Olá, gente! Vou mostrar como pensei na resolução dessa questão. É muito bom termos esse tipo de pulo do gato, pois pode vir a cair outras questões assim. Vamos lá!
Em primeiro lugar, temos que entender a questão. Talvez seja chato, mas tente ler o texto e de fato entender o que está acontecendo. Em resumo, ele pega uma determinada substância, que resultará em duas e cada uma dessas duas resultará (ao adicionar água) em Ca(OH)2 e H2CO3. E a questão quer saber justamente a substância que originou tudo isso!
Agora que já sabemos o que ele quer, temos que pensar em como achar. Daí, tente visualizar em como se chegou nesses produtos. Pois é, se formou produtos, temos reações! Essa reações são a chave para resolver isso e não precisará de muito conceito, viu?! Apenas pensar nessas reações e usar um pouquinho de balanceamento (prometo que é bem pouquinho mesmo).
Pensemos agora em tudo que aconteceu ao contrário. Então, os últimos produtos foram aqueles misturados a água (Ca(OH)2 e H2CO3). Devemos pensar em como esses produtos surgiram e vejam que são apenas o resultado do acréscimo de água a uma substância que já vinha de um outro resultado:
X + H2O --> Ca(OH)2
Y + H2O --> H2CO3
*OBS: Só para não confundir muito, esse X e Y vieram do produto da primeira reação. Ou seja, Juntando esse X e Y, teremos o resultado da primeira reação e vamos conseguir descobrir quem iniciou tudo.
Agora, temos que usar aquele princípio de que nada se perde, tudo se transformam. Ou seja, tudo deve estar na mesma quantidade dos dois lados da reação (reagente e produto).
--- Para descobrir X, Vemos que o Ca ainda não está no outro lado, o H está ok (tem dois dos dois lados) e falta mais um oxigênio no lado dos reagentes. Portanto, fica "CaO". Pegaram a ideia? Vai ser a mesma coisa na próxima.
--- Para determinar o Y, vemos que o H está ok, mas falta um C e dois O. Resultado: "CO2". Aeeee!! Olha aí, já foi metade da questão.
Agora sabemos os dois produto que originaram a primeira equação: CaO e CO2. Seguindo o mesmo princípio, vamos descobrir a primeira substância que formou tudo isso.
Z --> CaO + CO2
*OBS: Vejam que o Z está sozinho nos reagentes. É isso mesmo! Nas outras tinha o H2O pois a questão apontou, mas nessa reação só vai haver a decomposição mesmo.
Por fim, Vamos fazer o balanceamento naquele mesmo esquema para descobrir a substância: Temos que ter um Ca, três O e um C. Resulta em "CaCO3". Caso tenha pensado em uma ordem diferente e não conheça esse composto, é só olhar nas alternativas e contar a quantidade de cada elementos para ver com qual substância bate esses valores que encontramos.
Por fim, a resposta correta é a letra C.
Espero ter ajudado! Bons estudos! :)