-
No universo organizacional, ainda que a equipe possa ser definida como um agrupamento de pessoas, ela envolve particularidades que a distingue dos demais grupos. Sylvia Constante Vergara (2009) observa que um conjunto de pessoas trabalhando juntas é apenas um conjunto de pessoas. Para que se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas ou não. Para que exista uma equipe, é necessário que também exista um propósito, um objetivo compartilhado pelas pessoas e em prol do qual elas despendam seus esforços.
Além disso, para atuar com eficiência, os integrantes de uma equipe devem ser flexíveis, ter confiança nos companheiros e apoiar cada membro do grupo nos seus progressos em direção às metas
Gabarito:A
-
Grupo --> Conceito de soma.
Equipe --> Conceito de multiplicação.
-
GAB A
As principais diferenças entre grupo E equipe de trabalho são:
GRUPOS:
- Objetivo é trocar informações;
- Não tem sinergia;
- Responsabilidade é individual;
- Habilidades randômicas e variadas;
- Relacionamento é informal e solto.
EQUIPES:
- Objetivo é o desempenho coletivo;
- Sinergia positiva;
- Responsabilidade coletiva;
- Habilidades complementares;
- Relacionamento é coeso e firme.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os grupos e as equipes de trabalho. Neste caso, assinalemos a alternativa que remete corretamente às equipes.
As principais diferenças entre os grupos e as equipes de trabalho, segundo Chiavenato (2021, p.214, 215), são:
- O grupo de trabalho tem um forte e único líder, enquanto a equipe tem papéis compartilhados de liderança.
- O grupo de trabalho tem uma responsabilidade individualizada, enquanto a equipe tem uma responsabilidade individual e mútua.
- O propósito do grupo de trabalho é o mesmo da organização, enquanto a equipe tem um propósito específico.
- O grupo de trabalho tem produtos de trabalho individualizados, enquanto a equipe tem produtos de trabalho coletivos.
- O grupo de trabalho utiliza reuniões eficientes, enquanto a equipe encoraja reuniões abertas e constantes e direcionadas para a solução de problemas.
- O grupo de trabalho mede a eficácia de maneira indireta - como desempenho financeiro dos negócios globais -, enquanto a equipe mede desempenho de maneira direta pela avaliação dos produtos de trabalho coletivos.
- O grupo de trabalho discute, decide e delega, enquanto a equipe discute, decide e faz o trabalho real.
- As equipes envolvem relacionamentos, ou seja, conexões humanas nas quais o todo emerge como maior do que soma de suas partes. O principal segredo da equipe é que sua característica coletiva provoca um efeito sinergístico (o todo é maior do que a soma de suas partes) que não se encontra no grupo. O grupo soma, enquanto a equipe multiplica resultados.
- Os grupos dependem estreitamente de seus líderes, que têm capacidade para pressionar, coagir e manipular os seus integrantes.
- As equipes não valorizam a uniformidade ou obediência ao líder, mas a diversidade, o diálogo e a negociação para alcançar consenso e uma direção comum. Isso não se encontra nos grupos.
Dito isso, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.