SóProvas


ID
5591830
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre os princípios da arquivologia recorrentemente utilizados na gestão de documentos, o princípio da proveniência estabelece que os arquivos

Alternativas
Comentários
  • Alternativa.: D

    Proveniência – É o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística. De acordo com esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também chamado de princípio do respeito aos fundos. Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos.

    A partir desse princípio básico, tem-se a ideia de pertinência territorial, segundo a qual os arquivos devem ficar custodiados em seu território de produção.

    Reis, Leonardo. Arquivologia facilitada [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013

  • GABARITO : D

    O Princípio da Proveniência/RESPEITO AO FUNDO :

    • Os documentos de arquivo devem permanecer juntos à instituição que os produziu/recebeu, não podendo ser misturados aos documentos de outras instituições
    • Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa (Q213440/FCC)
    • O princípio da Proveniência fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e às atividades da instituição ou pessoa responsável pela produção ou guarda dos documentos.(Q1848851/VUNESP)
    • O princípio da proveniência serve como base para a análise tipológica, uma vez que esclarece o vínculo da documentação com a unidade que a criou. (Q1815700/CESPE/2021)
    • Esse é o princípio arquivístico básico que fundamenta as principais funções arquivísticas (Q1786394/CESPE)

    Princípio da Ordem Original

    • Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o  arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade

    • Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: 

    • O princípio da cumulatividade consiste na formação progressiva, natural e orgânica do arquivo (CERTO - Q1867532/ QUADRIX/ 2022)

    Princípio da Organicidade

    • É a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora.
    •  Organicidade está relacionado à ideia de relação natural entre documentos de um arquivo decorrentes das atividades da entidade. (Q1839282/FGV)

    Princípio da Territorialidade

    • Conjunto de documentos orgânicos criado por uma entidade deve ser mantido no território em que ele foi criado e acumulado.

    Principio Unicidade

    •  O documento de arquivo é único no conjunto documental de que faz parte, porque o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único; podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar. (Q1839949/CEFET)

    Princípio Pertinência

    • Defende a classificação dos documentos por assunto.(Q1829312/QUADRIX)

    Principio Confiabilidade 

    • É uma característica que diz que o documento deve ser capaz de sustentar os fatos que atesta, tendo relação com a veracidade inerente ao seu conteúdo (Q1799750/CEV-URCA)
  • Princípio da Proveniência

    • Este é o princípio mais cobrado em provas. Para o DBTA é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
    • Já para Heloisa Bellotto “o princípio da Proveniência fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta”.
    • Essa vinculação dos arquivos aos seus “fundos”, como salientado na definição do DBTA permite que esse princípio também seja conhecido por dois outros nomes: princípio do “Respeito aos Fundos” ou princípio do “Método Histórico”.
    • Note que o mais importante em tudo isso é que os arquivos devem respeitar a sua origem, devem respeitar o lugar de onde vêm, ou seja, a sua proveniência. Dessa forma, ao ser arquivado em qualquer local e com base no princípio da Proveniência, este arquivo não deve nunca ser misturado a arquivos provenientes de outros locais, ou de outros fundos.

  • Considerei que esse jamais da letra A deixou a assertiva incorreta

  • Também chamado de Princípio do Respeito aos Fundos . Ele dispõe que os arquivos produzidos por diferentes entidades não devem se misturar, respeitando suas origens.

    Gab: D

  • Eu só queria apenas um exemplo de possibilidade de divisão desses documentos em fundos diferentes, para descartar a letra A.

  • A) jamais podem ser divididos em fundos diferentes. ERRADO

    explicação: princípio da proveniência nos diz que temos que organizar os documentos de acordo com a entidade de origem, ou seja, não posso misturar os fundos. Quando a alternativa diz que não pode dividir em fundos diferentes, significa que tudo tem que ser junto, o que fere drasticamente o princípio da proveniência

    B) são desenvolvidos por meio de uma acumulação de documentos. ERRADO

    explicação : aqui é o princípio da cumulatividade

    C) públicos não devem ser transferidos a terceiros ERRADO

    explicação em minha concepção particular, isso nem se enquadra a um princípio, mas posso estar errado. Mas isso não tem nada a ver com proveniência

    D) CORRETA

    E) devem ficar distantes do local onde foram produzidos ERRADO

    explicação aqui temos uma ideia mais de arquivo intermediário / permanente (que nos diz que os documentos nao precisam ficar exatamente próximos a nós)

  • O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar juntos a ela, sem serem misturados com documentos de outras instituições.

    a) O que o princípio diz é que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos documentos de outra instituição, e não que os arquivos não podem ser divididos em fundos. Errada. 
    b) os arquivos são acumulados naturalmente, mas esse não é o conceito do princípio da proveniência. Errada.
    c) Documentos públicos não são transferidos a terceiros, mas não esse o objetivo do princípio da proveniência. Errada.
    d) De fato, o princípio da proveniência determina que os documentos de uma instituição devem ficar juntos a ela, sem se misturarem com documentos de outras instituições. Como resultado, há um respeito quanto à origem dos documentos, pois ao protegê-los, respeita-se o seu contexto de produção, ou seja, a sua origem. Certa. 
    e) Os documentos devem ficar sob a guarda da instituição que os produziu. Segundo o Princípio da Territorialidade, os documentos devem ficar nos locais ou territórios em que foram produzidos. Errada.

    Gabarito do Professor: D
  • Gab. D

    A

     jamais podem ser divididos em fundos diferentes.  

    Indivisibilidade

    B

    são desenvolvidos por meio de uma acumulação de documentos.

    P. da Cumulatividade ou Naturalidade.

    C

    públicos não devem ser transferidos a terceiros. 

    P. da Territorialidade

    D

    produzidos por uma entidade devem respeitar sua origem.

    P. da Proveniência, Procedência ou de Respeito aos fundos, palavra-chave= origem

    E

    devem ficar distantes do local onde foram produzidos. 

    P. Pertinência Territorial

  • GAB D

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA OU DE RESPEITO AOS FUNDOS: É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas). Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta. Este princípio fixa a identidade e origem do fundo, define-se como o princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência. É universalmente aceito como a base teórica e prática da Arquivística.

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa (física ou jurídica) ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio de respeito aos fundos.

    Em sentido amplo, o Princípio da proveniência possui dois graus:

    1. Proveniência ---> Arranjo externo do fundo arquivístico
    2. Ordem Original ---> Arranjo interno do fundo arquivístico

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)