SóProvas


ID
5587777
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando materiais metálicos, os aços têm propriedades mecânicas diferentes, conforme sua composição. Um aço que tenha cromo ou níquel em sua formulação será mais resistente à corrosão do que outro que não os tenha.

Via de regra, os aços mais dúcteis, largamente utilizados em elementos estruturais e tubulações, são aços: 

Alternativas
Comentários
  • O carbono aumenta a resistência do aço, porém o torna mais frágil. Os aços com baixo teor de carbono têm menor resistência à tração, porém são mais dúcteis

    Quanto a sua aplicação, o aço carbono é:

    Baixo carbono: possui baixa resistência e baixa dureza, porém alta tenacidade e alta ductilidade (A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura) É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção. Geralmente, este tipo de aço não é tratado termicamente. Aplicações: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.

    Médio carbono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em seções finas. Aplicações: rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, eixos, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

    Alto carbono: é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manutenção de um bom fio de corte. Aplicações: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.