SóProvas


ID
5588254
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Três grandes conflitos forjaram a história recente do Afeganistão – os dez anos de resistência dos mujahidin contra a URSS (1979- 1989), os quatro anos de guerra civil entre os senhores da guerra afegãos (1992-1996) e os 20 anos de ocupação americana, após o 11 de Setembro (2001-2021). Nessas quatro décadas, o Talibã figurou como o principal protagonista do país.


Sobre o Talibã, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O Talibã é um grupo fundamentalista islâmico sunita que surgiu como uma milícia armada durante a Guerra Civil Afegã. Foi fundado oficialmente em 1994, tendo como fundador Mohammed Omar, também conhecido como Mulá Omar. Inicialmente, era formado por estudantes que faziam parte das madrasas, escolas religiosas do Afeganistão.

    Essa ligação com estudantes das madrasas acabou dando nome ao grupo, uma vez que “talibã”, na língua pachto, significa “estudantes”. Os membros do Talibã são extremamente conservadores e possuem uma interpretação radical da Sharia, a lei que rege a conduta de vida dos fiéis muçulmanos.

    O Talibã surgiu com o objetivo de implantar essa interpretação radical da Sharia sobre todo o Afeganistão. O contexto de surgimento desse grupo fundamentalista era de guerra e disputa entre grupos que queriam controlar o país. O Talibã surgiu com o apoio do Paquistão, nação vizinha.

    Grupos como os xiitas, cristãos e budistas foram perseguidos pelos talibãs, e a perseguição religiosa se dava até no campo dos patrimônios, uma vez que o Talibã autorizou a destruição de diversas estátuas de Buda que existiam no país havia séculos.

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/taliba.htm

  • Gab: D

    "Talibã significa "estudantes" em pashto (uma das línguas faladas no Afeganistão). Esse grupo de orientação sunita foi formado em 1994 por ex-guerrilheiros conhecidos como mujahidin, que tinham participado do confronto com forças soviéticas no país (inclusive com o apoio dos Estados Unidos).

    Quando os talibãs tomaram o Afeganistão nos anos 1990, as mulheres não podiam trabalhar nem estudar e tinham de ficar confinadas em casa. Era obrigatório, ainda, que vestissem apenas a burca — uma mortalha que só deixa os olhos à mostra."

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/15/o-que-e-o-taliba.ghtml

  • GAB-D

    É um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico, que zela pela imposição da interpretação rígida da sharia, incluindo a obrigação do uso da burka pelas mulheres.

    Estude, pois, a caneta é mais leve que a pá.

    CONTINUE ESTUDANDO!!

  • O Talibã é um grupo fundamentalista islâmico sunita que surgiu como uma milícia armada durante a Guerra Civil Afegã. Foi fundado oficialmente em 1994, tendo como fundador Mohammed Omar, também conhecido como Mulá Omar. Inicialmente, era formado por estudantes que faziam parte das madrasas, escolas religiosas do Afeganistão.

    Essa ligação com estudantes das madrasas acabou dando nome ao grupo, uma vez que “talibã”, na língua pachto, significa “estudantes”. Os membros do Talibã são extremamente conservadores e possuem uma interpretação radical da Sharia(Alcorão) a lei que rege a conduta de vida dos fiéis muçulmanos.

    O Talibã surgiu com o objetivo de implantar essa interpretação radical da Sharia sobre todo o Afeganistão. O contexto de surgimento desse grupo fundamentalista era de guerra e disputa entre grupos que queriam controlar o país. O Talibã surgiu com o apoio do Paquistão, nação vizinha.

    Grupos como os xiitas, cristãos e budistas foram perseguidos pelos talibãs, e a perseguição religiosa se dava até no campo dos patrimônios, uma vez que o Talibã autorizou a destruição de diversas estátuas de Buda que existiam no país havia séculos.

    Talibâ = Jihadista Islamita.