SóProvas


ID
5587384
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Icapuí - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere a coluna B pela coluna A sobre estruturas organizacionais.



COLUNA A


I. Centralização.


II. Amplitude de controle (ou administrativa).


III. Estrutura linear.


IV. Burocracia mecanizada.



COLUNA B


( ) Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.


( ) É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas.


( ) Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.


( ) Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.



Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na Letra C

    (II. Amplitude de controle (ou administrativa).) Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.

    (IV. Burocracia mecanizada.) É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas.

    (I. Centralização.) Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.

    (III. Estrutura linear.) Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.

  • Gab C.

    Palavras para matar a questão:

    I - centralização

    Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.

    II - amplitude de controle

    Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.

    III - estrutura linear

    Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.

    IV - burocracia mecanizada

    É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas.

  • (II) Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.

    • (II. Amplitude de controle (ou administrativa).) Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.

    (IV) É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas.

    • (I. Centralização.) Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.

    (I) Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.

    • (IV. Burocracia mecanizada.) É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas

    (III) Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.

    • (III. Estrutura linear.) Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos que fazem parte dos estudos das organizações. Neste caso, associemos corretamente cada elemento à sua definição.

    II. Amplitude de controle (ou administrativa): Significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior, ou seja, quantos colaboradores estarão sob a supervisão de cada chefe.

    Amplitude Administrativa (ou amplitude de comando ou, ainda, amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. O número ótimo de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados.

    Amplitude pode ser:

    • Estreita com maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Possui uma quantidade menor de subordinados, pois requerem mais atenção e coordenação.

    • Larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente. Aqui, o supervisor comanda um número maior de subordinados, que não precisam de tanta supervisão e atenção.

    IV. Burocracia mecanizada: É caracterizada por alta padronização do trabalho, com alta especialização nas tarefas operacionais padronizadas. É a estrutura que mais se aproxima da burocracia Weberiana, levando consigo todas as características burocráticas conhecidas.

    Consoante o que leciona o professor Rodrigo Rennó (p. 116, 2013), a burocracia mecanizada é marcada por "uma grande padronização dos processos de trabalho, que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de trabalhadores desqualificada. Portanto, essa configuração é baseada na burocracia weberiana, com sua formalidade, padronização e especialização do trabalho. Como existe uma grande padronização, a tecnoestrutura é bastante importante nessa configuração."

    I. Centralização: Proporciona a economia de escala, por facilitar o gerenciamento dos recursos da empresa, com a tomada de decisões mais racionais acerca da alocação dos recursos; proporciona, também, maior controle e melhor execução do trabalho, pela padronização.

    Centralização: significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização.

    A seguir, poderemos verificar as vantagens e as desvantagens da centralização, segundo Chiavenato (2014, p.169).

    Vantagens:

    • As decisões são tomadas por administradores que têm visão global da empresa.
    • Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
    • As decisões, por serem tomadas pela cúpula, são uniformes e, até por isso, facilitam o controle.
    • As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
    • A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
    • Certas funções permitem maior especialização e vantagens com a centralização. 

    Desvantagens:

    • As decisões são tomadas na cúpula, que está distanciada de fatos e circunstâncias.
    • Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e as situações envolvidas.
    • As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional.
    • As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.

    III. Estrutura linear: Esta estrutura é conhecida pela unidade de comando, com cada subordinado reportando-se a um único chefe. As decisões são todas tomadas por uma autoridade máxima, do nível hierárquico mais elevado da organização. A autoridade máxima decide sobre várias especialidades diferentes da organização. Indicada para ambientes altamente estáveis.

    Para Chiavenato (2014, p.192), a organização linear é "a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. As formas mais antigas de organização têm em comum o princípio da autoridade linear, também chamado princípio escalar, que estabelece a hierarquia da autoridade. O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados Daí seu formato piramidal."

    A alternativa que apresenta a ordem acima é a "C" (II, IV, I e III).

    GABARITO:C

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

  • Estrutura linear:

    → autoridade linear/única

    → comunicação formal (linha ascendente)

    → decisões centralizadas ~> cúpula 

    → formato piramidal/militar

    VANTAGENS

    → estrutura simples

    → definição clara de responsabilidades

    → indicada p/ ambientes com estabilidade, permanência, previsibilidade e p/ pequenas empresas

    DESVANTAGENS

    → constância das relações

    → comando único, direto e exagerado

    → chefe generalista