

  • Só para solidificar!

    PENTE: Personagem, Enredo, Narrador, Tempo e Espaço. Isso é tudo o que uma NARRAÇÃO tem de ter.