SóProvas


ID
5589577
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2022
Provas
Disciplina
Física

Para gerar energia elétrica em uma hidrelétrica é necessário integrar a vazão do rio, a quantidade de água disponível em determinado período de tempo e os desníveis do relevo, sejam eles naturais, como as quedas-d’água, ou criados artificialmente. Existem dois tipos de unidades de geração de energia: acumulação e fio-d’água. As unidades de acumulação são localizadas em locais com altas quedas-d’água e, dado o seu grande porte, permitem o acúmulo de grande quantidade de água. As unidades a fio-d’água geram energia com o fluxo de água do rio, ou seja, pela vazão com mínimo ou nenhum acúmulo do recurso hídrico.


Em uma região existem rios com potencial para geração de energia. No intuito de construir uma unidade de fio-d’água, deve-se comparar as características desses rios.

Atlas de energia elétrica do Brasil. Disponível em: www.fisica.net.

Acesso em: 4 dez. 2018 (adaptado).



A principal grandeza física desses rios que deve ser observada é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Ainda não me conformo que a resposta é a Letra A. Pois pra validar a letra A precisa considerar a fórmula E= m×v²/2

    Mas se eu uso a fórmula da Energia Cinética da mesma forma que o aumento da velocidade aumenta a Energia Cinética da pra dizer que o aumento da massa também aumenta validando também a Letra E.

    Já se usar a fórmula

    VAZÃO= Volume/tempo

    Validaria a letra D mas a resposta está errada. Enfim . Ainda não achei uma resolução que tenha feito eu entender a diferença e o motivo da Letra D estar errada

  • André Diogo, o erro da alternativa D se dá no momento em que enuncia "volume de de água por unidade de tempo menor" A dificuldade que você teve em compreender é de interpretação da frase da assertiva, porque ela diz que a vazão será menor. Como você disse, relacionando vazão com o volume de água por tempo, podemos substituir o parêntesis seguinte na frase (volume de água por unidade de tempo) menor por vazão menor, o que está errado porque vazão menor teria como consequência menos eficiência. Para uma vazão maior, a frase deveria ser reescrita como "volume de água por menor unidade de tempo" por exemplo.