SóProvas


ID
5589448
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha se não debaixo da tórrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul.

GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil: História da Província

Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 (adaptado). 


O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmoniza-se com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa: 

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra A está incorreta?

  • bem certo que a introdução de monoculturas não foi no inicio da colonização. levou-se certo tempo.

  • Mas gente... As feotorias não estavam mais presentes no periodo pre-colonial?? Não foi no colonial que começou a monocultura com a cana de açucar??

  • Porque a monocultura só foi implementada com a decisão de povoar o território brasileiro devido ao medo de perder a posse da terra a partir de 1530.

    Durante os 30 primeiros anos de colonização portuguesa o Brasil era apenas uma colônia de exploração.

    Por esse motivo a alternativa A está errada.

  • Quando o texto se trata de Capitanias, já temos que lembrar que o período é de 1530 para frente, na qual se construiu as feitorias. O período pré-colonial constituiu um período em que Portugal não teve muito interesse no Brasil.