SóProvas


ID
5589310
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2022
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Bom-Crioulo


            Com efeito, Bom-Crioulo não era somente um homem robusto, uma dessas organizações privilegiadas que trazem no corpo a sobranceira resistência do bronze e que esmagam com o peso dos músculos. […] A chibata não lhe fazia mossa; tinha costas de ferro para resistir como um hércules ao pulso do guardião Agostinho. Já nem se lembrava do número das vezes que apanhara de chibata…


            […]


            Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouvira um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor. Viam-se unicamente naquele costão negro as marcas do junco, umas sobre as outras, entrecruzando-se como uma grande teia de aranha, roxas e latejantes, cortando a pele em todos os sentidos.


            […]


            Marinheiros e oficiais, num silêncio concentrado, alongavam o olhar, cheios de interesse, a cada golpe.


            — Cento e cinquenta!


            Só então houve quem visse um ponto vermelho, uma gota rubra deslizar no espinhaço negro do marinheiro e logo este ponto vermelho se transformar numa fita de sangue.


CAMINHA, A. O Bom-Crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2006.



A prosa naturalista incorpora concepções geradas pelo cientificismo e pelo determinismo. No fragmento, a cena de tortura a Bom-Crioulo reproduz essas concepções, expressas pela 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO COMENTADO-----> FONTE: ESTRATEGIA VESTIBULARES

    Questão de interpretação de texto literário/conhecimento de movimentos literários.

    Alternativa A: incorreta. Não é a exaltação da capacidade de resistir e de sobreviver do BomCrioulo à qual o narrador dá ênfase, mas sim à crítica ao comportamento exagerado dos carrascos.

    Alternativa B: incorreta. Segundo o Dicionário Aulete, estoicismo é: • Doutrina filosófica (fundada por Zenão no séc. III a.C.) que prega a rigidez moral e a serenidade diante das dificuldades; • Atitude inabalável diante da felicidade ou da tristeza; • Aceitação serena dos problemas e do sofrimento. Porém, cuidado com informações extratextuais: o trecho expõe apenas que Amaro padece às torturas sem deixar transparecer o sofrimento, sem gemer.

    Alternativa C: incorreta. Apenas parte do ser humano, como a classe social privilegiada, a detentora do poder de castigar. Porém, não o ser humano como um todo, de maneira generalizada.

    Alternativa D: correta – gabarito. "O Bom-Crioulo" (1895) é um romance naturalista cujo protagonista é o negro Amaro, o que está sendo torturado no trecho da questão. Ele ingressa na Marinha e, por ser forte e musculoso, ganha essa alcunha que é motivada pela sua aparência física. É como se ele só suportasse os castigos por causa de sua descendência. Predomina na passagem a descrição detalhada, porque os naturalistas queriam convencer pelo pormenor. Revisando alguns conceitos importantes: • Determinismo: princípio segundo o qual os fenômenos, inclusive sociais, estão ligados entre si por rígidas relações de causalidade e leis universais que excluem o acaso, a indeterminação e a liberdade. Segundo essa ideia, o homem é determinado pela raça, pela história e pelo ambiente. Como se o lema fosse: “Diga-me a que raça você pertence, onde você mora e sua época histórica e direi quem você é”. • Cientificismo: otimismo exagerado com o método científico e a tentativa de submeter outras áreas da vida humana a essa mesma lógica. Crença desmesurada no racionalismo e no progresso científico, como se eles fossem os únicos salvadores da humanidade.

    Alternativa E: incorreta. "Apologia" é sinônimo de defesa. O autor chama atenção para a violência, sem defendê-la necessariamente. Trata-se de uma denúncia social.

    Gabarito: D.

  • Questão com gabarito errado. RESPOSTA CERTA:D
  • D. observação detalhada do corpo para a identificação de características de raça

  • Letra A está correta sim, https://www.youtube.com/watch?v=xbKN2iGhPnQ , vale a pena a resolução, o INEP manteve a letra A como gabarito oficial