SóProvas


ID
5589985
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota.


REIS FILHO, D. A. O Estado à sombra de Vargas.

Revista Nossa História, n. 7, maio 2004.


O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a

Alternativas
Comentários
  • Vargas ficou conhecido como o "pai dos pobres" pois promoveu diversas políticas trabalhistas, porém as motivações dele eram pautadas na manutenção da economia e principalmente do sistema capitalista que estava se desenvolvendo no Brasil.

    Com salário e férias fornecidos aos trabalhadores, não apenas a elite, que detinha a maioria dos recursos, mas também o povo poderia ganhar e gastar dinheiro ajudando a alimentar o sistema.

    Ainda assim, os efeitos desses direitos concedidos agradou a população no geral e não possuir mais um líder que pensasse nessas pautas deixou todos enfurecidos.

    Portanto, resposta certa: A) reação popular

  • O suicido de Vargas foi acompanhado de forte repercussão popular, como afirma o texto, sobretudo entre os trabalhadores.

    Equipe Descomplica

  • Na manhã de 24 de agosto de 1954, à medida que a carta testamento da morte de Getúlio Vargas era transmitida pelas rádios, a população manifestava-se com indignação, revolta e tristeza pela morte e contra os adversários de Getúlio, tomando as ruas do Brasil.