SóProvas


ID
5593126
Banca
IBADE
Órgão
ISE-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Suponha que o funcionário público Evaresnildo tenha solicitado diretamente para si, no exercício de sua função e em razão dela, vantagem indevida consistente em R$10.000,00 (dez mil reais) para elaborar um laudo de saúde que favorecia um adolescente infrator em cumprimento de medida socioeducativa de internação, sendo que o laudo possibilitaria a colocação imediata do adolescente em liberdade. Nesse caso, Evaresnildo cometeu o crime de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Código Penal. Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

  • Corrupção passiva

           Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

           Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 

    Bizú:

    Lembra da repórter correndo atrás da funcionaria fantasma, que batia o ponto e ia embora?

    Senhora, senhora, pq a Senhora bate o ponto e vai embora? Senhora pq a Senhora esta correndo, fale com a gente!

    A corrupção passiva é a velha SENHORA.

    Solicitar

    Receber

    Aceitar

  • Nos Crimes contra a Administração Pública o que ajuda bastante a responder as questões são os VERBOS.

    VERBOS: OFERECER ou PROMETER: CORRUPÇÃO ATIVA

    VERBOS: SOLICITAR, RECEBER ou ACEITAR: CORRUPÇÃO PASSIVA

    CORRUPÇÃO ATIVA ----------------> É o PARTICULAR que pratica quando tenta suborno.

    CORRUPÇÃO PASSIVA ------------> É quando o AGENTE PÚBLICO aceita o suborno.

    Se trata de CRIME FORMAL, porque basta o Particular tentar subornar que o CRIME JÁ SE CONSUMA. Não precisa necessariamente o Agente Público aceitar o suborno.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que o Código Penal dispõe sobre crimes contra a administração pública.

    A- Correta. É o que dispõe o CP em seu art. 317: “Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa”.

    B- Incorreta. O crime de violência arbitrária está previsto no art. 322 do CP: “Praticar violência, no exercício de função ou a pretexto de exercê-la: Pena - detenção, de seis meses a três anos, além da pena correspondente à violência”.

    C- Incorreta. O crime de roubo está previsto no art. 157 do CP: “ Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. (...)”.

    D- Incorreta. O crime de violação de sigilo funcional está previsto no art. 325 do CP: “Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave. (...)”.

    E- Incorreta. O crime de condescendência criminosa está previsto no art. 320 do CP: “Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Se vocês decorarem esse macete vão acertar todas as questões que envolvem corrupção passiva e ativa, é necessário decorar os verbos.

    Corrupção passiva - RSA (receber, solicitar, aceitar)

    Corrupção ativa - OP (oferecer, prometer)

  • DICA: Corrupção Passiva é a "SenhoRA" = Solicitar, Receber ou Aceitar

  • GABARITO:A

     Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

           Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.  

    >>>>>ADMITE TENTANTIVA !