SóProvas


ID
5588251
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2020, a pressão de economistas, parlamentares e setores da sociedade civil, no contexto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, levou o Governo a instituir uma Renda Básica Emergencial de R$600 per capita a grupos vulneráveis da sociedade.


Este programa visava, particularmente,

Alternativas
Comentários
  • C

  • Acho que essa questão cabe recurso.

    O auxílio veio para os desempregados também. No caso todas as pessoas de baixa renda que se enquadram nos critérios.

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre o objetivo do programa de auxílio emergencial criado em função das perdas econômicas da pandemia buscamos  a opção correta. 
    A) Existiam critérios para o pagamento do auxílio que não enquadravam o total da população.
    B) O pagamento do auxílio não foi destinado a trabalhadores de apenas um setor específico da economia. 
    C) Exatamente, o auxílio foi criado levando em consideração a enorme perda de rendimentos causada pelas medidas de isolamento social na renda dos trabalhadores informais. 
    D) Para este grupo existiu um outro programa específico que tinha como objetivo a manutenção dos postos de trabalho.
    E) Este programa não possuiu relação com estes benefícios. 
    GABARITO DO PROFESSOR: C 
  • Para mim, a questão mais correta seria a letra B.

  • O auxílio foi para todos os prejudicados pela pandemia, mas principalmente para os autônomos e trabalhadores informais em todos os setores (e não só de serviços, como induz a opção B).