SóProvas


ID
5587258
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Icapuí - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, Leia a seguir o texto do livro “Levantando do chão” de José Saramago.


    Tendo nascido para trabalhar, seria uma contradição abusarem do descanso. A melhor máquina é sempre a mais capaz de trabalho contínuo, lubrificada que baste para não emperrar, alimentada sem excesso, e se possível no limite econômico da simples manutenção, mas sobretudo de substituição fácil. Se avariada está, velha ou defeituosa, os depósitos desta sucata chamam-se cemitérios. Ou então, senta-se a máquina nos portais, toda ela ferrujosa e gemente, a ver passar coisa nenhuma, olhando apenas as mãos tristíssimas, quem me viu e quem me vê.


(Saramago, José. Adaptado,Levantado do Chão, 18. ed. Caminho. p. 327.)

Assinale as afirmações a seguir, de acordo com o texto.


I. O trecho fala sobre a desvalorização do trabalho maçante que o homem simples e trabalhador enfrenta.

II. O trecho aborda a visão da classe dominante sobre as relações de trabalho, revelando a vontade dessa classe em realizar mudanças no sistema vigente.

III. O trecho faz uma crítica ao modelo de trabalho capitalista. O autor usa o termo “máquina” para falar do homem trabalhador, que vivia uma vida sofrida como empregado, à mercê dos patrões.

IV. O trecho revela que a rotina do trabalhador simples é algo comum e aceitável. O autor não critica o trabalho exaustivo, ele se refere, com elogios, às bondades feitas pelos patrões com os empregados.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I. O trecho fala sobre a desvalorização do trabalho maçante que o homem simples e trabalhador enfrenta.(Correto) "sobretudo de substituição fácil" Se é de fácil substituição, o valor é menor.

    II. O trecho aborda a visão da classe dominante sobre as relações de trabalho, revelando a vontade dessa classe em realizar mudanças no sistema vigente. (Errado) O texto não deixa isso implícito ou explícito, ao contrário, há traços da visão e lamentos do trabalhador;

    III. O trecho faz uma crítica ao modelo de trabalho capitalista. O autor usa o termo “máquina” para falar do homem trabalhador, que vivia uma vida sofrida como empregado, à mercê dos patrões.(Correto) "sobretudo de substituição fácil" O mesmo excerto aponta para uma das criticas recorrentes ao capitalismo, cujo modelo estaria apoiado no uso e exploração ao máximo pelo menor custo econômico, descantando outros fatores, como o emocional.

    IV. O trecho revela que a rotina do trabalhador simples é algo comum e aceitável. O autor não critica o trabalho exaustivo, ele se refere, com elogios, às bondades feitas pelos patrões com os empregados. (Errado) Ao contrário, o autor deixa explícita essa crítica " A melhor máquina é sempre a mais capaz de trabalho contínuo."

    Amo³ Saramago