-
GAB C
Guerra dos Mascates .
Comerciantes - Recife
Senhores de engenho - Olinda
Disputas politicas sobre a emancipação de Recife e seu crescente poderio financeiro .
Os comerciantes de Recife emprestavam dinheiro aos senhores de engenho ´´falidos```de olinda .
Com a vitória dos comerciantes, apenas reafirmou o predomínio do capital mercantil sobre a produção colonial.
Lembrando que os senhores de engenho eram chamados de - Pé rapados .
-
GUERRA DOS MASCATES: OCORREU NA ENTÃO CAPITANIA DE PERNAMBUCO E É CONSIDERADA COMO UM MOVIMENTO NATIVISTA PELA HISTORIOGRAFIA.
PM PE
2022
-
IAUPE
QUESTÃO MAMÃO COM SAL
-
A guerra teve início em 1710, com a vitória dos olindenses que conseguiram invadir e controlar a nova cidade pernambucana. Logo em seguida, os recifenses conseguiram retomar o controle de sua cidade em uma reação militar apoiada por autoridades políticas de outras capitanias. O prolongamento da guerra só foi interrompido no momento em que a Coroa Portuguesa indicou, em 1711, a nomeação de um novo governante que teria como principal missão estabelecer um ponto final ao conflito.
O escolhido para essa tarefa foi Félix José de Mendonça, que apoiou os mascates portugueses e estipulou a prisão de todos os latifundiários olindenses envolvidos com a guerra. Além disso, visando evitar futuros conflitos, o novo governador de Pernambuco decidiu transferir semestralmente a administração para cada uma das cidades. Dessa maneira, não haveria razões para que uma cidade fosse politicamente favorecida por Félix José.
-
Um ponto interessante para ser ressaltado é o significado de movimentos NATIVISTAS.
A palavra em si, significa ódio ao estrangeiro, xenofobia, etc,, No caso da guerra dos mascates, era os senhores de engenho de Olinda contra os comerciantes portugueses de Recife. Ou seja, o movimento é NATIVISTA, pois no fundo sempre há esse ódio do local contra o estrangeiro seja qual for motivo, econômico, político, cultural, etc..